Seguro cobre bateria? Vale a pena acionar o seguro?

Ficou sem bateria no carro e não sabe se vale a pena acionar o seguro? Saiba como funciona essa assistência aqui!

Larissa Ferreira
Larissa Ferreira
29 de março 20223 min de leitura
chamar o seguro por uma bateria arriada

O que fazer quando o carro não quer pegar? Pior, já pensou se isso acontecer no meio da estrada? Mesmo sem uma causa aparente, quando o carro para de funcionar o motivo pode ser a bateria. Antes de fazer qualquer coisa, você já pensa em entrar em contato com o seguro automotivo. Mas o seguro cobre bateria arriada?

Índice


    1. 1. Como saber se a bateria arriou?
    1. 2. O seguro cobre bateria arriada?
    1. 3. Vale a pena chamar o seguro por uma bateria arriada?

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

O Seguro Auto pode auxiliar você na resolução desse tipo de situação. Quer saber se o seguro cobre bateria? Então acesse esse conteúdo e veja como identificar se a bateria arriou, o que fazer nesse caso e se vale a pena acionar o seguro para trocar a bateria. Confira a seguir! 

Como saber se a bateria arriou?

Não é uma tarefa muito fácil identificar quando uma bateria veicular acaba. Isso porque não há nenhum aviso luminoso no painel, ou nenhum indício muito forte de quando isso vai ocorrer. Esse é o grande problema, não tem como saber exatamente quando a sua bateria vai descarregar e te deixar na mão. 

Uma bateria de carro comum dura em média 2 anos. Porém, a depender do uso, pode chegar a durar até 4 anos. A sua durabilidade vai variar de acordo com a frequência que você usa o veículo. Se você usa o carro diariamente, a bateria pode durar mais. 

Mas então o carro não quer pegar, como saber se a bateria acabou? O teste mais certeiro para verificar a bateria é fazer a famosa ‘chupeta’. A chupeta é uma ligação elétrica feita entre duas baterias de veículos. Você vai precisar de um cabo especial pra isso. Ligue os terminais da sua bateria através dos cabos, em outra bateria. Se o carro funcionar e der a partida, é porque o problema era mesmo com ela. 

Porém, ela pode ter descarregado momentaneamente, caso você tenha esquecido ligado alguns componentes do carro que consomem energia. Exemplo, se você esqueceu o farol aceso, ou as luzes internas. Portanto, verifique se a bateria esgotou e precisa de troca, ou se apenas descarregou momentaneamente. 

Assim que desconectar a chupeta, ande um pouco com o carro e depois pare e desligue o motor. Veja se a bateria volta a funcionar ou se ela acabou mesmo. Para ajudar, observe a validade da bateria para ter uma noção de quando ela poderá vencer. 

Lembrando que a bateria pode estragar por outros motivos, mas nesses casos é melhor procurar um especialista. Mas se a sua bateria arriou mesmo, o seguro cobre a bateria? E se cobrir, vale a pena acionar o seguro para resolver esse problema? Explicamos a seguir. 

O seguro cobre bateria arriada?

O seguro de carro conta com planos de assistência para emergências como: problemas mecânicos, elétricos, pane seca, perda de chaves e troca de bateria. Nesses casos, a seguradora enviará um mecânico ou um reboque. Então se a bateria do seu carro morrer, um mecânico será deslocado até você para prestar assistência.

Nesse caso, o seguro não irá pagar por uma bateria nova, mas poderá dar uma carga para você chegar a um local onde vende baterias. Existem seguradoras também que, ao enviar o prestador de serviço, já sabendo que pode ser a bateria, elas enviam uma opção de bateria para ser comprada. Mas de qualquer modo, você precisará pagar por uma bateria nova.

Esse tipo de cobertura 24 horas serve também para casos de pneu furado e carros sem estepe. Nesses tipos de ocorrência é possível entrar em contato com a empresa e solicitar o atendimento. Para esses casos e, inclusive para bateria arriada, esse tipo de serviço não conta como sinistro.

Na hora de contratar o Seguro Auto não esqueça de verificar os tipos de assistência 24 horas oferecidos pelas seguradoras. Existem diversos planos que contam com serviços de guinchos, pane elétrica, pane seca, troca de pneu, táxi, chaveiro, carro reserva, etc. A assistência 24 horas pode te auxiliar em muitas situações do dia a dia. 

Vale a pena chamar o seguro por uma bateria arriada?

Esse tipo de cobertura vale a pena e não conta como sinistro. Em situações de emergência, principalmente durante uma viagem, qualquer contratempo pode gerar muita dor de cabeça. Além disso, o valor dos reparos posteriormente pode ficar mais caro do que o que seria pago mensalmente para a seguradora. Por isso vale a pena contratar essa assistência 24 horas, mesmo que encareça o pacote.

O mais recomendado é ler todos os termos do seguro do automóvel para se certificar de todos os detalhes e de quais tipos de situações serão cobertas. Inclusive, a maior vantagem de comprar um seguro online é a possibilidade de analisar os mais diversos planos com muito cuidado e detalhes sem precisar sair de casa.

O processo de pesquisa e compra online não apenas otimiza o tempo, como dá a possibilidade de aquisição de seguros mais econômicos e condizentes com cada bolso e perfil. No nosso comparador de Seguro Auto é possível cotar online totalmente grátis e conseguir a melhor oferta para você e seu veículo.

E ai? Vale a pena chamar o seguro por uma bateria arriada? A gente acha que sim! ;) Para mais dicas, acompanhe nosso conteúdo.


Larissa Ferreira
Autor

Larissa Ferreira

Sou formada em comunicação social e sou especialista em seguros. No entanto, com o tempo, me aproximei mais de Seguro Auto e aprendi muito sobre os tipos de veículo, manutenção e cuidados.

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro