Conheça um pouco sobre a cultura da Alemanha e se apaixone ainda mais pelo país

Conhecer a cultura da Alemanha é essencial se você quer conhecer o país. Veja alguns destaques que o blog da ComparaOnline separou!

Elisa Matos
Elisa Matos
15 de fevereiro 20233 min de leitura
cultura da alemanha

Uma das partes mais gratificantes e enriquecedoras de viajar é conhecer os costumes e tradições de outros países. A cultura da Alemanha, por exemplo, é uma das que está permeada no Brasil, especialmente no Sul do país — e não estamos falando só da famosa Oktoberfest.

Índice


    1. 1. As culturas alemãs
    1. 2. Costumes alemães
    1. 3. Festivais
    1. 4. Culinária
    1. 5. Música
    1. 6. Viaje para a Alemanha com segurança com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Por isso, antes de planejar uma viagem para o país europeu, que tal saber um pouco mais sobre ele? Ao conhecer os aspectos culturais da Alemanha, você poderá não somente ter um novo olhar sobre o país, mas compreender um pouco mais sobre o povo alemão como um todo. Então, venha com a ComparaOnline!

As culturas alemãs

A Alemanha é um país com mais de 350 mil km² de área situado na Europa. Mas não é só isso: é um local cujos povos datam de mais de mil anos de história, mesmo que o Estado em si só tenha sido fundado no século XIX.

Dessa maneira, é impossível falar da cultura da Alemanha como se ela fosse única. A pluralidade no país é gigantesca, por isso é importante levar em consideração a riqueza de costumes, tradições e hábitos que existem em todo o território. 

A prova disso é que, se você perguntar para um conhecido sobre as tradições do país europeu, a pessoa provavelmente falará algo sobre linhas de roupas tradicionais, dança e muita cerveja. Isso é algo majoritariamente visto em apenas uma região da Alemanha, conhecida como Baviera.

Então, a ComparaOnline separou alguns hábitos culturais da Alemanha que são mais famosos e reconhecidos, de certa maneira, pelo país todo. Assim, você terá mais facilidade em interagir no local e até mesmo ir a fundo e descobrir mais detalhes.

Costumes alemães

Para falar da cultura de um país, especialmente quando pensamos em visitá-lo, é importante começarmos com os seus costumes. Muitas vezes, algo que parece um absurdo sob nosso olhar pode ser completamente normal para uma pessoa nativa, pois faz parte dos costumes alemães

Pontualidade

Nada de marcar às 13h para chegar às 15h e começar a festa às 17h. Uma das características principais da cultura da Alemanha está no respeito às regras e na pontualidade. Por isso, é importante que você chegue sempre no horário combinado quando tiver algum compromisso.

Tolerância religiosa

A tolerância religiosa é um dever de qualquer cidadão, mas, na Alemanha, esse aspecto é ainda mais forte. Apesar de ser predominantemente católico, grande parte da população do país está vinculada ao Protestantismo, pois é o berço da Reforma Protestante. Além delas, outras diversas religiões coexistem pacificamente no local.

Preservação ambiental

Antes de visitar o país, é fundamental que você conheça como funciona a reciclagem na Alemanha, pois a preservação da natureza é um assunto sério lá. O governo está constantemente criando políticas públicas para diminuir o impacto ambiental.

Festivais

Todo povo gosta de festas, e não é diferente com os alemães. Por isso, é comum que alguma região do país esteja promovendo festivais ao longo do ano. A Oktoberfest, que é o mais conhecido deles, acontece em Munique, por volta do final de setembro e começo de outubro.

Outra opção tradicional é o Carnaval (Karneval ou Fasching), que é comemorado quase ao mesmo tempo que a festa brasileira, mas tem um visual bem diferente. E, para quem gosta de gastronomia, o Wurstmarkt é um festival com foco em nada mais, nada menos do que salsichas!

Culinária

Diversos pratos que aproveitamos no Brasil têm origem na Alemanha. Apesar de terem sido modificados com passar dos anos, se você planeja visitar o país europeu, não pode perder as delícias gastronômicas do local. 

Alimentos defumados e condimentados, como salsichas e linguiças, são o forte da culinária alemã. Pães, batata e, claro, cerveja, também não podem faltar no cardápio de quem for viajar pra lá.

Música

Uma das curiosidades sobre a cultura da Alemanha é que o país é extremamente mundial. Você pode não imaginar, mas existem diversos artistas que você já ouviu cuja origem é alemã. Para quem gosta de música clássica, Bach e Beethoven estão entre eles. 

Já para aqueles que preferem rock e heavy metal, o país também é um tesouro. Um dos nomes que se destacam é o da banda Tokio Hotel. Além disso, outro gênero muito popular no país é o techno-dance, com artistas como Zedd, DJ Robin Schulz e Cascada.

Viaje para a Alemanha com segurança com a ComparaOnline!

Depois de conhecer mais sobre a cultura da Alemanha, você provavelmente já está com vontade de visitar o país, não é mesmo? Pois saiba que isso é muito mais fácil se você contar com a ajuda da ComparaOnline para escolher o melhor seguro viagem para você e todos os seus acompanhantes.

Basta você acessar o comparador de seguros viagem e fornecer as informações necessárias. Com isso, vamos mostrar os melhores planos para você de acordo com as suas necessidades, com opções completas, baratas e de ótimo custo-benefício. Aproveite a visita ao nosso blog e conheça!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro