O que considerar para escolher um suporte de bicicleta para carros?

>>>O que considerar para escolher um suporte de bicicleta para carros?
Seguro Auto

Por |2018-11-05T16:28:49+00:0028 / ago / 2018|
O que considerar para escolher um suporte de bicicleta para carros?6 min read
3.7 (73.33%) 6 votos

Ter um bom suporte de bicicleta para carros, para andar pela cidade ou pegar a estrada, é muito importante para não ter problemas com o transporte. Escolher esse acessório, no entanto, não é uma tarefa tão simples — pois ele precisa ser prático, seguro e ainda estar dentro das leis de trânsito.

Alguns pontos importantes precisam ser considerados a fim de evitar multas e problemas futuros, afinal, adquirir um acessório difícil de manusear e que não seja adequado para o seu carro faz você perder dinheiro e ter muita dor de cabeça.

Pensando nisso, neste artigo falaremos dos tipos de suporte de bicicleta para carros e como escolher o ideal para suas necessidades. Confira!

Quais são os tipos de suporte de bicicleta para carros?

O suporte de bike para carros, também chamado de transbike, pode ser encontrado em vários modelos e a instalação pode ser feita no teto do veículo ou na parte traseira. Confira os principais tipos de suporte e suas vantagens!

Suporte traseiro

Esse de suporte de bicicleta para carros é um dos mais baratos e populares. Ele é fixado na junção da lataria com o para-lama, deixando a bicicleta perpendicular ao solo. O problema desse suporte é que ele pode tampar o campo de visão do vidro traseiro, dificultando que o motorista realize manobras com o carro. Além disso, a maioria deles cobre a placa e as luzes de sinalização do veículo.

Pensando em praticidade, o suporte traseiro é uma boa opção, pois é mais fácil de manipular a bike, já que ela fica em uma altura favorável.

Suporte de teto

O suporte de bike para carros de teto é ideal para carros com quatro portas. O equipamento é instalado no teto do veículo e pode carregar uma série de bicicletas. A vantagem dele é que, além do campo de visão do motorista ficar livre, as placas e as luzes de sinalização também não são bloqueadas.

Por ficar na parte superior do veículo, ele não interfere na abertura do porta-malas e é mais seguro em caso de uma colisão traseira. É preciso, no entanto, ficar atento onde se passa, porque dependendo da altura, é possível atingir árvores ou até mesmo a garagem ao entrar em casa.

Suporte de engate

O suportes de bicicleta para carro é fixado apenas na bola de engate do carro.  Mas, muito cuidado, assim como o suporte traseiro, este também pode impossibilitar a visão da placa e das luzes de sinalização, que é considerado infração de trânsito. Alguns modelos vêm com um espaço para inclusão de uma placa extra, deixando-a totalmente visível. Para isso, é preciso ir ao Detran para habilitar o uso.

Outros modelos permitem o engate de uma base fixa em que as bicicletas se apoiam como se estivessem no chão. Esse tipo vem com luzes de sinalização e não impede a abertura do porta-malas, no entanto, custa um pouco mais caro que os demais.

Como escolher o suporte de bicicleta para carros ideal?

Para escolher o melhor suporte de bicicleta para carros é preciso considerar alguns pontos, por exemplo:

  • suas necessidades — quantas bicicletas serão transportadas? Esse detalhe é importante para definir o melhor suporte;
  • placa do carro — nos suportes traseiros, como vimos, a placa do carro não fica 100% visível. Por isso, é interessante mandar fazer uma placa extra para evitar ser multado durante o trajeto;
  • sinalização — se ela não estiver visível também pode acarretar multas.

O suporte de teto é um dos mais seguros, porque não impede o campo de visão e nem interfere na abertura do porta-malas. No entanto, para guardar o carro é preciso se lembrar de retirar a bicicleta. Os demais, tanto o traseiro quanto o de engate, são mais práticos, principalmente dentro da cidade.

Quais são as normas para transportar a bike?

Independentemente do modelo do suporte de bicicleta para carros, é preciso cuidar para não infringir alguma lei de trânsito e, claro, verificar se o suporte está bem fixado à estrutura do veículo e com os dispositivos adequados.

Segundo as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o suporte de bike para carros deve ser bem fixado e sua instalação não pode comprometer a visibilidade do motorista. O peso da bicicleta e do suporte também não pode ser maior que o limite de carga do automóvel.

Por exemplo, se a bike se soltar do suporte e for arrastada em uma via o motorista pode ser multado em R$ 293,47 reais e perder 7 pontos na CNH (artigo 231, II), multa gravíssima. Já se o suporte de bicicleta ocasionar um excesso de peso a multa é de R$ 130,16, infração média com perda de 4 pontos na carteira.

É preciso atentar às leis de trânsito e complementar com o suporte para a placa e luzes de sinalização. Lembre-se, também, que a bicicleta e o suporte não podem ultrapassar as dimensões do carro, cobrir a placa, o farol ou a visibilidade do motorista.

O que achou do nosso post? Siga nossas páginas no Facebook, LinkedIn e Twitter para não perder nossas novidades!

  • 10% de Desconto
  • no seguro Travel Ace
Cotar seguro
  • Encontre o melhor seguro para a sua próxima viagem!
Ver Ofertas
  • 30% de desconto
  • com Assist Card
Cotar seguro
  • Compare preços e coberturas das maiores seguradoras.
Ver ofertas
Inscreva-se em nossa newsletter

Talvez você também goste