Visto para a Austrália: veja como funciona para brasileiros

Saiba tudo sobre o visto para a Austrália antes de começar a planejar sua viagem e evite sufocos! A ComparaOnline separou algumas informações importantes.

Elisa Matos
Elisa Matos
27 de fevereiro 20233 min de leitura
visto para australia

Uma preocupação justificável de todos os viajantes é em relação aos documentos necessários para entrar no país de destino — ainda mais quando ele fica literalmente do outro lado do mundo. Por isso, saber todas as informações necessárias a respeito do visto para a Austrália é uma ótima precaução.

Índice


    1. 1. Como funciona o visto australiano?
    1. 2. Os tipos de visto para a Austrália
    1. 3. Como tirar o visto para a Austrália
    1. 4. Viaje com segurança para a Austrália!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Se você vai viajar para a Austrália e está em dúvida sobre como tirar o seu visto, saiba que o processo é muito simples e unificado para o mundo todo. Entenda mais detalhes a seguir, com o conteúdo que a ComparaOnline preparou, e saiba o que você precisa fazer.

Como funciona o visto australiano?

O processo do visto australiano para brasileiros é feito completamente on-line. Desde o processo de solicitação à aprovação do seu visto, tudo pode ser feito por meio do site do Departamento de Imigração e Proteção de Fronteira australiano.

Todos os vistos têm um processo bastante parecido, mas, quanto maior for a sua estadia ou mais complicada seja a documentação necessária para justificá-la, mais burocrático ele se torna. Dessa forma, se você quer um visto australiano de turista, será mais simples de conseguir do que um de trabalho, por exemplo. 

Ainda assim, com a documentação correta em mãos, é um processo bastante fácil. O tempo de processamento para os tipos mais simples de visto não costuma passar de 2 meses. Para as opções que exigem uma análise mais profunda, recomenda-se aplicar com vários meses de antecedência.

Os tipos de visto para a Austrália

Existem diversos tipos de visto australiano para brasileiros, e escolher o correto para a sua viagem é essencial para que o processo dê resultados positivos. Por isso, esse é um dos passos principais para ajudar na aprovação da sua solicitação. Conheça os 3 tipos principais a seguir.

Turista

O visto para turistas é chamado de Visitor visa (subclass 600). Idealmente, ele deve ser solicitado antes da viagem e pode permitir uma estadia de até 1 ano no país. Na maioria das vezes, ele demora cerca de 1 mês para ser liberado e custa a partir de 150 dólares australianos. 

Estudante

Há 3 tipos de viajantes que podem tirar o visto para a Austrália de estudante: o que se dedicará 100% aos estudos, um acompanhante de um estudante inapto a se manter sozinho ou aqueles que farão parte de um treinamento de trabalho. Cada um deles gera o pedido para um tipo de solicitação. 

O primeiro, e mais comum, chama-se Student visa (Subclass 500). Custando a partir de 650 dólares australianos, ele permite uma estadia máxima de 5 anos, compatível com o tempo do curso em que o viajante está matriculado. Os documentos para tirar visto australiano de estudante devem ser apresentados diretamente na plataforma. 

Trabalho

Se você quer um visto de trabalho da Austrália, o processo de consegui-lo pode ser um pouco mais complicado. Por isso, esteja bem alinhado com a empresa ou associação que está te contratando, para saber a qual tipo de visto você deve se aplicar. 

Como tirar o visto para a Austrália

Agora que você já tem uma ideia dos tipos de visto para a Austrália disponíveis, é hora de conhecer o processo de cada um deles. Todos são simples, desde que você apresente a documentação necessária de acordo com as exigências do país. 

Se você planeja passar um período curto de tempo com o visto de turista, comece juntando os documentos necessários, como passaporte, identidade e exames médicos. Em seguida:

  1. crie uma ImmiAccount;
  2. anexe os documentos exigidos;
  3. preencha a solicitação (ou solicitações, se você estiver preenchendo para a sua família também);
  4. pague a taxa;
  5. aguarde novidades. É possível que o governo australiano peça mais informações ou exija biometria, o que pode gerar mais custos;
  6. receba a validação ou recusa do seu visto.

Para estudantes, o processo é semelhante. O que muda é a necessidade de apresentar documentos, que é muito maior para quem busca viajar para a Austrália para estudar. 

O site da imigração australiana oferece uma lista que pode ajudar na hora de juntar todos os documentos necessários para esse tipo de visto. Com o Document Checklist Tool, basta preencher as informações necessárias para receber a lista de documentos que você precisa enviar. 

Por fim, se o seu plano é viajar para a Austrália a trabalho, o processo vai depender do tipo de função que você irá desempenhar no país. Para grande parte dos casos, você passará por uma triagem inicial antes de poder realizar a solicitação do visto, cujos passos serão semelhantes aos indicados acima.

Viaje com segurança para a Austrália!

O visto para a Austrália é apenas uma das atenções que você deve ter ao planejar uma viagem para o país. Não importa qual seja o intuito da sua viagem, lembre-se de sempre contratar um seguro viagem para te manter protegido durante a sua estadia no país estrangeiro.

Na ComparaOnline, você consegue comparar preços de seguro viagem com muita facilidade e encontrar aquele que é ideal para você e/ou sua família. Conheça nosso serviço e aproveite!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro