< Volver a Finanças

Portal Dataprev permite acompanhar solicitação do Auxílio Emergencial

Através do portal Dataprev é possível consultar o resultado da análise do Auxílio Emergencial e acompanhar o status da solicitação do benefício.

Escrito por Elisa Batista

Você fez a sua solicitação do Auxílio Emergencial e teve o pedido negado? Ou está esperando o resultado há alguns dias e não entende a demora do processo? Para solucionar essas questões e ajudar a população de uma maneira mais transparente a acompanhar sua solicitação do benefício, o Governo Federal disponibilizou o portal Dataprev. 

A análise para liberação do Auxílio Emergencial não é um processo rápido e, em muitos casos, a solicitação acabava sendo negada. Antes, não haviam informações sobre o status do processo e por qual motivo o cadastro não havia sido aprovado. Por consequência da demora e falta de clareza no repasse das informações, o Ministério Público Federal pediu esclarecimentos ao Governo Federal que, em contrapartida, disponibilizou os dados das solicitações no portal Dataprev. Deste modo, agora ficou muito mais fácil acompanhar o status do processo. 

Veja como acessar e entenda como funciona a ferramenta:

O que é o Portal Dataprev? 

A Dataprev é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Economia que atua há mais de 40 anos com tecnologia de informação, na área da previdência e assistência social. A empresa é responsável por processar e tratar de grandes volumes de dados, com o intuito de prover ao governo a tecnologia necessária para os programas estratégicos e sociais.

O Portal já existia e foi utilizado em outras situações, como para processamento do pagamento de benefícios da previdência e do seguro-desemprego. A empresa também processa informações previdenciárias da Receita Federal do Brasil. A plataforma foi adaptada para dar suporte nessa atual situação atípica, vivenciada por conta da pandemia por Coronavírus, processando e fornecendo informações a respeito do auxílio financeiro emergencial. 

Dataprev consulta benefício emergencial 

Através do portal agora é possível consultar o resultado da análise do Auxílio Emergencial e, assim, acompanhar o status da solicitação e saber se você atende aos critérios de elegibilidade para recebimento do benefício. Mas é importante reforçar que o portal Dataprev é exclusivo para consultas do status do requerimento, nele só é possível acompanhar a sua solicitação. Para se cadastrar e dar entrada no Auxílio Emergencial, você precisa baixar um aplicativo específico para solicitar o benefício.   

>>> Veja Como sacar o Auxílio Emergencial de 600 reais aqui! 

O portal já está no ar e funcionando. Para quem já se cadastrou no aplicativo da Caixa Econômica Federal, é possível acompanhar todo o detalhamento dos pedidos como: resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício. Segundo o site Dataprev, a análise da segunda solicitação também poderá ser conferida no portal.

O portal Dataprev disponibilizou alguns dados sobre o Auxílio Emergencial. Até o momento, 97 milhões de cadastros já passaram pelo sistema da empresa e foram homologados pelo Ministério da Cidadania.  Dos quais, 50,5 milhões atenderam aos critérios da lei,  32,8 milhões não foram aceitos e 13,7 milhões estão inconclusivos e necessitam de complemento ou correção de cadastro. 

Como acessar o portal Dataprev 

Para acessar o Dataprev e consultar o status da sua solicitação para o Auxílio Emergencial, você só precisa acessar o portal, através do endereço: https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/ e fornecer poucos dados: seu CPF, seu nome completo, o nome completo da mãe e data de nascimento. Veja abaixo como a tela deve aparecer: 

portal deprev

Quando o aplicativo abrir, do lado esquerdo da tela, se encontrarão as etapas da solicitação. Do lado direito, aparecerá o resultado.  O Resultado do processamento pode ser: APROVADO, NEGADO (inelegível) ou NEGADO por dados INCONCLUSIVOS. 

O status considerado ‘inconclusivo’ quer dizer que as informações inseridas não foram suficientes para a análise do caso. Isso pode ocorrer por erro de cadastro, como mudança de endereço, dependentes, ou dados divergentes. Quem teve o status marcado como ‘dados inconclusivos’ poderá refazer o cadastro pelo site ou pelo aplicativo do programa. É importante destacar que as pessoas que tiveram suas solicitações NEGADAS (inelegíveis) não poderão refazer o cadastro e estão excluídas em caráter definitivo do programa. 

Auxílio Emergencial negado? O empréstimo pode ser uma alternativa 

Se a sua solicitação no programa foi negada e você não é elegível para receber o benefício, existem outras formas de conseguir créditos. Uma opção é fazer um empréstimo pessoal. O empréstimo não é a melhor solução no momento de crise, mas pode ser uma boa alternativa para pagamento de contas com juros maiores. Como é o caso do cartão de crédito, que possui as taxas de juros mais altas do mercado.

 Portanto, se você está precisando de crédito, faça as contas e compare as taxas antes de contratar um empréstimo, para ter certeza que vai valer à pena e que você conseguirá pagar as parcelas. Use nosso comparador para comparar opções de 118 ofertas de empréstimo das maiores financeiras do Brasil.