O que significa os ruídos emitidos pelo sistema de freios?

>>>O que significa os ruídos emitidos pelo sistema de freios?
Seguro Auto

Por |2014-06-29T12:00:46+00:0029 / jun / 2014|
O que significa os ruídos emitidos pelo sistema de freios?2 min read
Avalie esse post

A inspeção veicular oferecida pelo seguro do automóvel serve para verificar peças que podem estar com problemas e para deixar seu automóvel em perfeito funcionamento. Mesmo assim, é comum que os freios comecem a fazer barulho repentinamente. Nestes casos, é fundamental que você leve o carro para um mecânico de confiança.

O seguro do auto sempre oferece uma lista de oficinas credenciadas para visitar em casos de inconvenientes, por isso indica-se optar pela mais próxima oficina autorizada – se o problema é nos freios, melhor não dar muitas voltas pela cidade! – para regularizar o problema. A maior causa desse tipo de barulho são as pastilhas, mas também há outros fatores. Saiba um pouco mais sobre seu sistema de freios:

Principais fatores

Entre os fatores que fazem com que seu carro faça barulho como de um freio de ônibus antigo estão: flutuação da pastilha na pinça de freio, pastilha com material duro ou contato não-regular da pastilha com o disco. O desgaste das lonas e pastilhas também são uma comum causa de ruídos estranhos. Para resolver esse problema rapidamente, você simplesmente precisa substituir as peças defeituosas.

Até mesmo o disco de freio pode ser responsável pelo preocupante e irritante barulho. Ele é fixado à roda do veículo e tem função diminuir o movimento do conjunto ao entrar em contato com as pastilhas. Se esse disco estiver com defeito, com superfície irregular, surge o ruído.

Outras causas

Outro comum fator que pode ser responsável pelos ruídos emitidos pelo sistema de freios é o acúmulo de sujeiras trazidas por dias chuvosos. Nesse caso, é imprescindível contatar um mecânico para que seja feita uma limpeza correta ou, caso for necessário, as peças sejam trocadas.

Muitas das vezes, entretanto, esses sons durante o freio não significam problemas. Há materiais em sua fabricação que podem ocasionar o barulho e com o seu uso contínuo ele tende a sumir. Por via das dúvidas, é importante fazer uma revisão no sistema completo a cada 10 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano para que o automóvel permaneça seguro.

Um motorista responsável sabe: é fundamental sempre ter atenção aos sinais e sons que o carro emite. E caso esses sons signifiquem algo que comprometa a segurança, é essencial possuir um seguro de veículo para cobrir-se em qualquer eventualidade desagradável.

Como acontece com qualquer componente mecânico, o sistema de freios também pode falhar. Nestes casos, vale a máxima “é melhor prevenir do que remediar”. Logo, a atitude mais responsável seria adquirir um bom seguro para seu veículo. No ComparaOnline você encontra as melhores opções ainda e tem a facilidade de optar pelo plano mais adequado ao seu perfil. Uma vez que esteja tudo ok, resta aproveitar os benefícios de estar seguro e protegido.

Inscreva-se em nossa newsletter

Talvez você também goste