< Volver a Viagem

Como planejar uma viagem?

Escrito por Pedro Da Silva

Você sabe como planejar uma viagem sozinho? Pode parecer uma missão muito difícil mas não é; só precisa de dedicação e pesquisa. Com a ajuda da internet, das ferramentas de busca e dos muitos blogs é possível saber como planejar uma viagem e montar todo o roteiro, seja nacional ou internacional, sem a ajuda de profissionais especializados. Confira algumas dicas de como planejar uma viagem e já comece a sonhar com o próximo destino!

Por onde começar o planejamento?

O primeiro passo ao pensar em como planejar uma viagem é definir o destino. Com o local decidido fica muito mais fácil fazer todas as pesquisas e ter foco. Se você está em dúvida de onde quer ir, converse com amigos que tem gostos similares aos seus e peça indicação de lugares que eles já foram e recomendam.

Com o destino definido, é hora de escolher a melhor época para ir. Se você tem disponibilidade para escolher a data das suas férias e não tiver filhos em idade escolar, dê preferência para as épocas de baixa temporada, pois isso pode significar uma boa economia ao custo final da viagem.

Quanto tempo antes começar?

Não há uma regra de quanto tempo antes você deve começar a planejar uma viagem, mas quanto maior a antecedência maior será o seu tempo de pesquisar sobre o local, ler opiniões de pessoas que já foram para lá e montar um roteiro bacana. Investir no tempo do planejamento é saber como planejar uma viagem.

A antecedência também é importante na hora de comprar as passagens. Neste post te ensinamos a como encontrar voos mais baratos. O monitoramento deve começar o quanto antes para que você consiga inclusive montar uma estimativa de custos e se preparar para os gastos que terá ao longo da viagem. Os sites Decolar.com; Google  e Submarino são ótimas opções para pesquisa de passagens baratas.

O cenário ideal é sair de férias com a viagem totalmente paga e de preferência com o dinheiro para gastar lá reservado. Assim você volta pra casa apenas com boas recordações e não com uma dívida a ser paga ao longo dos meses.  Para isso estabeleça um valor a ser gasto e comece a juntar desde já! Sabe o lanche na padaria 3 vezes por semana com os colegas do trabalho e que custa R$5,00? Se você optar por levar lanches de casa, somente cortando este gasto, você terá uma economia de R$360,00 em 6 meses.

Onde encontrar informações sobre viagens na internet?

Felizmente podemos contar com a internet para nos ajudar a como planejar uma viagem. Com ela já é possível viajar antes mesmo de sair de casa.

Para pesquisar sobre hotéis o Booking é um grande aliado em como planejar uma viagem, pois ele avalia desde os hotéis 5 estrelas até os albergues em todo o mundo. Por ser um site colaborativo, você consegue ver a opinião de pessoas que tem o mesmo perfil que você e que já se hospedaram no local e com isso fazer uma escolha acertada.

Além dele não deixe de pesquisar no TripAdvisor, que além das opiniões apresenta fotos reais dos viajantes. Essa é uma boa forma de não ser enganado pelas fotos lindas e profissionais dos sites que conseguem transformar um quarto de 10m² em um lugar aparentemente enorme. Se o orçamento estiver mais curto pesquise pelo aluguel de quartos ou apartamentos no Airbnb, outro aliado para saber como planejar uma viagem e com economia.

Outra fonte de dicas de como planejar uma viagem são os blogs de turismo. Pesquise por roteiros para a quantidade de dias que você vai ficar; o que é imperdível na cidade; as comidas típicas; opções de passeios gratuitos mas igualmente legais; a melhor forma de se locomover na cidade e até os melhores meses para visitar o destino. Blogs de brasileiros morando no destino escolhido também são ótimos pois eles possuem gostos mais similares aos seus e entendem do que você precisa.

Resumindo, a melhor forma de saber como planejar uma viagem é se dedicando a uma boa e profunda pesquisa sobre o destino! Chegar a um lugar já conhecendo um pouquinho dele e sabendo o que esperar é muito bom para não perder dias “tentando se encontrar”. Mas também não fique totalmente preso ao roteiro programado, se permita perder por ruas, sabores e cheiros, pois ai sim você conseguirá conhecer o destino escolhido na essência.

Por fim, mas não menos importante, não deixe de contratar um seguro viagem para os destinos fora do Brasil! Não economize neste item que pode fazer toda a diferença nas suas férias!