Confira o guia completo para se planejar para uma viagem para Uruguai

Precisa de dicas com a preparação para sua viagem ao Uruguai? Veja como funciona a documentação, os preços, o que fazer no país e muito mais!

Elisa Matos
Elisa Matos
20 de outubro 20223 min de leitura
Guia completo de viagem Uruguai

Mesmo sendo empolgante, o planejamento de uma viagem pode ser uma parte demorada e complicada de fazer. Para que você aproveite suas férias ao máximo, sem stress, desenvolvemos este guia de viagem para o Uruguai.

Índice


    1. 1. Documentação para entrar no Uruguai
    1. 2. Preço para viajar ao Uruguai
    1. 3. Como trocar o real para a moeda uruguaia
    1. 4. O que fazer no Uruguai?
    1. 5. Visite o Uruguai com tranquilidade!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Aqui, reunimos as informações mais importantes sobre sua viagem ao país uruguaio: documentos, hospedagem, passagens, segurança e como aproveitar. Por isso, continue a leitura e não deixe de voltar aqui caso tenha qualquer dúvida!

Documentação para entrar no Uruguai

Vamos começar com um assunto importantíssimo: os documentos para entrar no Uruguai. Muitos países da América do Sul assinaram um acordo comercial chamado Mercosul, que tem o intuito de favorecer a integração regional e comercial entre os países do continente, inclusive o Uruguai.

Dentre os acordos firmados pelo Mercosul, um deles favorece a circulação de turistas entre as fronteiras. Por isso, é possível viajar a turismo entre os países que assinaram o tratado utilizando apenas uma cédula de identidade em bom estado de conservação e, de preferência, com no máximo 10 anos de expedição. 

Portanto, não é necessário portar passaporte em sua viagem para o Uruguai. No entanto, é importante lembrar que a Polícia Federal brasileira não aceita CNH, OAB, CRM e certidões para ingressar em países do Mercosul. Outros documentos necessários são:

  • comprovação de reserva de hospedagem ou, se for ficar na casa de conhecidos, carta-convite;
  • comprovação de meios de subsistência durante o período da viagem: leve sempre dinheiro vivo e cartões de crédito.

Lembre-se de levar tudo impresso, em um lugar seguro e de fácil acesso. É importante reforçar que essas regras são válidas apenas para viagens a fins turísticos de até 90 dias. Outros tipos de viagem exigem outras documentações.

Preço para viajar ao Uruguai

Se você está buscando uma estimativa de quanto terá que desembolsar para viajar para o Uruguai, é importante que já tenha uma ideia geral de como imagina o seu passeio. Afinal, alguns viajantes preferem férias mais sofisticadas, enquanto outros buscam o máximo de aventura possível.

Para que você tenha uma média, a ComparaOnline considerou uma viagem de 7 dias, com seguro viagem e hospedagem em hotel 3 estrelas, com bom custo-benefício — o suficiente para garantir um passeio confortável a um casal com orçamento mediano.

Chegando em Montevidéu a partir de São Paulo, as passagens variam entre 1.500 a 2.500 reais por pessoa, segundo o Google Flights. Já a hospedagem pode ir de 250 a 400 reais por noite, a depender da localização na cidade. Por fim, um seguro viagem pode custar a partir de 7,60 por dia.

É possível economizar em sua viagem para o Uruguai com datas flexíveis ou até mesmo na acomodação, preferindo hostels ou outros tipos de hospedagem. Nesse sentido, mesmo os seguros viagem mais baratos oferecem as coberturas essenciais, então, nesse sentido, você pode se tranquilizar a respeito.

Como trocar o real para a moeda uruguaia

A moeda utilizada no Uruguai é o peso uruguaio, que, em maio de 2023, equivale a cerca de 13 centavos de real (1 real = 7,97 pesos uruguaios). O ideal é que você troque o que pretende gastar na viagem em uma casa de câmbio local para ter dinheiro vivo quando for necessário.

Por segurança, também leve cartões de crédito liberados para gastos internacionais (lembre-se de sinalizar ao seu banco que está indo viajar). Além disso, troque pelo menos um pouco de dinheiro antes de embarcar para não chegar ao país de mãos vazias. 

Garantir um chip pré-pago com Internet assim que chegar ao país faz parte das dicas ao viajar para o Uruguai. Assim, você não precisa pagar taxas abusivas de roaming no chip brasileiro e consegue se comunicar mesmo em locais onde não há Wi-Fi.

O que fazer no Uruguai?

Deixando as partes mais burocráticas de lado, é hora de descobrir o que fazer no Uruguai. O país é muito versátil e tem opções de turismo tanto no verão quanto no inverno. A depender da época do ano que você pretende visitá-lo, o estilo da sua viagem vai mudar muito.

No verão e na primavera, por exemplo, recomendamos que você conheça Punta Del Este, o destino mais famoso do país. Por se tratar de uma cidade litorânea, é melhor ir nos meses mais quentes do ano. Assim, você aproveita a cidade e as vistas paradisíacas. 

Já a capital Montevidéu é ideal em qualquer época do ano e oferece diversas opções de passeios turísticos e históricos. Outra cidade também muito famosa no país é Colonia del Sacramento. Esta é uma pequena cidade histórica que fica perto da Argentina, o que facilita a movimentação, caso você queira unir as viagens.

Visite o Uruguai com tranquilidade!

Agora que você já está pronto para a sua viagem para o Uruguai, não deixe de fazer o seu seguro viagem aqui, com a ComparaOnline! Temos diversas condições incríveis, para que você possa aproveitar o passeio por terras uruguaias com mais tranquilidade. Aproveite!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro