< Volver a Viagem

Novo Coronavírus – Tem viagem marcada ou está voltando de algum país afetado? O que fazer!

Saiba quais medidas adotar para diminuir as chances de contágio e conheça as recomendações para os viajantes que voltam de países afetados pelo vírus.

Escrito por Cecilia Alberigi

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, os brasileiros devem reavaliar a necessidade da viagem para países afetados pelo novo coronavírus.

No entanto, caso seja impossível adiar a viagem, é fundamental redobrar os cuidados com a saúde e seguir a risca as medidas de precaução padrão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão, especialmente antes de ingerir alimentos, após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como mercados, shopping, cinemas, teatros, aeroportos e rodoviárias. Se não tiver acesso à água e sabão, use álcool em gel a 70
  • Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir
  • Higienize as mãos após tossir ou espirrar
  • Evitar tocar a mucosa da boca, nariz e olhos
  • Use lenços descartáveis
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e outros utensílios
  • Evite contato próximo com pessoas ou animais que apresentem sinais ou sintomas de infecções respiratórias
  • Evitar turistar em locais com registros de transmissão de casos suspeitos ou confirmados para a infecção humana pelo novo Coronavírus
  • Evitar o consumo de produtos de origem animal cru ou mal cozido  
  • Caso seja necessário, informe ao atendimento no serviço de saúde detalhadamente o histórico da viagem e os sintomas
  • Lembre-se que notas de papel moeda e aparelhos celulares podem ser fontes de contaminação e por isso é fundamental reforçar a higienização das mãos

Meu seguro viagem oferece cobertura para o Coronavírus?

Nem todas as seguradoras oferecem cobertura a casos relacionados a surtos e pandemias, mas todas elas são obrigadas a prestar o primeiro atendimento emergencial até que o diagnóstico do novo Coronavírus seja confirmado.

Dessa forma, é importante  consultar a apólice e as condições gerais ou entrar em contato com a seguradora antes da viagem.

Na Compara você tem a opção de contratar o seu Seguro Viagem para garantir cobertura completa até mesmo em casos de Coronavírus com a seguradora Assist Card.

Vale destacar que o cliente pode cancelar seu Seguro Viagem com até 24 horas antes da viagem sem qualquer prejuízo. Basta nos enviar um e-mail para meajuda@comparaonline.com para que possamos atendê-los melhor e mais rápido.

Toda as informações atualizadas sobre as companhias de Seguro Viagem e coberturas podem ser encontradas em nosso Help Center.

Recomendações aos brasileiros que estão retornando ao Brasil  

Se você esteve em algum dos países afetados pelo novo Coronavírus e apresentar febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico imediatamente e informe o histórico da sua viagem, incluindo os locais visitados.  

Além disso:

  • Evite o contato com outras pessoas se apresentar sinais ou sintomas respiratórios
  • Siga as medidas de precaução padrão

É importante saber também que o vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Posso fazer o teste para saber se estou com o novo Coronavírus?

Os testes para identificar o novo Coronavírus já estão disponíveis na rede pública e privada de saúde.

Contudo, a recomendação do Ministério da Saúde é que os médicos avaliem primeiramente o quadro clínico do paciente para então solicitar, ou não, o exame.

Os testes não são aplicados de forma geral e para qualquer pessoa. A recomendação é o exame seja feito apenas para casos de pacientes com histórico de viagens a países com transmissão local e que apresentem ao menos dois sintomas (febre, dificuldade respiratória e/ou tosse).

Você tem uma viagem programada para os próximos meses?

Caso seu voo tenha sido cancelado ou reagendado, você pode solicitar a alteração nas datas do seu Seguro Viagem.

Basta enviar um e-mail para meajuda@comparaonline.com antes do início da vigência do seu seguro para utilizar o crédito assim que a nova data da sua viagem for marcada.

Por outro lado, se você não conseguir retornar ao Brasil, saiba que é possível estender a sua cobertura. E lembre-se, é fundamental que você esteja protegido o tempo todo enquanto estiver no exterior.

Se você ainda tem dúvidas, acesse o Help Center e encontre mais informações sobre as companhias e suas coberturas. 

Não hesite em nos contactar caso precise, estaremos sempre lá para ajudá-lo.

Leia também: O que é Coronavírus? Quais os sintomas, como diagnosticar e prevenir