Você sabe o que é um voucher de seguro viagem? Entenda esse benefício

O voucher de seguro viagem é essencial para que você comprove que adquiriu o serviço para autoridades. Entenda como ele funciona com a ComparaOnline!

Elisa Matos
Elisa Matos
06 de janeiro 20233 min de leitura
voucher seguro viagem

Quando vamos viajar, temos que nos preocupar com uma série de coisas. Com passagens, hotel, alimentação e outras questões, podemos acabar nos perdendo entre todos os documentos que precisamos organizar. Pensando nisso, um dos que você não pode deixar de ter em mãos é o voucher de seguro viagem.

Índice


    1. 1. O que é um voucher?
    1. 2. Como funciona o voucher?
    1. 3. Outras perguntas em relação ao voucher
    1. 4. Garanta os melhores preços de seguro viagem com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

É apenas com esse documento que você conseguirá comprovar que tem direito ao serviço que contratou. Ele pode ser muito útil durante a sua viagem, por isso é fundamental que esteja sempre por perto. Quer entender como funciona? É só continuar a leitura deste conteúdo, que a ComparaOnline te dá todas as informações necessárias!

O que é um voucher?

Um voucher é, essencialmente, um vale-alguma coisa. Na forma física, são pequenos cartões que determinam um certo valor de crédito ou um benefício adquirido. Com a chegada da era digital, eles também passaram a ter uma versão virtual, que costuma ser um código.

Seja com o cartão ou com o código, temos o costume de utilizar um voucher para conseguir desconto em uma compra. Alguns podem ter valores fechados, como 20 reais de crédito, enquanto outros podem oferecer 10% de desconto em cima do valor total gasto.

Todo mundo que pretende viajar já prepara os bolsos para gastar um certo dinheiro. Por isso, é muito comum que haja animação quando mencionamos um voucher de seguro viagem. De fato, encontrar alternativas para economizar no passeio é fundamental, mas, no turismo, esse termo pode ter um significado um pouco diferente. 

Quando falamos sobre o que é um voucher de seguro viagem, na verdade, tratamos do documento que você recebe após assinar o contrato do seguro. Dessa forma, o voucher é um comprovante de que você adquiriu um seguro e, por isso, tem o direito de usá-lo.

Como funciona o voucher?

Quando você faz a compra on-line de um seguro viagem, o voucher é emitido automaticamente. Portanto, para acessá-lo, basta você completar todo o processo de compra e assinatura da apólice que, em seguida, ele será disponibilizado.

Normalmente, as seguradoras oferecem o número do voucher ou diretamente na apólice ou, ainda, como um documento separado. Seja qual for o método utilizado, ambos serão suficientes para comprovar que o serviço foi contratado e está vigente, caso alguma autoridade solicite a apresentação.

O número do voucher também será importante para quando você quiser utilizar os benefícios da sua cobertura. Ele vai conter todas as informações sobre o plano contratado e ajudará os atendentes a oferecer cuidados mais rápidos para você e sua família. 

Se a sua dúvida é “devo imprimir o voucher do seguro viagem”, a recomendação é de que sim. Por mais que ele seja oferecido digitalmente, levá-lo impresso é sempre uma opção mais segura, especialmente para passar em pontos de imigração. 

Outras perguntas em relação ao voucher

Por mais que a dinâmica do voucher de seguro viagem pareça simples, algumas complicações podem aparecer no caminho. Por isso, a ComparaOnline separou perguntas feitas frequentemente em relação ao serviço, para que você não passe por nenhum apuro durante as férias. 

É preciso solicitar o voucher?

Normalmente, não. Após completar a assinatura do contrato, a apólice do seu seguro e o seu voucher serão emitidos automaticamente. Se isso não acontecer, entre em contato com a sua seguradora e pergunte se existe algum processo extra em como solicitar o voucher do seguro viagem.

O voucher é um comprovante de pagamento?

Não! O voucher não vale como nota fiscal ou comprovante de pagamento, e sim como uma prova de que você tem direito ao serviço atrelado a ele. Por isso, caso você precise apresentar algum documento relacionado ao pagamento do seguro contratado, o voucher não será satisfatório.

Não pediram meu voucher na imigração. E agora?

Se o seu voucher de seguro viagem não foi solicitado pelas autoridades de imigração do seu local de destino, não se preocupe. Pode ocorrer que a comprovação não seja solicitada, mas, caso aconteça, é fundamental que você tenha ela em mãos. Por isso, nunca passe pela imigração sem ela. 

E se eu perder meu voucher?

Se você perdeu a impressão do seu voucher, basta acessar o site da seguradora e reimprimir o documento. Já se você perdeu o acesso total ao voucher, será preciso entrar em contato com a seguradora e contar com a assistência para reemitir o documento. 

Preciso fazer uma tradução autenticada do voucher?

Normalmente, as seguradoras já oferecem uma versão do voucher traduzida para o inglês. No entanto, caso isso não aconteça na empresa que você contratou, não se preocupe. Você não precisará fazer a tradução autenticada do documento. Basta levá-lo normalmente e apresentar as informações para a autoridade. 

Garanta os melhores preços de seguro viagem com a ComparaOnline!

O voucher de seguro viagem pode não ser tão animador quanto um de desconto, mas é muito importante. Contudo, se você quer economizar na hora de contratar um seguro viagem, a ComparaOnline te ajuda! Usando o comparador, você consegue ver as opções mais baratas para curtir suas férias.


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro