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Gestão de carreira: 4 dicas para ter sucesso na sua profissão

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Aquela famosa frase “se você não sabe para onde vai, então qualquer lugar serve” é muito real para quem não faz gestão de carreira. O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo — logo, mais exigente — e, para não ficar para trás ou perder o brilho dentro da empresa, é fundamental que os profissionais deem atenção as suas carreiras.

Achar que “qualquer lugar serve” é uma boa desculpa, ou uma imensa falta de interesse em sua própria vida profissional — e não pode ser o lema de quem possui um objetivo. Muitos profissionais medianos, sem brilho, podem achar essa frase perfeita, pois estão acomodados e acostumados com a mesmice de seus trabalhos.

Por que você deve investir na gestão de carreira?

Uma carreira de sucesso vai além de um salário satisfatório e reconhecimento. O sucesso inclui o delicado equilíbrio entre a satisfação da vida pessoal, profissional e a segurança financeira. Mas, para que isso aconteça, o profissional precisa ser a protagonista de sua carreira, pois a cada dia fica mais difícil mantê-la duradoura.

Pensando nisso, e para ajudar você a fazer seu próprio caminho de sucesso, preparamos 4 dicas para facilitar a gestão de sua carreira. Acompanhe!

1. Promova o autoconhecimento

Colocamos como primeira dica de gestão de carreira o autoconhecimento, pois é de extrema importância que o profissional se conheça para poder identificar seus pontos fortes e fracos e, com isso, consiga definir o que precisa ser aprimorado e trabalhado nele mesmo.

O autoconhecimento também permitirá que você não tenha dúvidas do caminho a trilhar, com a certeza do que o motiva, ou não, na carreira escolhida. Outra coisa importante é perceber se está pronto para mudar o que for necessário, quando for necessário.

2. Desenvolva uma estratégia

Para uma melhor gestão de carreira será necessário definir metas para curto, médio e longo prazo. Com uma estratégia definida do que fazer para alcançar cada uma das etapas, será mais fácil saber por onde começar e se planejar para isso.

Algumas pessoas conseguem formar suas estratégias mesmo antes de ingressarem em faculdades, mas, caso você já tenha se graduado, ainda há tempo de se programar. Analise sua atual situação desde o ponto em que está até onde quer chegar e não deixe de formar um plano B para cada passo programado.

3. Invista em especializações

Profissionais desatualizados têm menos chances de conseguir sucesso e estabilidade do que aqueles que investem e se preocupam em realizar especializações, cursos, reciclagens — enfim, aqueles que realmente se dedicam às suas carreiras.

A gestão de carreira não depende da empresa em que você trabalha. Cabe a cada profissional gerenciar o andamento de suas estratégias para alcançar os objetivos. Não espere ser cobrado para iniciar ou continuar suas capacitações: o futuro de sua carreira profissional depende de você!

4. Aproveite as oportunidades

Seja qual for sua área de atuação, fazer networking é um ótimo modo de aproveitar oportunidades na gestão de carreira. Seja para se manter atualizado sobre tudo o que cerca sua área ou para dividir conhecimentos e experiências, manter uma boa rede de contatos sempre ajudará.

Essas foram as dicas que preparamos para você iniciar a gestão de carreira. Dê a atenção necessária a cada uma delas e veja sua carreira ter mais sucesso. Isso só dependerá de você!

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