< Volver a Carros

4 cuidados para dirigir com porta-malas cheio

Escrito por Pedro Da Silva

Quem viaja muito de carro com a família já está acostumado com os cuidados que deve tomar antes de pegar a estrada, e certamente verifica a parte mecânica, a calibragem dos pneus, etc. Confere se o seguro do automóvel e toda a documentação estão em dia, põe a bagagem no porta-malas e sai para descansar.

Alguma vez você parou para pensar no quanto um porta-malas cheio pode interferir na sua viagem? E nos trajetos do dia a dia pela cidade você dá a devida importância à essa parte do carro que às vezes funciona como nosso “armário ambulante”?

Muitos automóveis vêm da fábrica com triângulo, chave de roda e estepe alojados no porta-malas, por isso, você deve mantê-los sempre presos no espaço designado a eles. A caixa de ferramentas, quando é um item de série, também fica no porta-malas e tem que ficar presa no lugar certo. Isso porque se esses e outros objetos que você carrega com frequência estiverem soltos, quando o carro passar por buracos e lombadas vão ser jogados para todos os lados causando problemas para o sistema de freios e rodas, ao longo do tempo.

Quando o carro está mais pesado do que de costume você precisa de mais cuidados ao dirigir. O tempo de frenagem é menor e a distância de parada é diferente. As manobras rápidas são mais difíceis de fazer e o automóvel vai consumir mais combustível. Pode haver inclinação da carroceria, perda de aceleração e se você notar que tem que pisar fundo no freio para parar, é sinal de que precisa trocar o fluído do freio. Percebendo qualquer alteração ou barulho diferente, pare e acione o seguro do auto para ter socorro.

 

Confira 4 dicas simples para arrumar o porta-malas e evitar problemas:

1- Coloque a bagagem mais pesada no centro do porta-malas, assim o equilíbrio do carro se mantém, pois o peso fica distribuído entre os eixos.

2- Carros modelo hatch geralmente têm porta-malas menores. Para ampliar o espaço, tire o tampão que separa o porta-malas do banco traseiro para acomodar melhor a bagagem, desde que não atrapalhe a visão do retrovisor interno. Evite colocar coisas soltas e muito altas sobre o suporte do tampão.

3- Siga as recomendações específicas de fábrica do seu carro quanto à capacidade de carga. O excesso de peso pode causar problemas nas rodas, nos pneus e até no motor.

4- Não use todo o espaço do porta-malas. Deixe um espaço para as lembrancinhas e objetos que você comprar durante a viagem.

Seguindo as recomendações do fabricante do automóvel você conserva seu bem por muito mais tempo. Dirigindo com cuidado e obedecendo as leis de trânsito você evita acidentes e não é multado, o que é vantagem na renovação do seguro de carro, e viaja sossegado.