< Volver a Finanças

Dicas para gastar bem o seu 13º salário

Escrito por Pedro Da Silva

2015 está acabando e as festas de Natal, presentes e réveillon já fazem parte dos nossos assuntos com os amigos e a família. Final do ano é época também de décimo terceiro salário, aquela graninha extra que vem como um respiro para a maioria e para os que têm um controle financeiro mais ajustado ele pode ser boa oportunidade para investimento. Confira algumas dicas para que você consiga utilizar o seu décimo terceiro salário da melhor forma possível e entrar no ano novo com as contas em dia.

1. Use o 13º salário para quitar dívidas

Segundo estudo realizado pela Anefac – Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade – 3 entre 4 brasileiros vão destinar o seu décimo terceiro salário para o pagamento de dívidas. Não é novidade para ninguém que o ano de 2015 teve um cenário econômico bastante apertado e foi difícil para a maioria das famílias manterem o controle financeiro em dia. Por isto, se você teve que fazer dívidas aproveite este dinheiro para quitá-las.

As dívidas geralmente vêm atreladas a juros altos, por isto elas devem ter prioridade no seu pagamento. Se você tiver mais de um tipo de dívida e financiamento, dê preferencia a aquelas com os juros mais altos e que podem crescer numa velocidade rápida como o cheque especial e o crédito rotativo do cartão de crédito; e também aquelas que podem gerar cortes de serviços como água, luz e etc.

2. Faça escolhas inteligentes

Os gastos com as festas de final de ano é algo cultural e faz parte da nossa rotina e tradição, porém isso não precisa significar um consumo inconsciente e sem planejamento afinal não há controle financeiro que resista. Não dá pra evitar as muitas confraternizações que são tão especiais e importantes mas dá pra escolher um cardápio mais enxuto e econômico ou abaixar o valor dos presentes. De economia em economia a soma no final dá um valor grande e a festa continua com o mesmo sabor. Também vale a pena pesquisar na hora de fazer as compras dos presentes e dos itens da ceia, que podem ter uma variação gigante de uma loja para a outra. Use seu décimo terceiro salário de forma consciente nesse item também.

3. Pague à vista

Esse é ainda um hábito difícil já que nos últimos anos com a facilidade do crédito nos acostumamos a comprar muito e parcelado. Saiba que pagar em várias parcelas é um dos principais vilões do controle financeiro, já que o salário ao cair na conta já tem grande parte comprometida e com isso diante de qualquer eventualidade você será obrigado a contrair mais dívidas. Se você é uma dessas pessoas, aproveite o seu décimo terceiro salário para colocar a vida financeira em dia e comece desde já a fazer compras somente à vista. Outra vantagem de quem usa este tipo de pagamento é a grande possibilidade de negociação no preço e conquista de descontos.

4. Lembre-se dos gastos do próximo ano

Na hora em que o décimo terceiro salário cair na sua conta e você fizer vários planos para gastá-lo ainda em 2015 lembre-se das diversas contas que terá que pagar no início do próximo ano como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar para quem tem filhos. O IPTU e o IPVA, por exemplo, oferecem um bom desconto para quem os quita de forma integral. Esse é um excelente destino para parte do seu décimo terceiro salário e uma boa forma de garantir um respiro ao seu controle financeiro ao longo de todo o ano.

5. Faça uma poupança

Se você conseguiu manter o controle financeiro e as contas em dia ao longo do ano aproveite a entrada do seu décimo terceiro salário para fazer uma poupança ou algum tipo de investimento que podem ser essenciais no caso de qualquer eventualidade de saúde, mecânica do carro ou qualquer outra coisa. Será muito mais fácil recorrer à sua poupança a ter que contrair dívidas a juros altos se alguma eventualidade acontecer. Se você não tem nenhum tipo de reserva, destine o seu décimo terceiro salário para isso e não apenas para gastos com as festas.

A verdade é que não tem mágica. Tem que colocar tudo no papel – ou na planilha, e encontrar a melhor forma para aplicar o seu tão suado décimo terceiro salário. Não deixe que as ofertas tentadoras nem os juros altos cobrados pelos bancos leve aquilo que foi tão trabalhoso para conquistar. Pense a longo prazo e mantenha o seu controle financeiro em dia. Se você precisar de dicas para sair do vermelho não deixe de conferir este post.