< Volver a Carros

Como vender um carro com dívidas?

Escrito por Pedro Da Silva

Você precisa vender o seu veículo, mas ainda não terminou de pagá-lo ou está com IPVA e multas em atraso? A gente te explica como vender um carro com dívidas. Confira!

Carros com dívidas no financiamento

Se o seu carro ainda não está quitado o primeiro passo é conhecer exatamente qual o valor total da sua dívida e para isto você deve procurar o seu gerente de banco ou a concessionária que o financiou. Descubra também o valor para o pagamento à vista, que será a opção mais vantajosa para o pagamento.

Outra opção na hora de vender um carro com dívidas é repassar o financiamento para o comprador. A transferência da dívida funciona da seguinte maneira: o atual dono do carro e o novo comprador devem ir juntos ao banco ou concessionária responsável pelo financiamento do veículo e pedir o repasse do financiamento. O banco fará uma análise de risco do comprador como já explicamos aqui no blog no post: O que é score e para que serve para verificar se ele pode assumir a dívida do carro.

Fique atento! É muito provável que te ofereçam a opção do novo proprietário assumir as dívidas do carro por meio de um contrato de boca ou de gaveta, onde você vende o seu carro – recebe o dinheiro – e o novo dono passa a assumir a dívida do veículo pagando o seu financiamento. Por mais idônea que seja a concessionária ou a pessoa que te propuser esta opção de transferência de dívida, saiba que ela não tem valor legal nenhum, mesmo que seja firmado um contrato em cartório, e para o banco o carro continuará no seu nome. Neste caso, você ainda corre o risco de terminar com uma dívida muito maior do que a inicial, se o comprador do veículo deixar de pagar as prestações.

O seu financiamento do carro não pode ser repassado para uma pessoa escolhida por você e sim para alguém aprovado pelo banco/ concessionária.

Como renegociar o financiamento do carro?

Qual a melhor maneira de financiar um carro?

Carros com dívidas na documentação

Se você tem um carro com dívidas na documentação deve verificar no Detran da sua cidade consegue a situação atual do carro: valor das multas, IPVA, licenciamento e DPVAT atrasados. Se tiver contas em aberto você decide se irá pagar antes de colocar o carro a venda ou se vai passar as dívidas do carro para o próximo dono. Saiba que optando pela segunda opção, o valor total das dívidas será abatido do valor do carro, afinal estas responsabilidades são suas enquanto dono do carro.

 

Como vender um carro com dívidas

Temos um post bastante detalhado com várias dicas para não perder dinheiro na hora de vender seu carro usado. Entendemos que nessa situação você não quer se livrar do carro, mas precisa ficar livre da dívida e por isso quanto mais rentável for a venda do seu carro usado, melhor será para você. Por isso, comece a tentativa de venda pelos sites e priorize os pagamentos à vista. Colocar o carro à venda na concessionária deve ser a sua última opção, já que tendo ela como intermediária certamente o valor que você irá receber será bem menor.

Ao anunciar o seu carro, não deixe de informar que ele possui um financiamento e o seu desejo de que o comprador possa assumir a dívida ou pagar o valor à vista. Essa é a melhor das opções, pois você quita a sua dívida e a pessoa recebe um carro também sem nenhum débito. Omitir essas informações somente fará com que você e outras pessoas percam tempo.

Leia também:

Comprar ou Vender um carro usado – Tudo o que você precisa saber

Como vender um carro batido?

Se as dicas de como vender um carro usado com dívidas foram úteis para você, não deixe de compartilhar com os seus amigos e se você tem alguma dica sobre o assunto, deixe nos comentários.