Como fazer um mochilão na Europa? Saiba informações importantes antes de embarcar nessa aventura!

Um mochilão na Europa é uma aventura e tanto, não é mesmo? Na Compara, veja algumas dicas e informações importantes para fazer um!

Elisa Matos
Elisa Matos
31 de outubro 20223 min de leitura
mochilão na europa

Existem diversos tipos de viajantes, desde aqueles que preferem aproveitar o momento para descansar até os que gostam de viver uma aventura por dia. Se você se identifica mais com a segunda opção, fazer um mochilão na Europa é uma ótima opção!

Índice


    1. 1. Como começar a montar um mochilão?
    1. 2. Como economizar durante o mochilão
    1. 3. Faça um mochilão seguro com a ajuda da Compara!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Indicado para as pessoas que buscam desafios e novidades constantes durante a viagem, um mochilão é uma experiência única. No continente europeu, nem se fala. Você já pensou em cruzar diversos países sem ter problemas? Entenda melhor no conteúdo a seguir!

Como começar a montar um mochilão?

Não existe uma maneira certa ou errada de como fazer um mochilão pela Europa. No entanto, diferentemente do que muitas pessoas pensam, esse tipo de viagem exige um planejamento muito detalhado para evitar que o viajante passe alguns apuros no destino escolhido.

Isso porque o conceito principal do mochilão na Europa é conhecer o máximo de lugares possíveis em menos tempo. Por isso, os viajantes que embarcam nesse tipo de aventura costumam carregar muitas coisas necessárias para o período fora de casa em enormes mochilas (como o nome sugere).

Contudo, para isso ser possível, é necessário que as pessoas envolvidas na viagem estejam preparadas para se organizarem bem. Algumas coisas que precisam ser consideradas em um mochilão na Europa são:

  • visto(s) e documentos;
  • passagens aéreas de ida e volta;
  • destinos para conhecer na viagem;
  • tempo de estadia em cada local;
  • gastos com alimentação e estadia;
  • traslado entre destinos;
  • pontos turísticos a serem visitados.

Inclusive, um bom planejamento afeta quanto custa um mochilão pela Europa. Quanto antes você começa a organizar a sua viagem, melhor pode pesquisar sobre os destinos e as formas de economizar em cada um deles. 

Como economizar durante o mochilão

Para reduzir os custos da sua futura viagem ao continente europeu, a Compara separou algumas dicas importantes. Assim, você tem mais facilidade em se organizar para aproveitar a estadia ao máximo!

Visto(s) e documentos

Um ponto fundamental para qualquer viagem até a Europa é o visto. O tratado de Schengen conta com 26 países do continente. Por isso, para entrar na região, é preciso ter o visto Schengen. Você pode realizar a solicitação do documento em qualquer consulado que faça parte do acordo. 

Contudo, caso você planeje visitar um país que não faz parte do espaço onde o tratado é vigente, é preciso buscar o visto específico daquela nação. Além disso, para ser aceito na chegada, pode ser necessário apresentar outros documentos e comprovantes, como o seguro viagem do mochilão para a Europa, a passagem de volta, a reserva de acomodação, etc.

Passagens aéreas de ida e volta

Por menos aventureiro que seja, uma viagem para a Europa de mochilão sempre vai começar com uma passagem aérea. Por isso, é preciso buscar com antecedência o primeiro destino para desembarcar no continente. 

Tradicionalmente, os países com passagens mais baratas para quem sai do Brasil são Espanha e Portugal. No entanto, sempre pesquise outras localidades para não gastar mais dinheiro desnecessariamente. Para não repetir a estadia, na hora de escolher o voo de volta, uma dica é optar pelo aeroporto de uma cidade que você ainda não visitou.

Destinos durante a viagem

Agora, é a hora que os viajantes amam ou odeiam: decidir o roteiro do mochilão pela Europa. Esta parte tem que ser bem detalhada, considerando todos os países e as cidades que você planeja visitar em ordem cronológica. Assim, é possível ter uma visão completa do trajeto.

Tempo em cada destino

O tempo em cada destino importa bastante, ainda mais se você planeja viajar por vários países. Isso vai influenciar em outros pontos, como o itinerário, os gastos e até mesmo o visto, dependendo do período de estadia. 

Gastos com alimentação e estadia

Normalmente, as pessoas buscam fazer um mochilão na Europa com economia. No entanto, para isso acontecer, é preciso buscar boas soluções de alimentação e estadia. Viajantes costumam se hospedar em acomodações coletivas, como hostels, e comprar comida em supermercados, gastando menos dinheiro.

Traslado entre destinos

O traslado é um dos pontos que vai ditar o sucesso do seu mochilão. Isso porque, como a ideia é viajar de um país para outro, é preciso ter muita organização de horários para encaixar tudo no roteiro de uma maneira funcional. 

Com os seus destinos em mãos, utilize ferramentas específicas, como Omio, Rail Ninja ou Trainline, para garantir seus bilhetes de ônibus ou trem. Nunca deixe para comprar as passagens no momento da viagem. Além de não ser muito seguro, isso pode custar bem mais caro. 

Pontos turísticos a serem visitados

Com a parte burocrática de lado, é hora de escolher quais são os lugares que você deseja visitar em cada destino. Uma dica é utilizar os free walking tours, passeios onde você paga valores simbólicos para aproveitar pontos turísticos gratuitamente, acompanhado por um guia. Lembre-se de reservar dinheiro para locais pagos!

Faça um mochilão seguro com a ajuda da Compara!

Está pronto para embarcar no seu mochilão na Europa? Então, não deixe de contratar o melhor seguro viagem com a ajuda da ComparaOnline! Nosso comparador oferece as opções ideais para você fazer uma viagem tranquila. Conheça!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro