< Volver a Carros

Como transportar bicicletas no carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Um automóvel oferece conforto e praticidade, e se contar com um bom seguro de carro, também nos permite trafegar com tranquilidade no dia a dia. Mas cada vez mais pessoas estão adotando a bicicleta como meio de transporte. Além de ser muito prazeroso, também faz bem para a saúde, sendo um exercício que movimenta bastante os músculos do corpo e melhora a circulação.

Quem mora perto de parques, praias ou outras paisagens naturais, ou quem quer viajar e levar a bike junto, precisa saber como transportá-la com segurança, para evitar multas e até a possível retenção do veículo.

É possível levar a bicicleta em cima do carro ou na parte de trás. Bikes menores e dobráveis também podem ser levadas no porta-malas ou dentro do carro, mas essa maneira de transportá-las é mais rara, apesar de ser a mais segura.

Os suportes no teto do carro devem ser instalados apenas em carros com quatro portas, e a bike é colocada em pé. Mais simples é a instalação de um suporte na parte traseira do automóvel, sendo alguns modelos capazes de levar até três bikes de uma vez. As únicas desvantagens desse método é que o acesso ao porta-malas fica restrito, e, ao subir rampas, há o risco da bicicleta roçar o asfalto.

A desvantagem no caso de levar a magrela no teto do veículo é clara: é preciso avaliar se a altura de pontes, garagens e locais com teto rebaixado, como chancelas de estacionamento, é compatível. A altura máxima de um veículo, com ou sem carga, também não deve ultrapassar os 4,4 metros.

Ao levar sua bike para trilhas e passeios, sempre embale-a em plástico-bolha ou outro material protetor. Lembre-se de que o seguro do auto não vai cobrir danos à sua magrela. Transportar a bicicleta de maneira inadequada pode render multa e retenção do veículo. Portanto, verifique se elas estão bem instaladas. Bicicletas transportadas em um suporte na parte de trás no carro não podem ultrapassar a largura do veículo, atrapalhar a visibilidade do motorista, nem das luzes do freio e pisca-alerta. A placa também deve ficar visível.

Agora que você já sabe como transportar sua bike da maneira correta, aproveite também para pesquisar ofertas de seguro do automóvel com Compara. Faça uma cotação gratuita hoje mesmo.