< Volver a Carros

Comprar ou Vender um carro usado – Tudo o que você precisa saber

Escrito por Pedro Da Silva

Estamos vivendo um período de recessão econômica no país e que reflete diretamente nos nossos hábitos de consumo. Prova disso é o resultado de um levantamento apresentado pelo site da Revista Exame em que pela primeira vez desde 2011 o número de financiamentos de carros usados foi maior que o de carros zeros.

Se você está entre as pessoas que vão engordar estes números, ou seja, que pretendem comprar ou vender um carro usado, vamos te ajudar com informações essenciais para que você faça um bom negócio. Este post está dedicado a quem vai vender; para quem pretende comprar um carro usado, clique aqui.

Antes de começar a venda:

É importante conhecer como o mercado está avaliando o seu carro. Comece esta pesquisa pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Ela é uma tabela nacional que serve como parâmetro para determinar os preços dos carros. Ela é muito importante, mas nao é uma norma pois os valores irão variar em cada região do país e também de acordo com a conservação do seu carro.

Conhecido o valor de referência atual, você encontra 4 principais formas de vender um veículo:

vender carro usado

Feiras: funcionam como uma feira normal onde você leva o carro e o expõe com um valor de venda determinado por você, que pode seguir a tabela FIPE ou pedir um pouco mais ou menos. Espere por todo tipo de proposta, desde trocas por outras coisas que não carros, até boas ofertas. Esta é certamente a opção que mais exige paciência e persistência, mas geralmente a mais vantajosa;

Em lojas que vendam seminovos e usados: diferente da opção acima, aqui são elas que fazem a oferta de preço e cabe a você aceitar ou não. A grande vantagem é a facilidade e agilidade na venda, algo bom para quem precisa do dinheiro rápido;

Troca: é quando você dá o seu carro como parte do pagamento de um novo 0 Km. Em termos de lucratividade esta é a segunda melhor pois como você estará levando um carro da loja,  geralmente te oferecerão uma boa proposta na compra do seu carro ou um desconto em um novo.

Internet: há uma infinidade de sites na internet que fazem a divulgação de carros usados. Alguns exemplos são  o Vrum,  WebMotors e o OLX, mas vale pesquisar também por sites da sua região. Este serviço pode ser pago ou não. Para usá-los basta fazer um cadastro e inserir as informações do carro, fotos e seus contatos. Esta forma, assim como as feiras, geralmente podem demorar um pouco mais porém são mais vantajosas.

Prepare o seu carro:

Antes de sair de casa para mostrar o seu carro para qualquer pessoa, capriche na limpeza, passe uma cera e se coloque no lugar de quem está tendo contato pela primeira vez com ele. Você está em busca de um comprador, então não meça esforços para que o seu retorno seja o maior possível.

Independente de como seja a forma de venda, a recomendação da Compara é que você acompanhe o processo de tranferência até o final para ter certeza de que o carro não está mais em seu nome. Isto é para a sua segurança pois imagine ter que arcar com multas e até processos administrativos que não foram ocasionados por você?!

O que fazer com o seguro do carro?

seguro carro usado

Outra atitude que você precisa tomar é comunicar a venda ao corretor do seguro do carro. Caso esteja trocando de veículo, sua apólice pode continuar vigente mediante uma nova avaliação e cálculo do prêmio. Se optar por ficar um tempo sem carro você deverá pedir o cancelamento do seu seguro. Aqui você pode saber como fazer esse cancelamento.

Uma dúvida bastante frequente é a possibilidade de passar o seguro do carro – inclusive o pagamento do prêmio  –  para quem o está comprando e a resposta é não. Esta opção não é possível pois o seguro do carro é feito com base na combinação dos perfis do veículo e do proprietário. Se quiser entender um pouco mais sobre isto, leia o post explicando o que é o prêmio do seguro.

*Se quiser dicas para comprar um carro usado, não esqueça de clicar aqui.