< Volver a Carros

Como escolher uma oficina mecânica?

Escrito por Pedro Da Silva

É inevitável: por mais cuidadoso e zeloso que o condutor seja, em algum momento da vida será necessário levar o automovél a uma oficina mecânica. Apesar do seguro automotivo cobrir muitos dos gastos referentes às manutenções, como o conserto da lataria, por exemplo, é preciso ficar entanto quanto à escolha de uma boa oficina mecânica.

Usualmente, os condutores buscam recomendações de estabelecimentos por meio de familiares, conhecidos ou amigos. Mas e quando não é possível obter tais recomendações? Nesses casos, a regra é simples: basta observar alguns aspectos e seguir certas regras de análise. Confira abaixo algumas dicas de como escolher a oficina mecânica de qualidade.

1. Bom atendimento inicial

A análise da oficina começa ainda na busca pelo orçamento. Quando for solicitar uma cotação, observe o atendimento desprendido aos clientes. O atendimento telefônico é de qualidade? Os funcionários são atenciosos? É de extrema importância que um bom atendimento seja oferecido logo no início do contato. Enquanto aguarda a preparação da cotação, aproveite para analisar outros pontos como assiduidade dos funcionários, higiene do local, organização, existência de ferramentas e maquinários necessários.

2. Presença de cabines ou estufas para pintura

Para as oficinas mecânicas que prestam serviços de funilaria e pintura, a presença de uma estufa é obrigatória. Diferente da secagem dos automóveis “in natura”, que dura cerca de 2 dias, a secagem por meio de estufa dura, no máximo, 40 minutos. Além de agilizar o processo de pintura, a estufa protege a pintura de poeiras e outros resíduos.

3. Certificados de qualificação

A tecnologia atual presente nos automóveis exige certo grau de conhecimento dos funcionários. Afinal, é preciso dispor de máquinas modernas para acompanhar tal tecnologia automotiva. Para operar tais maquinários, os funcionários devem ser altamente treinados e capacitados: confira se a oficina mecânica mantém visível certificados de instituições como ASE, IQA e Cesvi Brasil, além de fabricantes de auto peças.

4. Conferência de CNPJ: estabelecimento credenciado

Oficinas mecânicas clandestinas são muito comuns no país. Muitas vezes, mecânicos mantém estabelecimentos de forma irregular, o que pode significar risco ao automóvel. Por isso, é interessante chegar a inscrição da oficina mecânica e seu CNPJ. Uma vez comprovada que a oficina mecânica encontra-se em situação legal, vá além: faça pesquisas sobre existência de processos e reclamações no Procon. Tal pesquisa pode ser realizada apenas com o número completo do CNPJ.

A empresa responsável pelo seguro do automóvel pode auxiliar na escolha de uma boa oficina mecânica: geralmente, o próprio seguro de veículo indica oficinas renomadas e reconhecidas na localidade! Utilizando estas dicas aliadas às informações cedidas pela empresa responsável pela apólice de seguro do auto, o condutor mantém o carro em perfeito estado, sempre em ordem e o melhor de tudo, sem riscos! Com Compara você encontra as melhores ofertas do mercado para seguro auto, acesse e confira!