Saiba tudo sobre o visto mexicano para brasileiros

Está prestes a viajar ao México? Então, leia o artigo da ComparaOnline e saiba tudo sobre o visto mexicano para brasileiros, item essencial para a viagem!

Elisa Matos
Elisa Matos
31 de março 20233 min de leitura
visto mexicano para brasileiros

Se você está prestes a viajar para o México, é essencial saber como tirar o visto mexicano para brasileiros. Essa autorização de viagem se tornou uma das mais procuradas recentemente devido às mudanças de entrada e permanência no país definidas pelo governo.

Índice


    1. 1. Para que serve o visto mexicano?
    1. 2. Como tirar o visto mexicano no Brasil?
    1. 3. Viaje para o México em segurança com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Contrate seu seguro online pelo melhor preço!

Cotar meu seguro

Não se preocupe caso não saiba o que o brasileiro precisa para entrar no México, pois a ComparaOnline vai esclarecer todas as suas dúvidas. Com a nossa ajuda, você pode fazer sua viagem com tranquilidade e segurança, aproveitando todas as experiências que as cidades latinas têm a oferecer!

Para que serve o visto mexicano?

O visto mexicano é uma autorização concedida pelo país em questão para entrada e permanência de turistas. Entre dezembro de 2021 e julho de 2022, o governo do México isentava a migração de brasileiros em seu território, exigindo apenas uma autorização de viagem, que era emitida gratuitamente em um sistema on-line. 

No entanto, em agosto de 2022, o visto mexicano para brasileiros passou a ser uma exigência migratória. Ele deve estar estampado no passaporte para ser conferido pelas companhias aéreas no embarque do voo e pelos agentes migratórios durante o desembarque. 

O controle imigratório é uma medida de segurança nacional que evita a permanência indevida no México e protege a integridade de cada viajante. Essa medida é seguida em outros países vizinhos, como Canadá e Estados Unidos, cujo visto americano também é válido para entrada no território latino. 

Cada visto identifica a finalidade da viagem, sendo caracterizado em: turismo, negócios, estudo, ministração de culto, trabalho não remunerado no México, unidade familiar, atividades remuneradas no México e programa de intercâmbio Rotary. 

É obrigatório?

O visto mexicano para brasileiros é obrigatório, mas não é necessário ser apresentado por portadores de visto válido dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Espaço Schengen e Japão. Os cidadãos com passaportes diplomáticos, oficiais e de serviço vigente também não precisam de visto para viajar ao país por até 90 dias.

Apenas o visto basta para entrar no México?

Antes de saber como e onde tirar visto mexicano no Brasil, saiba que este não é o único documento necessário para entrada no país. O passaporte é outra exigência e deve ser apresentado com no mínimo 6 meses de validade a partir do primeiro dia de viagem. 

Apesar de não ser um requisito obrigatório, o seguro viagem também pode complementar a proteção do viajante. Ele é recomendado pelas autoridades nacionais como forma de amparar o imigrante em um território novo, em que muitos não sabem o idioma local e podem enfrentar imprevistos, como emergências médicas.

Como tirar o visto mexicano no Brasil?

Para obter o visto mexicano para brasileiros, é necessário iniciar a solicitação on-line a partir da criação de uma conta no site do governo do México. Com o cadastro concluído, clique em “programar”, selecione o consulado de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília e preencha os dados pessoais. 

Ao concluir essas etapas, o site libera as datas de agendamento. Esse é o primeiro desafio no processo de solicitação do visto. Os consulados estão sobrecarregados e não possuem datas próximas, e, geralmente, os dias disponíveis são somente para 2 meses à frente. Portanto, programe-se com antecedência!

Caso o agendamento não esteja liberado, fique de olho no site às quintas-feiras. Novas datas são disponibilizadas das 15h às 18h, e você tem mais chances de garantir sua entrevista. Para aqueles que conseguirem selecionar uma data, a próxima etapa é informar o tipo de visto e o horário desejado.

Com o agendamento garantido, é hora de separar a documentação requerida pelo governo mexicano: formulário do visto preenchido; original e cópia simples do passaporte dentro da validade; e original e cópia simples dos comprovantes empregatício e de renda. 

Este último pode ser demonstrado por meio de comprovante de emprego com no mínimo 1 ano (carteira de trabalho), de pensão ou aposentadoria; de contracheques/holerites dos últimos 3 meses (com valor acima de 5.600 reais em cada mês) — ou extratos (carimbados pelo banco) do mesmo período — ou de comprovante de posse de imóvel. 

Etapa presencial

Esteja no consulado com, no mínimo, 30 minutos de antecedência e apresente os documentos e o comprovante de pagamento da taxa, que deve ser quitada antes da entrevista. Se está em dúvida sobre quanto custa o visto mexicano, saiba que 51 dólares é o valor atual, mas pode haver alteração anual. 

Quanto tempo demora para ficar pronto?

Após a entrevista, o consulado retém o passaporte e a cópia dos documentos para análise. Os vistos aprovados são carimbados no mesmo dia e já podem ser retirados. Caso seja reprovado, o processo deve ser iniciado do zero, com mais um pagamento de taxa. 

Qual é a validade?

Agora que você sabe quanto tempo demora para sair o visto mexicano, deve estar se perguntando qual é a validade da autorização. Ele é válido por 180 dias ou 10 anos, a depender da comprovação financeira. Para o período de expiração maior, é necessário comprovar o saldo acima de 16.800 reais por mês em extrato bancário. 

Viaje para o México em segurança com a ComparaOnline!

Com nossas instruções, você já pode solicitar o seu visto mexicano para brasileiros e planejar sua viagem. Não se esqueça de contar com a ComparaOnline para garantir um seguro viagem com excelentes condições de pagamento e amplas coberturas!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Contrate seu seguro online pelo melhor preço!

Cotar meu seguro