< Volver a Finanças

Como planejar as contas de janeiro?

Escrito por Pedro Da Silva

Como planejar as contas de janeiro é um dos assuntos que certamente já está rondando os seus pensamentos, afinal, o mês de dezembro é marcado por muitas festas e animação e exatamente por isso passa voando. Sem nem pensar, nos vemos brindando a virada do ano novo e mais um ciclo começa! Sabemos que esse ano foi difícil e tenho certeza que no que depender de cada um de nós 2016 será diferente. E pra começar bem, que tal desde já montar um planejamento para as já conhecidas contas de janeiro?

Recentemente te demos dicas para manter o orçamento familiar em dia no ano de 2016 e hoje nosso foco específico é te ajudar a como planejar as contas de janeiro.

Qual a melhor forma de pagar?

Se você é um dos felizardos que não vai ter que usar o seu 13º salário para pagar dívidas acumuladas ao longo do ano, saiba que ele é uma ótima opção para quitar à vista o IPTU e IPVA. O legal de pagar de uma só vez é que você ganha um desconto de 6% no IPTU e 3% no IPVA, isto em São Paulo, mas cada estado oferece um valor de desconto que vale a pena, por menores que pareçam ser, pois são muito maiores do que o rendimento atual da poupança, por exemplo.

Que tal para o próximo ano já ir guardando todo mês um valor, pequeno que seja, para essas contas? Essa é a melhor forma de como planejar as contas de janeiro, assim quando chegar a época do 13º salário você pode usar o $$ extra para viajar e/ou realizar os sonhos que foi adiando ao longo do ano. Com um bom orçamento familiar você consegue manter as contas em dia e ainda se planejar para o futuro.

Não exagere nas compras e festas de natal

Vai chegando essa época e somos tomados pela vontade de presentear a família, os amigos e até aquele colega de trabalho que pegou no nosso pé o ano todo. Com a facilidade do parcelamento sem juros nos cartões de crédito, essa acaba sendo a nossa principal forma de compra pois é fácil e “não pesa tanto o orçamento”. Não acredite nessa mentira, afinal todas as compras somadas fazem uma diferença e tanto no orçamento da família.

A nossa sugestão é que você estabeleça um orçamento antes de sair de casa. Quanto você tem disponível para gastar os com os presentes – e aqui entra desde o presente dos filhos, passando pelos diversos amigos secretos, até a lembrancinha para os porteiros. Tudo precisa ser contabilizado na hora de pensar em como planejar as contas de janeiro. O ideal é tentar comprar tudo à vista, mesmo que o parcelamento não tenha juros. Isso vai te deixar mais tranquilo e seguro, sabendo que começou o novo ano sem trazer um monte de prestações do ano passado.

Negocie as despesas escolares

As mensalidades e todos os gastos das crianças na escola representam um valor significativo no orçamento familiar. Mas você sabia que é possível sim negociar o valor das mensalidades? Se você está apertado financeiramente converse na secretaria ou diretoria para tentar conseguir descontos. Isso é ainda mais fácil quando você tem mais de um filho estudando na mesma escola. O que não pode ter é preguiça e vergonha de tentar.

Não tem como planejar as contas de janeiro sem pensar nos materiais escolares. Para a compra deles a nossa principal dica é pesquisar. Aqui também não vale ter preguiça e comprar na primeira loja. Tem que pechinchar até encontrar os melhores valores. As livrarias costumam oferecer bons descontos para quem vai fazer o pagamento à vista, por isso pode ser vantajoso maneirar nas compras do natal para sobrar dinheiro para esta finalidade.

Outra boa forma de economizar na compra dos materiais escolares é buscar por livros usados. Além da economia, você ensina aos seus filhos um principio importante de que ele deve fazer bom uso e preservar um material para que outras pessoas possam usá-lo depois. É possível encontrar livros em ótimo estado e com um preço muito mais em conta.

Agora que você já sabe como planejar as contas de janeiro confira as nossas dicas para usufruir de serviços e descontos que você já paga e não sabe.