< Volver a Carros

Você escuta seu carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Dificilmente um carro dá problema sem ter apresentado algum sintoma. O que acontece, geralmente, é que esses sintomas não são percebidos pelo proprietário. Ruídos, luzes se acendendo, pedal com algo de estranho… tudo pode representar um sinal de que o carro está com algum problema e precisa passar por manutenção. Dependendo do caso, é possível que o seguro do automóvel cubra o ocorrido. Conheça quais são os problemas mais comuns e como saber o que o automóvel está querendo “dizer”.

Luz do óleo acesa

Esse sinal é um dos mais sérios e preocupantes. Se a luz do óleo ficar acesa, significa que o motor pode ter problemas na bomba do óleo. Ao perceber a luz acesa, aguarde cinco minutos e puxe a vareta do óleo. Se não houver óleo algum, a luz acendeu pela falta dele e o problema será solucionado de maneira simples. No caso de vazamento, é necessário levar para a oficina, que costuma resolver o problema de forma simples. Em alguns casos, o seguro de carro pode cobrir o ocorrido, dependendo do plano adquirido e do motivo do problema.

Se for indicado que o óleo está no nível segundo a vareta, é necessário levar o carro ao mecânico para que ele se certifique que a peça que fica no fundo do motor e distribui o óleo não está entupida. Nesse caso, será necessário fazer uma limpeza. Mas se essa peça, o pescador, não for o problema, o mais comum é precisar substituir a bomba de óleo, o que significa um gasto maior.

Freio tremendo ou assoviando

Se o freio está fazendo um barulho estranho, significa que as suas pastilhas estão com problema, geralmente por desgaste, e precisam ser substituídas. Se as pastilhas do automóvel forem de má qualidade, também pode haver ruídos. Nesse caso, a solução é trocar as pastilhas por outras de maior qualidade. Já se o pedal do freio está tremendo, o mais provável é que os discos estejam empenados. Para solucionar o caso, é comum ter que substituir o par de discos e, em alguns casos, as pastilhas. Verifique se o seu seguro do auto cobre o caso.

Carro puxando para o lado

A falta de alinhamento ocasiona no comum problema do carro que “puxa” para um dos lados, ao andar em linha reta. A primeira coisa que deve ser feita é checar a calibragem dos pneus, que geralmente resolve o problema. Caso continue, é necessário levar para um mecânico corrigir o problema.

Volante trepidando

Se o volante trepida enquanto dirige, você deve checar se os pneus estão desgastados ou com algum tipo de deformação. Caso não estejam, é comum que o problema seja nos discos de freios, que pode estar empenado. Se isso acontece enquanto se dirige em alta velocidade, pode ser necessário fazer o balanceamento das rodas.
É importante estar sempre atento aos sinais que o carro emite, pois mais simples que possam parecer. E para que tudo seja solucionado com o máximo de conforto, possuir seguro de veículo é a melhor opção, já que em alguns casos ele pode cobrir os problemas. Compara te ajuda a fazer uma compra inteligente, acesse e confira!