< Volver a Carros

Dicas para não perder dinheiro na hora de vender seu carro usado

Escrito por Pedro Da Silva

É certo de que a partir do momento em que um automóvel sai da loja, inicia-se o seu processo de desvalorização. Tal condição dificulta a vida de quem pensa em revender o carro no futuro. Grande parte dos condutores tem em mente de que irá perder dinheiro nesta negociação – o que de fato é verdade. É impossível vender um carro pelo mesmo preço o qual foi adquirido no passado.

Poucos sabem, mas existem fatores que elevam a desvalorização do veículo neste processo de revenda. Entretanto, sabendo analisar tais itens, é possível reduzir a perda de dinheiro, ou até mesmo eliminar esta possibilidade. Confira algumas dicas de como revender seu veículo seminovo ou usado com segurança, fechando bons negócios.

Fatores que desvalorizam os veículos seminovos e usados:

1. Para que as porcentagens de valorização sejam baixas, é imprescindível que o veículo se encontre em bom estado de conservação. Quanto mais desgastado, menor será o valor obtido na venda.

2. Muitos proprietários acreditam que possíveis reparos e reformas elevam o valor do usado. Não é verdade! Segundo especialistas, os valores investidos em manutenção e reformas nunca será recuperado em uma venda. É recomendado ainda que o proprietário não invista mais do que 5% do valor do automóvel em reformas.

3. Apesar de comuns, as modificações na estrutura original dos veículos desvalorizam ainda mais os modelos, no ato da revenda. Trocar uma roda, um para-choque, rebaixar a suspensão ou realizar qualquer alteração de cunho estético pode prejudicar o processo de venda.

4. A cor do veículo também tem um peso satisfatório da desvalorização do bem. Usualmente, carros nas cores preto e prata são vendidos com mais facilidade. Já veículos em cores personalizadas ou chamativas, como verde, amarelo e azul são mais difíceis de negociar.

Vendendo veículos seminovos em revendas autorizadas

Definir para quem o carro será vendido é uma dica importante para reduzir a perda de dinheiro. É interessante saber que a venda de usados em seminovos em revendas autorizadas tende a reduzir o valor dos veículos. Em lojas, as porcentagens de desvalorização giram em torno de 30%, comparando-se ao valor da tabela FIPE.

Entretanto, vale frisar que tal porcentagem é praticada em automóveis seminovos. Caso o veículo possua mais de três anos de fabricação, a venda direta na loja é um bom negócio: neste caso, a porcentagem de desvalorização cai para 15%.

Vendendo veículos seminovos e usados para pessoa física

Já quem pretende revender seu carro para consumidores diretos, sem intermédio de lojas, uma boa dica é apostas nos classificados eletrônicos da internet. A rede disponibiliza bons e renomados sites de classificados, onde é possível encontrar um grande número de pessoas interessados em, de fato, comprar um carro.

Para os que temem pela segurança, realmente é preciso ter cautela: apesar de os sites mais conhecidos oferecem ambientes seguros para negociações e troca de informações, é recomendado estar atento à todas as regras do ambiente antes de se cadastrar!

Dica: quando pensar em vender seu carro seminovo ou usado, lembre-se de cancelar o seguro automotivo. Ao contrário do que muitos proprietários pensam, a venda do automóvel não cancela automaticamente o seguro do automóvel. Por isso, antes de fechar a venda é preciso entrar em contato com a empresa responsável pelo seguro de carro e solicitar o cancelamento. O novo dono deverá, após a compra e caso deseje, fazer a contratação de uma nova apólice de seguro de veículo!