< Volver a Viagem

Vai viajar para o exterior? Descubra como e onde trocar dinheiro!

Quer saber como e onde trocar dinheiro para as suas próximas viagens internacionais ? Confira as dicas aqui, no blog da ComparaOnline!

Escrito por Pedro Da Silva

Quando se inicia o planejamento de uma viagem internacional, muitas variáveis devem ser consideradas para evitar imprevistos. Além da reserva de passagens, hospedagem, compra de seguro viagem e definição do roteiro, é preciso saber como e onde trocar dinheiro

A troca de dinheiro é essencial para realizar transações financeiras no país de destino e pode ser realizada em diversos locais, seja no Brasil ou no exterior. É recomendado, no entanto, que tal operação seja feita antes da viagem, para evitar  as altas e, às vezes, irregulares taxas de câmbio.

Para quem irá viajar ao exterior, a leitura deste guia prático de como trocar dinheiro é indispensável, pois são informações que te ajudarão a entender esse processo. Confira e prepare-se corretamente para sua viagem internacional!

Onde trocar dinheiro?

Existem 3 opções seguras para realizar a troca de moedas: nos bancos, nas casas de câmbio e nos aeroportos. A maioria dos locais aceita somente dinheiro em espécie, mas algumas exceções também permitem o uso de cartão de crédito. A seguir, saiba onde trocar dinheiro.

Bancos

As instituições bancárias trabalham com troca de moedas de todos os países, entretanto, o serviço está sujeito à disponibilidade. Antes de solicitar a conversão, é indicado ligar com antecedência para a agência escolhida, a fim de confirmar a possibilidade da transação e saber como trocar dinheiro no banco, seja pelo aplicativo ou presencialmente.

Aeroportos

Também é possível trocar dinheiro no aeroporto, nos balcões de câmbio existentes. O único ponto contra é que, usualmente, as taxas de conversão para a compra de moedas estrangeiras são elevadas, sobretudo se comparadas a bancos e agências.

Agências/casas de câmbio

Geralmente, ao perguntar para outros viajantes onde trocar dinheiro, a indicação costuma ser uma casa de câmbio. Esse é o método mais tradicional utilizado por quem deseja adquirir moedas estrangeiras. Assim como os bancos, é preciso confirmar a disponibilidade do serviço, especialmente quando os valores são elevados.

Para quem deseja trocar valores acima de 10 mil reais, é indicado realizar as transações por meio de transferência bancária, para garantir mais segurança tanto ao turista quanto à agência.

onde trocar dinheiro

Como trocar o dinheiro?

Se além de saber onde trocar dinheiro você também precisa de ajuda com o procedimento, saiba que não há com o que se preocupar. Os processos funcionam de forma semelhante e o valor em reais é vendido em quantidade igual à moeda estrangeira.

A instituição financeira calcula a taxa de câmbio sob o valor em reais, adiciona uma taxa de serviço e retorna o resultado de cálculo, na moeda estrangeira desejada. Portanto, o valor total tem o acréscimo de serviço de cada agência, o que faz a diferença no final da conversão. 

Uma boa dica antes de fazer a troca de moedas é acompanhar as taxas de câmbio para aproveitar as oscilações. O site do Banco Central do Brasil é o mais indicado para tal acompanhamento. 

O que é a taxa de câmbio?

A taxa de câmbio representa a diferença de valor entre a moeda do país de origem do viajante e a de outros locais ao redor do mundo. Por exemplo, 1 real corresponde a 4,94 dólares e a 5,42 euros. Ou seja, com uma moeda brasileira, é possível comprar esses valores em dólar americano e euro. 

Os valores oscilam diariamente de acordo com a movimentação financeira do mercado, como inflação e nível de investimento estrangeiro no país. Quanto mais as taxas variam, mais o poder de compra em moeda estrangeira é afetado, seja positiva ou negativamente.  

Por que é importante trocar o dinheiro?

A troca de moedas é essencial para realizar transações financeiras internacionais. Com o real, por exemplo, o viajante não consegue efetuar pagamentos nos países ao redor do mundo, pois cada um tem sua própria moeda. 

Sem o dinheiro do local da viagem, é possível fazer compras somente com cartões de crédito internacionais, que realizam o câmbio e cobram as taxas automaticamente. Apesar de ser prático, o valor final pode ser alto, já que a moeda oscila ao longo do mês e o valor a ser pago é o do câmbio do dia em que a fatura fecha. 

Alguns cartões possuem a facilidade de utilização da moeda local sem taxas adicionais. Para isso, é preciso abrir uma conta multimoeda e realizar a troca, que fica disponível para utilização em transações on-line e compras no cartão físico. 

Dica adicional para a segurança 

Assim como a troca de moedas, a compra de seguro viagem é de extrema importância para as viagens internacionais. Contratando uma assistência, o viajante estará segurado sob situações emergenciais, tais como necessidade de atendimento médico e respaldo jurídico.

Com o seguro, você não precisa se preocupar com gastos adicionais, pois pode selecionar o valor de cada cobertura e acioná-las durante a estadia no exterior. Caso utilize o próprio dinheiro em imprevistos que o plano cobre, é possível solicitar o reembolso. 

Planeje sua próxima viagem na ComparaOnline!

Já sabe onde trocar dinheiro e quer garantir outro passo importante para seus passeios no exterior? Conte com a ComparaOnline para contratar um seguro viagem que atenda às suas necessidades e te ajude diante de imprevistos!