< Volver a Finanças

Portal Dataprev permite acompanhar solicitação do Auxílio Emergencial

Através do portal Dataprev é possível consultar o resultado da análise do Auxílio Emergencial e acompanhar o status da solicitação do benefício.

Escrito por Elisa Batista

Você fez a sua solicitação do Auxílio Emergencial e teve o pedido negado? Ou está esperando o resultado há alguns dias e não entende a demora do processo? Para solucionar essas questões e ajudar a população de uma maneira mais transparente a acompanhar sua solicitação do benefício, o Governo Federal disponibilizou o portal Dataprev. 

A análise para liberação do Auxílio Emergencial não é um processo rápido e, em muitos casos, a solicitação acabava sendo negada. Antes, não haviam informações sobre o status do processo e por qual motivo o cadastro não havia sido aprovado. Por consequência da demora e falta de clareza no repasse das informações, o Ministério Público Federal pediu esclarecimentos ao Governo Federal que, em contrapartida, disponibilizou os dados das solicitações no portal Dataprev. Deste modo, agora ficou muito mais fácil acompanhar o status do processo. 

Veja como acessar e entenda como funciona a ferramenta:

O que é o Portal Dataprev? 

A Dataprev é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Economia que atua há mais de 40 anos com tecnologia de informação, na área da previdência e assistência social. A empresa é responsável por processar e tratar de grandes volumes de dados, com o intuito de prover ao governo a tecnologia necessária para os programas estratégicos e sociais.

O Portal já existia e foi utilizado em outras situações, como para processamento do pagamento de benefícios da previdência e do seguro-desemprego. A empresa também processa informações previdenciárias da Receita Federal do Brasil. A plataforma foi adaptada para dar suporte nessa atual situação atípica, vivenciada por conta da pandemia por Coronavírus, processando e fornecendo informações a respeito do auxílio financeiro emergencial. 

Dataprev consulta benefício emergencial 

Através do portal agora é possível consultar o resultado da análise do Auxílio Emergencial e, assim, acompanhar o status da solicitação e saber se você atende aos critérios de elegibilidade para recebimento do benefício. Mas é importante reforçar que o portal Dataprev é exclusivo para consultas do status do requerimento, nele só é possível acompanhar a sua solicitação. Para se cadastrar e dar entrada no Auxílio Emergencial, você precisa baixar um aplicativo específico para solicitar o benefício.   

>>> Veja Como sacar o Auxílio Emergencial de 600 reais aqui! 

O portal já está no ar e funcionando. Para quem já se cadastrou no aplicativo da Caixa Econômica Federal, é possível acompanhar todo o detalhamento dos pedidos como: resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício. Segundo o site Dataprev, a análise da segunda solicitação também poderá ser conferida no portal.

O portal Dataprev disponibilizou alguns dados sobre o Auxílio Emergencial. Até o momento, 97 milhões de cadastros já passaram pelo sistema da empresa e foram homologados pelo Ministério da Cidadania.  Dos quais, 50,5 milhões atenderam aos critérios da lei,  32,8 milhões não foram aceitos e 13,7 milhões estão inconclusivos e necessitam de complemento ou correção de cadastro. 

Como acessar o portal Dataprev 

Para acessar o Dataprev e consultar o status da sua solicitação para o Auxílio Emergencial, você só precisa acessar o portal, através do endereço: https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/ e fornecer poucos dados: seu CPF, seu nome completo, o nome completo da mãe e data de nascimento. Veja abaixo como a tela deve aparecer: 

portal deprev

Quando o aplicativo abrir, do lado esquerdo da tela, se encontrarão as etapas da solicitação. Do lado direito, aparecerá o resultado.  O Resultado do processamento pode ser: APROVADO, NEGADO (inelegível) ou NEGADO por dados INCONCLUSIVOS. 

O status considerado ‘inconclusivo’ quer dizer que as informações inseridas não foram suficientes para a análise do caso. Isso pode ocorrer por erro de cadastro, como mudança de endereço, dependentes, ou dados divergentes. Quem teve o status marcado como ‘dados inconclusivos’ poderá refazer o cadastro pelo site ou pelo aplicativo do programa. É importante destacar que as pessoas que tiveram suas solicitações NEGADAS (inelegíveis) não poderão refazer o cadastro e estão excluídas em caráter definitivo do programa. 

Auxílio Emergencial negado? O empréstimo pode ser uma alternativa 

Se a sua solicitação no programa foi negada e você não é elegível para receber o benefício, existem outras formas de conseguir créditos. Uma opção é fazer um empréstimo pessoal. O empréstimo não é a melhor solução no momento de crise, mas pode ser uma boa alternativa para pagamento de contas com juros maiores. Como é o caso do cartão de crédito, que possui as taxas de juros mais altas do mercado.

 Portanto, se você está precisando de crédito, faça as contas e compare as taxas antes de contratar um empréstimo, para ter certeza que vai valer à pena e que você conseguirá pagar as parcelas. Use nosso comparador para comparar opções de 118 ofertas de empréstimo das maiores financeiras do Brasil.

Empréstimo

Encontre as melhores taxas de crédito usando nosso comparador. Veja empréstimo para negativo, consignado, empresarial e mais.

Ver ofertas
titulo