Como fazer um seguro viagem? Veja o nosso passo a passo e entenda como é simples

Aprender como fazer um seguro viagem é muito mais simples do que a maioria das pessoas imagina. Saiba mais aqui, na ComparaOnline!

Elisa Matos
Elisa Matos
06 de março 20233 min de leitura
como fazer seguro viagem

Muitas pessoas acabam deixando a segurança de lado porque não sabem como fazer um seguro viagem. Algumas, inclusive, preferem deixar esse benefício de lado porque não querem lidar com a infame burocracia do processo de contratação desse serviço.

Índice


    1. 1. A importância de um seguro viagem
    1. 2. Antes de contratar o seguro viagem
    1. 3. Passo a passo para contratar um seguro viagem
    1. 4. O que considerar na hora de escolher o plano
    1. 5. Contrate seu seguro com facilidade na Compara!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Se você é uma dessas pessoas, é hora de desmistificar o que conhece sobre um seguro viagem. Veja a seguir como contratar esse serviço é simples e pode te livrar de muita dor de cabeça durante o seu passeio!

A importância de um seguro viagem

Imagine que você está fazendo a viagem dos seus sonhos e acaba contraindo uma gripe que te deixa de cama por três dias seguidos. Agora, pense em toda a programação que você fez e os lugares incríveis que tinha planejado conhecer e que não terá mais tempo de ir.

E isso não é o pior! Se você precisar de atendimento médico, pense em toda a dificuldade de buscar ajuda em uma língua estrangeira, além do preço da conta ao final da consulta. É uma situação extremamente delicada, porém, mais comum do que se imagina.

Segundo dados da Ipsos Public Affairs, apenas 0,5% da população tem algum conhecimento sobre como fazer um seguro viagem, e é por conta disso que essa história se repete tanto. Esse serviço irá te proteger caso você precise de uma variedade de assistências, desde aquelas relacionadas à saúde até as jurídicas. 

Essas assistências, que são o que o seguro viagem cobre, são chamadas de coberturas. Na hora da contratação, você poderá observar tanto quais são elas como o valor máximo que o seguro oferece em cada uma. Isso varia de acordo com a seguradora e o plano que você escolher.

Antes de contratar o seguro viagem

Antes de aprender como contratar um seguro viagem, é importante que você saiba como escolher o serviço ideal. Primeiro, pesquise nos sites oficiais do país que irá visitar se existe alguma exigência para a contratação do serviço. 

Além disso, leve em consideração as atividades turísticas que irá realizar no destino e contrate um seguro que as cubra. Se você for fazer algum esporte radical, como trekking, corrida, mergulho, esqui ou surf, recomendamos que tenha um seguro viagem com cobertura para esses esportes.

Observe também qual valor o seguro vai dispor para acidentes relacionados à prática desse esporte, pois, em alguns casos, o valor é bem baixo. Certifique-se de que realmente estará protegido antes de contratar o plano.

Falando de valores, lembre-se de adicionar o serviço para você e seus acompanhantes no orçamento total da viagem. Um seguro viagem internacional custa, em média, menos que 5% do valor da viagem em si. É uma quantia pequena em comparação ao que as contas hospitalares podem chegar.

Passo a passo para contratar um seguro viagem

Agora que você já está melhor familiarizado com o conceito de seguro viagem nacional e internacional, é hora de aprender como fazer um seguro viagem. Assim como outros tipos de serviço parecidos, você precisará de um corretor para te ajudar na mediação, mas isso é mais simples do que se imagina.

A Compara é uma corretora de seguros que não só te ajuda nesse processo, mas também oferece suporte na escolha do serviço ideal. Em nosso site, você consegue comparar as opções disponíveis com base na necessidade da sua viagem e, assim, escolher o plano ideal. Veja como:

  1. preencha os dados com informações básicas sobre a sua viagem;
  2. compare as ofertas na tela do seu computador — veja preço, coberturas e assistências;
  3. escolha o plano ideal e contrate na mesma hora;
  4. faça o pagamento em até 12x sem juros;
  5. assine a apólice e receba o voucher.

Viu só como é simples? Você pode fazer o processo todo por si só ou contar com a ajuda de um de nossos especialistas. Após a contratação, a apólice será enviada para você por e-mail ou por WhatsApp, se preferir.

O que considerar na hora de escolher o plano

Por conta da quantidade de planos disponíveis, é comum ficar em dúvida sobre qual deles escolher. Pensando nisso, separamos alguns aspectos que deve levar em conta na hora de garantir a melhor cobertura para você e seus acompanhantes:

  • assistência médica;
  • seguro saúde;
  • overbooking;
  • extravio e roubo de bagagem;
  • assistência 24h;
  • responsabilidade civil ou danos a terceiros.

Lembre-se que para evitar surpresas desagradáveis em caso de eventualidades, é importante ler todas as cláusulas do seguro viagem com atenção. Alguns planos podem ter coberturas especiais que outros não têm, por isso, esse cuidado extra antes de contratar o plano é essencial.

O seguro viagem é uma questão de prevenção e segurança, principalmente para quem pretende sair do país. O serviço chega a ser exigido para ingresso em alguns países da Ásia e da Europa. Dessa forma, nunca deixe-o de lado. Em caso de dúvidas, sempre conte com a ajuda de um especialista.

Contrate seu seguro com facilidade na Compara!

Agora que você já sabe como fazer um seguro viagem, não tem porque perder tempo! Acesse nosso comparador e contrate o seguro ideal com a ajuda da ComparaOnline. Temos diversas opções para você escolher!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro