< Volver a Carros

É permitido transitar com o carro sem placa?

Veja por quanto tempo é permitido rodar com um carro sem placa e se é possível fazer o seguro antes de emplacar.

Escrito por Pedro Da Silva

Por quanto tempo é permitido rodar com um carro sem placa? É possível fazer o seguro de carro zero Km antes do emplacamento? Estas são algumas dúvidas comuns que você poderá esclarecer a partir de agora.

Transitar sem a placa é até uma situação compreensível, quando o veículo zero Km acabou de sair da concessionária. Os trâmites que envolvem o emplacamento costumam demorar alguns dias, por conta disso, este tipo de situação é prevista no Código de Trânsito. Porém, você precisa ficar atento aos prazos e às regras, já que o veículo sem identificação pode rodar em vias públicas por um período determinado e em situações específicas.

Qual o prazo regular que um veículo pode trafegar somente com nota fiscal de compra? A lei estabelece prazo de emplacamento do veículo zero de 15 dias contados a partir da emissão da Nota Fiscal de compra. Durante este período, do carro sem placa a Nota Fiscal deve permanecer em posse do motorista, para o caso de passar por alguma fiscalização de trânsito.

Durante o período de quarentena, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), liberou a circulação de veículos zero sem placa, por tempo indeterminado.

Posso ser multado se andar sem placa?

Como mencionado, o prazo de emplacamento do veículo zero é de 15 dias contados a partir da emissão da Nota Fiscal. Segundo o Contran, durante esse período, o carro zero só poderia circular entre o local onde foi comprado até o local do emplacamento. Desta forma, se o veículo for parado em circulação fora dessa condição, poderá ser apreendido.

Decorrido este prazo de emplacamento do veículo zero, o condutor pode ser multado em R$ 293,47, multa gravíssima, amargar 7 pontos na carteira de habilitação e ainda ter seu veículo rebocado.

Quer saber quanto tempo demora para emplacar um carro zero e como funciona? Leia o nosso passo a passo Meu carro novo: como emplacar o carro sem contratar um despachante

Leia também: Novo sistema de placas no Brasil: como funciona?

É importante reforçar que se o veículo não for zero quilômetro, é expressamente proibida a sua circulação sem a placa de identificação.

Carro sem placa pode pegar estrada?

Outra dúvida muito comum de quem acaba de comprar um carro zero e ainda não emplacou o veículo, é se é permitido transitar nas rodovias sem a placa. Bem, se você comprou o carro em uma cidade e reside em outra, você pode transitar entre elas com o carro sem placa. Desde que possua a nota fiscal, respeite o prazo de 15 e consiga comprovar que esta viajando com o carro no intuito de emplacá-lo. Esta é uma situação um pouco mais específica.

Placa perdida ou furtada: o que fazer?

Se a placa do veículo for perdida por conta de um acidente, ou caso tenha sido furtada, enquanto o veículo estava estacionado, saiba que o procedimento correto é chamar o guincho. Rodar sem placa nestas situações gera multa e apreensão do veículo. Placa irregular ou danificada também é sinônimo de multa, no valor R$ 130,16, infração média.

>>> Confira os novos valores das multas de trânsito mais comuns

É possível fazer o seguro do auto sem a placa?

Muitos consumidores acreditam que, pelo fato do veículo ainda não estar regularizado, perante o Detran, fica impossível  contratar o seguro. Porém, em se tratando de carros zero Km, este processo se torna mais rápido para as seguradoras, já que a Nota Fiscal contém as informações essenciais (chassis e procedência do veículo) para abertura do contrato. Quando a placa fica pronta, basta emitir um endosso na apólice vigente.

Com o seguro do automóvel devidamente contratado, o proprietário pode sentir-se tranquilo caso ocorra qualquer sinistro durante os 15 dias em que o carro estiver sem placas.

Encontre as melhores ofertas de seguro de carro por um preço justo. Faça uma cotação de seguro auto gratuita e 100% online, com resultados na sua tela.

Ver ofertas

Sendo carro novo ou usado, as vantagens de contar com um seguro auto são sempre compensadoras, gerando tranquilidade quanto ao investimento no patrimônio, apoio em qualquer situação e serviços terceirizados de alta qualidade.