Carro batido: vale a pena comprar?5 min read
Avalie esse post

Comprar um carro batido pode ser um bom negócio do ponto vista financeiro, já que o veículo pode custar até 30% mais barato. Porém, entender os riscos e condições da compra de um auto sinistrado é essencial antes de tomar sua decisão.

O mercado automobilístico é muito extenso e possibilita ao empreendedor realizar diversos negócios — o que inclui a talvez inusitada compra de carros batidos. Nessa perspectiva, preparamos este post com algumas dicas para que você entenda mais sobre a viabilidade da compra de carros batidos. Continue a leitura!

Avalie o que será renovado no carro batido

O primeiro ponto de avaliação devem ser os componentes danificados do carro batido. É preciso saber quais itens que precisam ser reformados ou trocados. Monte uma lista e escolha algumas lojas automotivas para fazer o orçamento.

É indicado pesquisar o preço dos produtos que serão consertados em mais de dois lugares. Além de identificar a praticabilidade do negócio, a distinção do preço final do orçamento pode contribuir para o seu bolso, uma vez que te fará encontrar o local mais barato.

Fique atento a parte mais importante do carro, isto é, o motor. Essa mecânica é considera o coração do veículo, pois é ela que possibilita o deslocamento do móvel. Durante o funcionamento, confira se há barulhos, alto consumo de lubrificantes e fumaça. Essas características podem comprometer o desempenho do automóvel.

Analise se há alguma restrição no documento

É importante saber a situação do carro acidentado perante a lei. Alguns automóveis são assegurados por seus antigos proprietários, o que facilita a reforma das avarias (o seguro, muitas vezes, cobre algumas reformas).

No entanto, a recuperação dos carros batidos mediante indenização da seguradora resulta no registro dos danos (o chamado sinistro). Essa realidade, consequentemente, traz malefícios para o proprietário, pois o preço do automóvel sinistrado cai em, pelo menos, 30 a 40%.

Carros sinistrados

Os carros sinistrados, geralmente, são muito mais baratos que os carros novos ou seminovos. Contudo, é necessário saber sobre alguns cuidados necessários antes de adquirir um veículo dessa categoria.

Uma vez que grande parte dos carros sinistrados são frutos de roubos, furtos ou acidentes, as seguradoras têm dificuldade em colocá-los novamente no mercado, o que faz com que esses veículos acabem sendo oferecidos em leilões. Dessa maneira, para serem regularizados, eles precisam de certificados que comprovem o estado de segurança.

Além disso, é importante ressaltar sobre os seguros de carros sinistrados, visto que é dificílimo fazer um seguro de um veículo dessa espécie. Como estes carros frequentemente não estão em perfeita conservação e, consequentemente, a chance de precisar de reparos é grande, fechar contrato acaba não sendo vantajoso para a seguradora.

Garanta uma reforma de qualidade

É relevante ter em mente que toda batida gera custos, mesmo aquelas raladas superficiais. Para quem não tem experiências com reparos automotivos, é recomendado pesquisar por comércios confiáveis para realizar essa tarefa. Sendo assim, busque uma oficina séria, responsável e que preste um serviço de qualidade.

Outro ponto importante ao avaliar o carro batido é ter em mente todos os locais danificados, uma vez que algumas partes não podem ser simplesmente desamassadas, como assoalhos, caixas de roda, colunas, longarinas, torres de amortecedor e travessas de reforço.

Pesquise o preço médio de mercado do veículo

Antes de comprar um carro batido, por fim, é necessário pesquisar o preço médio do veículo no mercado. A compra só compensará se o preço estiver abaixo do valor de mercado.

Ademais, é preciso adicionar os futuros gastos do conserto no preço do carro batido. Se a soma do custo do reparo com o preço do automóvel não superar o valor de mercado, você certamente fará uma compra efetiva.

Não tem jeito: realizar qualquer tipo de compra importante sem pesquisar anteriormente é um tiro no pé. Os carros batidos são, sim, um pouco desvalorizados, mas a análise dos temas que você encontrou neste artigo garantirá que você feche negócio sem medo, adquirindo um veículo que fará toda a diferença para seus objetivos.

E então, o que achou de nosso post? Deixe seu comentário abaixo, seja com uma dúvida ou contando sua experiência no assunto, para que mais pessoas possam entender sobre a compra de automóveis batidos!

Inscreva-se em nossa newsletter