Ruídos no carro: quais são e como identificá-los?

>>>Ruídos no carro: quais são e como identificá-los?
Seguro Auto

Por |2018-09-18T12:47:29+00:004 / abr / 2018|
Ruídos no carro: quais são e como identificá-los?4 min read
Avalie esse post

Neste artigo, vamos falar de uma preocupação na vida de muitos motoristas: os ruídos no carro. Saiba quais fatores podem ocasionar este problema e e como identificá-los apenas ouvindo o seu veículo!

Sabe quando você se programa para passear com a família e, durante o percurso, começa a ouvir barulhos que indicam algo de errado em seu carro? Isso pode ser desde uma coisa muito simples até complicações que poderão sair bem caras!

Ruídos no carro ao acionar os freios

Um ruído no carro muito comum e que incomoda bastante é o barulho produzido pela pastilha de freio desgastada. Algumas pessoas se confundem ao dizer que o som é proveniente de areia ou pedras que entraram no espaço do disco.

Fique atento, pois esse sinal indica que sua capacidade de frenagem foi comprometida e as pastilhas devem ser trocadas o quanto antes. A demora nessa substituição pode danificar o disco de freio e seu gasto será ainda maior.

Barulho nos amortecedores

Muita atenção quando os amortecedores começarem a dar sinal de problemas! A folga na sua fixação pode ser ouvida quando esterçamos ou passamos por buracos, depressões ou lombadas.

A bieleta, que faz parte do sistema de suspensão dianteira, quando está com folga, também apresenta ruídos no carro. Caso seu veículo apresente trepidações no volante, procure uma oficina de sua confiança antes que o carro fique sem estabilidade e aconteça o pior.

Ruídos no carro causados pelo coxim do motor quebrado

O motor é apoiado por três ou quatro coxins, dependendo do modelo do carro. Esse apoio, quando danificado, tente a bater causando ruídos no carro. O barulho é grave e pode ser confundido com problemas na suspensão.

Para verificar visualmente esse problema, basta ligar o carro, acionar o freio estacionário engatando a primeira marcha e tentando movimentar levemente o veículo. Com isso, o motor tende a declinar para o lado em que não está devidamente afixado. Faça o mesmo procedimento com a marcha engatada para ré.

Barulho no rolamento das rodas

Este, sim, é um ruído no carro que incomoda muito, dependendo de seu grau de desgaste e, por vezes, é negligenciado pelo motorista. Quando a vida útil do rolamento das rodas começa a dar sinal de que é necessária a substituição, procure um mecânico de sua confiança para realizar o serviço.

Os rolamentos danificados podem travar as rodas durante o percurso, causando acidentes. Para identificar o chamado “ronco dos rolamentos”, basta elevar o veículo, em uma oficina, de forma que as rodas fiquem soltas; gire a roda manualmente e coloque as mãos sobre o eixo para sentir a vibração causada pelo ronco, caso já não esteja ouvindo.

Outros fatores importantes ao perceber ruídos no carro

Alguns ruídos no carro podem ser diagnosticados apenas por profissionais mecânicos, tais como o ocasionado pela falta de lubrificação na caixa de direção hidráulica, pela perda da tensão na correia dentada, por pontos de solda que estejam soltos na lataria etc.

Quando o barulho vem do funcionamento do motor, pare! Procure logo uma oficina e verifique se não estão batendo válvula ou componentes da transmissão. O diagnóstico rápido poderá salvar o coração de seu veículo evitando gastos desnecessários devido à manutenção forçada.

Agora, com mais informações sobre os ruídos no carro, nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no mundo automobilístico entre outros assuntos! Estamos no Facebook, Linkedin e Twitter.

Inscreva-se em nossa newsletter

Talvez você também goste