< Volver a Carros

Cooperativa de seguro: tudo o que você precisa saber

Trazemos neste texto informações relevantes para você entender como funciona uma cooperativa de seguro e se a opção é confiável.

Escrito por Juliana Brito

Ao pesquisar e comparar um seguro auto, é muito comum se deparar com ofertas de algumas cooperativa de seguro. Essa opção é basicamente igual à proteção veicular: um grupo de pessoas mantém um fundo monetário para cobrir o sinistro. No entanto, é importante ressaltar que a cooperativa de seguro não oferece as mesmas garantias que uma seguradora.

Ao comprar um produto, você geralmente compara os preços e a qualidade que ele oferece, né? Com a proteção do seu carro, não deveria ser diferente. Por isso, nós trazemos neste texto informações relevantes para você entender como funciona uma cooperativa de seguro e se ela é confiável. Entenda neste texto!

O que é uma cooperativa de seguros?

A cooperativa de seguro oferece uma proteção veicular com indenização em caso de uma eventual necessidade. Você paga uma mensalidade e, quando precisar, poderá receber uma ajuda financeira. Essa mensalidade é contínua, como se você pagasse uma associação num ‘clube’, junto com outras pessoas.

Portanto, todos as perdas e gastos acabam sendo divididas igualmente entre os associados. Ao contrário das companhias seguradoras, esse tipo cooperativa não é cadastrada na Superintendência de Seguros Privados (Susep), o que pode gerar diversos problemas.

Cooperativa de seguro é ilegal? 

Por não serem ligadas à Susep, associações e cooperativas de seguro não têm qualquer tipo de acompanhamento técnico de suas operações. Isso significa que se você tiver um problema não terá um órgão regulador para recorrer, nem estará respaldado pelo código de defesa do consumidor.

A Susep considera esse tipo de serviço irregular. A única forma legal dessas associações e cooperativas atuarem é como estipulantes de contratos de seguros, ou seja, contratando apólices coletivas de seguros junto a sociedades seguradoras devidamente autorizadas pela Susep. A orientação desse órgão é que você consulte o nome da sociedade seguradora no site da Susep e leia atentamente as condições gerais do contrato de seguro.

Diferença de cooperativa para seguro auto

Os benefícios oferecidos pelas cooperativas de seguro são semelhantes aos do seguro auto. Nessas associações, as opções de contratação incluem proteção contra colisão, roubo, furto, danos, assistência 24 horas, carro reserva, fundo para terceiros, proteção dos vidros, rastreamento e monitoramento, entre outros. 

Como já explicamos no artigo sobre proteção veicular, as principais diferenças são as seguintes:

APÓLICE

– Proteção veicular nas cooperativas: não tem apólice. Os riscos são divididos entre todos os participantes.

– Seguro Auto: conta com uma apólice, ou seja, um contrato que especifica todos os direitos e deveres do segurado e da seguradora.

PRÊMIO

– Proteção veicular nas cooperativas: considera somente as características do carro. O preço, neste caso, vai depender do número de sinistros sofridos pelos membros do grupo.

– Seguro Auto: é o valor do seguro, ou seja, valor pago à seguradora para que ela se responsabilize pelo seu carro. Esse montante é estipulado por vários fatores, entre eles as características do carro, perfil do motorista, zonas percorridas com o carro e o perfil dos motoristas adicionais.

COBRANÇA

– Proteção veicular nas cooperativas: cobram um valor de mensalidade que é composta por uma taxa de administração fixa mais o rateio mensal de todos os prejuízos com os carros da cooperativa no mês anterior.

– Seguro Auto: o pagamento é feito em uma única cota ou em parcelas pré-fixadas.

REGULAMENTAÇÃO

– Proteção veicular nas cooperativas: como falamos, não são regulamentadas por leis e nem são fiscalizadas por nenhum órgão governamental.

– Seguro Auto: as seguradoras de carro são regulamentadas e aprovadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), além do órgão do Ministério da Fazenda que fiscaliza o mercado de seguros.

>>> Leia mais: Você sabe a diferença entre seguro auto e proteção veicular?

O que considerar na contratação de um seguro?

A contratação de um seguro auto não é tarefa fácil. Se você está procurando por uma opção e está considerando contratar com uma cooperativa de seguro, recomendamos pesquisar bastante antes. O seguro auto pode ter mais de 100% de diferença de preço entre distintas seguradoras. Além disso, é importante entender o serviço que será contratado e quais são as coberturas e os adicionais para conseguir fazer as comparações de forma coerente.

Apesar da contratação através de seguradora ser um pouco mais complexa, ela também pode oferecer mais segurança para seu dia a dia. Além disso, você pode fazer a maior parte do processo online, enquanto o seguro de cooperativa é preciso se dirigir até a loja física da cooperativa.

Compara pode te ajudar a encontrar o melhor tipo de seguro para o seu perfil com uma busca rápida, online e gratuita. Você pode comparar preços das maiores seguradoras do Brasil, todas regulamentadas pela SUSEP. E se você busca uma opção mais vantajosa financeiramente, te ensinamos aqui a contratar um seguro auto mais barato.