Você sabe qual é o Dia do Turista? Conheça essa e outras datas importantes para quem ama viajar

O Dia do Turista é uma das datas importantes para aqueles que amam viajar. Conheça-as aqui, na ComparaOnline, e saiba quando comemorar!

Elisa Matos
Elisa Matos
21 de junho 20233 min de leitura
dia do turista

Para quem gosta de viajar, qualquer data é motivo para colocar o pé na estrada e aproveitar um novo destino. Contudo, nada mais simbólico do que fazer isso no próprio Dia do Turista, não é mesmo?

Índice


    1. 1. Homenagem aos turistas
    1. 2. Outras datas importantes
    1. 3. Como aproveitar as datas comemorativas
    1. 4. Comemore o Dia do Turista com a Compara!

Contrate seu seguro viagem online!

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Comemorada no dia 13 de junho, a data especial prestigia todos aqueles que amam curtir as férias e feriados em diversos lugares do Brasil e do mundo. No entanto, esse não é o único dia em que essa atividade é homenageada em nosso calendário.

Por isso, abra seu roteiro de viagens do ano e se prepare para planejar comemorações em grande estilo! Conheça um pouco mais sobre essas datas a seguir e entenda a importância do turismo com a ComparaOnline.

Homenagem aos turistas

Turistas são parte fundamental da economia do mundo. Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil recebeu 3,63 milhões de visitantes estrangeiros só em 2022. Esse número só tende a crescer, visto que, no primeiro quadrimestre de 2023, o número de turistas em território nacional já tinha chegado a 75% desse total.

Representando 8,1% do PIB nacional, as belezas naturais e a riqueza cultural do Brasil são os principais atrativos para turistas. O estudo Gerência de Informação e Inteligência de Dados, da Embratur, diz que 571 atividades econômicas são movimentadas pelo consumo relacionado ao turismo no país.

Essa movimentação também acontece do Brasil para o mundo: cerca de 3 milhões de brasileiros fizeram viagens internacionais em 2022. Os principais destinos procurados foram:

  1. Buenos Aires (Argentina);
  2. Cancún (México);
  3. Santiago (Chile);
  4. Bariloche (Argentina);
  5. Punta Cana (República Dominicana).

A importância dos turistas, contudo, não é apenas econômica. O enriquecimento cultural é um dos principais benefícios que pessoas que gostam de viajar podem oferecer umas às outras. Assim, é possível estreitar laços entre países e criar um mundo mais unido. 

O que é um turista?

Perguntar o que significa turista pode parecer simples para muitas pessoas, mas é uma pergunta extremamente válida. Afinal, não é todo mundo que viaja que é considerado turista. 

Isso porque o turista é aquele que pratica o turismo, o que, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), é o movimento de pessoas por prazer para lugares fora do próprio local de residência. Viagens a trabalho, intercâmbios, etc. não são costumeiramente consideradas atividades turísticas. 

Outras datas importantes

Apesar de ser extremamente importante, o Dia do Turista não é a única data comemorativa relacionada ao turismo. Além dela, existem outros dois dias no calendário que podem ser reservados para o tema. 

Dia Nacional do Turismo

Ligado à criação do Parque Nacional do Iguaçu, o Dia Nacional do Turismo é comemorado no dia 8 de maio. A data foi determinada pela Lei 12.625/2012, em homenagem à solicitação de desapropriação das terras das Cataratas do Iguaçu para a criação de um parque.

Dia do Turismólogo

Um pouco mais à frente no calendário está o Dia do Turismólogo, dedicado a profissionais que estudam o que é turismo e as aplicações dessa atividade. A comemoração fica para o dia 27 de setembro e também é reconhecida oficialmente pelo Governo Federal. 

Dia Mundial do Turismo

Dia 27 de setembro não é um dia especial apenas para os turismólogos brasileiros. A data também marca o Dia Mundial do Turismo, comemoração determinada pela OMT, com origem no dia em que os estatutos da instituição foram publicados em 1970, na Cidade do México. 

Como aproveitar as datas comemorativas

Se você quer comemorar o Dia do Turista ou qualquer uma das outras datas que mencionamos em grande estilo, a Compara tem algumas dicas de viagem turística que podem ser valiosas. Com elas, seu passeio poderá ser ainda mais divertido, seja sozinho ou acompanhado!

Faça um roteiro

Criar um roteiro para organizar os locais que você irá visitar durante a sua estadia é uma ótima maneira de fazer uma viagem mais tranquila. Além disso, essa prática ajuda a economizar tempo e dinheiro, bem como facilita a previsão de orçamentos e possíveis alternativas em caso de imprevistos.

Contrate um seguro viagem

Falando em imprevistos, nem todos podem ser solucionados com uma mudança de roteiro. Por isso, para evitar que problemas inesperados se tornem maiores ainda, a contratação de um seguro viagem é essencial. Em alguns destinos, ele é obrigatório para turistas.

Pesquise sobre costumes

É muito importante conhecer os costumes de um lugar para que você tenha uma boa experiência durante a viagem de turismo. Por isso, tente entender como os cidadãos locais se comportam, quais são os hábitos deles, o que é considerado desrespeitoso, etc. 

Planeje com antecedência

Viagens que são planejadas com antecedência costumam ser melhor aproveitadas do que aquelas feitas de última hora. Por isso, sempre procure se planejar com alguns meses de antecedência para assegurar tudo o que precisa com tranquilidade.

Comemore o Dia do Turista com a Compara!

Se você quer aproveitar ao máximo o Dia do Turista, não pode deixar de viajar! Para ter segurança nos seus destinos favoritos, veja as opções de seguro viagem que a ComparaOnline oferece e aproveite seu passeio!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Contrate seu seguro viagem online!

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro