< Volver a Finanças

Como quitar empréstimo consignado?

Não sabe como quitar empréstimo consignado? Nem sempre é fácil resolver isso. Veja como entrar em contato com seu banco! Acesse!

Escrito por Elisa Batista

Você tem um empréstimo consignado e quer se livrar das parcelas de uma vez por todas? Não sabe como quitar empréstimo consignado? Bem, não se preocupe porque nem sempre é fácil resolver isso. Na hora de contratar o empréstimo, tudo é fácil, tudo é facilitado. Mas, em muitos casos, quitar o saldo devedor não é tão fácil assim. 

As informações nem sempre são claras, mas para ajudar você nesse processo, nós fizemos um levantamento com as principais dúvidas sobre como funciona para quitar o empréstimo consignado. Veja abaixo como fazer e como calcular o desconto. Confira! 

Como faço para quitar empréstimo consignado?

O procedimento para negociar e quitar o empréstimo consignado pode mudar de acordo com o banco ou financeira. Mas, no geral, as empresas disponibilizam um canal direto de negociação para clientes com consignado. Para quitar o débito, você precisa entrar em contato com a empresa que está com sua dívida e pedir para que ela realize o cálculo do saldo devedor. 

Você pode pagar o valor total do empréstimo ou poderá abater uma parte do valor. Saiba que realizando esse pagamento antecipado, você tem direito a um desconto. Isso ocorre porque você deixa de pagar o juros, já que o banco não vai ter que esperar todo o tempo do prazo para receber o dinheiro de volta.  

Depois de negociar os valores, o banco vai fornecer uma forma de pagamento, para você realizar a quitação. Se for a quitação total do valor, o empréstimo acaba e seu salário volta a ficar livre. Lembrando que algumas instituições pedem para que você tenha em mãos o número do contrato, para facilitar na hora de identificação.

>>> Leia mais em: Empréstimo Consignado: o que é e como contratar?

Abaixo, listamos alguns contatos de bancos e financeiras mais procurados, para você negociar o seu empréstimo diretamente com eles:

Como quitar empréstimo consignado Bradesco

O Bradesco disponibiliza um telefone direto para consultas, informações e serviços transacionais, como adiantamento das parcelas do consignado:

☎ 4002 0022 – Capitais e Regiões Metropolitanas

☎ 0800 570 0022 – Demais Localidades

(Segunda a sexta-feira, das 7h às 22h | Sábado, das 9h às 15h | Domingo e feriado nacional, sem expediente)

Como quitar empréstimo consignado Caixa

A Caixa Econômica Federal dispõe de uma página online, onde você pode acompanhar a evolução do saldo devedor de seus contratos. Para consultar o saldo restante, acesse Meus Contratos.

Segundo o site da empresa, se você quiser amortizar ou quitar o empréstimo, terá que entrar em contato diretamente com a sua agência da Caixa, onde foi realizado o consignado. Além disso, você também pode ligar nos telefones oficiais da Caixa:

☎ 4004 0104 – Capitais e Regiões Metropolitanas

☎ 0800 104 0104 – Demais regiões

Como quitar empréstimo consignado Banco do Brasil

No site do BB não fica muito claro qual o processo para quitar o consignado. Porém, o Banco do Brasil disponibiliza os seguintes canais para renegociação de dívidas:

– Acessando a sua conta corrente através do Portal BB www.bb.com.br com uso da senha de oito dígitos e posteriormente Solução de Dívidas.

☎ Central de regularização de dívidas pelo telefone 4004-0001 opção 4 para capitais e 0800 729 001 opção 4 para demais regiões.

– site www.bb.com.br, selecionar o banner Solução de Dívidas que está disponível na 1ª página (sem senha de oito dígitos) Clique aqui.

– Agências.

Como quitar empréstimo consignado Itaú

Segundo informações obtidas no site da empresa, o empréstimo consignado do Itaú permite a quitação total do contrato ou a antecipação das parcelas. Para antecipar as parcelas, é bom prestar atenção, porque o desconto ocorre sempre das últimas para as primeiras. Isso ocorre para não interromper o desconto em folha de pagamento e não gerar desconto duplicado.

☎ Para solicitar  o boleto de quitação antecipada do Itaú, você precisa entrar em contato com a central de relacionamento através do número 0800 724 2102. 

Como quitar empréstimo consignado Banrisul

A Banrisul permite amortizar algumas parcelas ou quitar o antecipadamente o seu saldo devedor do consignado. Segundo informações retiradas das condições gerais da empresa, a amortização ou liquidação antecipada do Empréstimo Consignado poderá ser solicitada a qualquer momento ao Banrisul. 

Para negociar  e  calcular a taxa de juros, os clientes podem dirigir-se à sua agência. Além disso, o Banrisul disponibiliza atendimento através do telefone, na Central de Relacionamento ao Cliente: Capitais e regiões metropolitanas – 3003.0511 e demais localidades – 0800.7200011.

Como quitar empréstimo consignado BMG

Para consultar o contrato do seu empréstimo e realizar uma consulta para antecipação do Consignado no BMG, você pode ligar para a Central de Relacionamento:  0800 031 8866. Além disso, o BMG permite também a quitação antecipada total ou parcial do empréstimo, com redução dos juros.

>>> Leia mais: Como funciona o cartão de crédito consignado?

Qual o desconto para quitação de empréstimo consignado?

Bem, o desconto vai variar de acordo com o contrato. Isso porque cada pessoa vai estar em um momento diferente das parcelas. Por exemplo, se você contratou um empréstimo em 10 parcelas, já pagou 5 e quer adiantar mais 5, o cálculo para quitação é feito em cima dessas últimas 5 parcelas restantes.

A vantagem de adiantar as parcelas e quitar o contrato é que você pode pedir a retirada dos juros futuros, então o valor final pode baixar muito, sem a cobrança desses juros. Dessa forma, os descontos serão proporcionais ao prazo e juros cobrados. Mas é importante frisar que o desconto não é referente às parcelas que você já pagou regularmente. O que está pago, não tem desconto.

Outro ponto que precisa de cuidado e atenção é que após a liquidação antecipada,  ainda é possível que a parcela seguinte seja descontada do contracheque. Então você precisa ter muito atenção para não pagar uma parcela extra. 

Isso ocorre devido ao período entre a data de lançamento do desconto por parte do empregador na folha de pagamentos e a data de repasse destes valores ao banco. Então, por conta disso, pode haver um pequeno atraso no sistema do banco para dar baixa na parcela que já estava programada para descontar automaticamente da sua conta. 

Caso isso ocorra, o banco é obrigado a devolver o dinheiro ao cliente, em uma conta que você seja o titular. Informe-se no seu banco qual é o prazo para devolução dos valores.