< Volver a Carros

Conheça o SafeCap: boné inteligente que promete manter os motoristas acordados

Escrito por Larissa Ferreira

Quem dirige sabe que o sono é um dos maiores inimigos do volante. E foi pensando nisso, que a Ford Brasil criou o “SafeCap”, um boné inteligente que promete manter os motoristas acordados.

sono ao volante

Na correria do dia a dia a gente sabe que uma noite bem dormida é privilégio de poucos motoristas. Um estudo realizado pela revista Science Advances revelou que os brasileiros estão entre os que menos dormem no mundo.

As poucas horas de descanso somadas ao cansaço tem consequências diretas no uso do volante. Cochilar no trânsito pode ser fatal. A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) constatou que dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto sob efeito de álcool. Segundo um levantamento do instituto cerca de 20% dos acidentes de trânsito estão relacionados com o sono.

Foi buscando uma forma de reverter esse quadro, que a Ford Brasil criou o “SafeCap”, uma espécie de boné inteligente. A inovação tecnológica interpreta os movimentos da cabeça do condutor através de sensores e avisa ao detectar sinais de sonolência, emitindo três tipos de alerta: luzes, vibração e som.

Para criar o boné inteligente a Ford Brasil estudou a rotina de trabalho de caminhoneiros para identificar quais movimentos são relacionados ao sono. Ao todo foram 8 meses de testes com motoristas selecionados e cinco mil quilômetros percorridos. Especialistas do sono e de segurança no trânsito também acompanharam a fase de testes. 

O “SafeCap” da Ford ainda está em produção e não tem previsão de lançamento no Brasil.

A melhor proteção contra acidentes: um seguro!

Depois de ler o nosso post você já sabe do perigo que é o sono ao volante. Mas, para sua proteção é sempre bom contar com um bom seguro auto. Com ele você não só evita dores de cabeça contra sinistros graves (e casos de perda total) como fica igualmente protegido de acidentes contra terceiros, roubos e furtos. Cote agora seu seguro auto com gente e encontre o melhor preço!