< Volver a Finanças

Como ensinar uma criança a ser um adulto rico

Escrito por Pedro Da Silva

O assunto do momento é dinheiro e é inevitável fugir dele, afinal todos estamos sofrendo com a instabilidade econômica pela qual o Brasil está passando. Nossas atitudes hoje são o reflexo do que aprendemos lá atrás quando crianças e adolescentes. Para que os nossos filhos tenham um país e futuro melhor o trabalho deve começar hoje ao ensiná-los a como se relacionar de maneira saudável com o dinheiro, o que possibilitaria até a chance de ser um adulto rico. Confira algumas dicas que irão ajudar te ajudar a ensinar os seus filhos:

1. Eduque-se financeiramente

Antes de querer ensinar algo para qualquer pessoa que seja é essencial conhecer e entender sobre o assunto. Busque o máximo de informações sobre finanças, coloque o seu orçamento em dia, quite suas dívidas, leia sempre sobre o assunto. Com a soma da teoria e prática você certamente será um bom professor para o seu filho.

2. Seja um bom exemplo

Durante a infância, para os seus filhos você e o seu cônjuge são os parâmetros e referência. Portanto não adianta ter um discurso lindo se ele não é verdade na prática. Acredite: eles aprendem mais com as suas atitudes do que com as suas palavras. Para que a relação deles com dinheiro seja boa, a sua também precisa ser. Ensine os seus filhos por meio dos seus bons exemplos e da sua boa relação com o dinheiro.

3. Dê mesada

A mesada é a forma de as crianças começarem desde cedo a se relacionarem responsavelmente com o dinheiro. Ao dar uma mesada para o seu filho você o está preparando para quando ele tiver o seu próprio salário e posteriormente uma família.

4. Ensine o real valor do dinheiro

É importante que os seus filhos entendam para que o dinheiro existe e aprendam a controlá-lo e não a serem controlados por ele. Ensine-os que ter uma conta bancária maior ou menor não fará deles melhores ou piores. Ter este entendimento sobre o dinheiro fará com que eles saibam controlá-lo melhor e consequentemente tenham uma boa vida financeira. Não permita que seu filho não dê valor às coisas que compra como, por exemplo, dar uma mordida num sanduiche e jogar fora, ou comprar um livro e nunca ler. Eles precisam ser ensinados sobre o valor do dinheiro, da comida, da roupa, da escola, da casa em que vivem e etc.

5. Imponha limites

Não poupe os “nãos” quando necessário. Se não dá pra comprar ou atender o desejo do seu filho não caia na chantagem do choro e da birra. É mais fácil que ele aprenda a ouvir não de você do que do seu futuro chefe ou do gerente do banco quando adulto.

6. Ensine a ter objetivos

É importante que a criança desde cedo seja estimulada a ter objetivos com o dinheiro para que ele não seja o alvo mas o meio para conquistar. Pessoas aficionadas por dinheiro desconhecem os pequenos prazeres da vida e dificilmente conseguirão aproveitar os benefícios que ele trás.

7. A importância da poupança

Este é um hábito que deve ser ensinado e incentivado desde cedo. Se a criança logo aprender a importância de ter sempre uma reserva dificilmente no futuro ela se afogará em dívidas pois para ela é natural poupar. Com 3 anos seu filho já pode ter um cofrinho e ali ir juntando moedinhas para comprar balas, chocolate ou um presente, o importante é que desde bem pequeno guardar dinheiro já faça parte da sua rotina.

Quando eles pedirem itens mais caros como uma bicicleta, um vídeo game ou um celular, por exemplo, incentive-os a juntar dinheiro para poder comprar e com isso eles irão entender que há muito trabalho e esforço por trás de uma compra e certamente darão mais valor à conquista.

9. Controle sobre os gastos

Também é quando criança o momento ideal para aprender a ter controle sobre o dinheiro. Ensine o seu filho sobre anotar os gastos da sua mesada para que ele consiga visualizar com o que gastou o dinheiro dele. Com esta lição aprendida desde cedo, quando adulto será muito mais fácil gerir o seu salário e finanças.

10. Consumo consciente

De nada adiantar ter uma conta bancária recheada se não existir o bem disponível. Por isto ensine aos seus filhos a valorizar e preservar os recursos naturais como água, energia e ar.

Perceba que desde cedo você deve introduzir o dinheiro e tudo que o envolve na rotina e criação dos seus filhos. Quanto mais cedo eles se familiarizarem e aprenderem a se relacionar com as finanças muito maior será a probabilidade de serem adultos bem sucedidos financeiramente.

Quando você começa a trabalhar este tema desde cedo com as crianças elas tem tempo suficiente de assimilar, errar e acertar, diferente de quando elas começam sozinhas com o primeiro salário, já adultas.