< Volver a Finanças

Consórcio também é opção para compra de imóveis

Escrito por Pedro Da Silva

Muita gente pensa que consórcio é uma opção de compra exclusiva para automóveis. Hoje, no entanto, esse tradicional sistema de comércio se estende também a outros produtos, sendo o mais popular deles, depois do automotivo, o consórcio imobiliário.

A comercialização de imóveis através do sistema de consórcio vem se consolidando nos últimos anos como a melhor opção para quem deseja comprar um imóvel novo ou usado ou para realizar reformas ou construções em imóvel próprio.

De acordo com a nova lei dos consórcios de 2009, quando contemplado, o consorciado também pode adquirir um imóvel vinculado a empreendimento imobiliário, desde que ofereça outro como garantia e respeite as demais condições descritas no contrato de adesão.

Como funciona: ao adquirir uma cota de consórcio imobiliário, você ingressa em um grupo formado por pessoas físicas ou jurídicas com o objetivo de levantar uma poupança destinada à compra – no caso, de imóveis – por meio de autofinanciamento.
Mensalmente, todos os integrantes do grupo concorrem aos sorteios para a contemplação. Os consorciados também podem oferecer lances com recursos próprios ou lance embutido, em que se utiliza até 25% do valor do crédito para liberação da carta de crédito. O FGTS também é uma possibilidade para ofertar lances ou complementar o valor da carta de crédito para adquirir o imóvel desejado. Detalhes da transação podem ser esclarecidos através das normas do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

Atenção ao contrato: para adquirir uma cota de consórcio imobiliário, o cliente deve assinar um contrato de adesão, onde estarão estabelecidas regras como valor do crédito contratado e das prestações, prazo, reajuste, condições de contemplação, taxas, direitos e obrigações do consorciado e da administradora, entre outros. É importante que o consumidor leia tudo com muita atenção para evitar surpresas.

No ato da contemplação o consorciado receberá uma carta de crédito, que pode ser utilizada na aquisição de qualquer tipo de imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, para a reforma ou construção em terreno de sua propriedade, em qualquer localidade. Também é permitido que se utilize o crédito para quitar o financiamento em nome do próprio consorciado.

Antes de contratar seu plano de consórcio imobiliário, compare os planos e ofertas que o mercado oferece e faça uma escolha inteligente. No Compara você compara e economiza sem sair de casa!