< Volver a Viagem

Viagens Internacionais: Alta do dólar faz brasileiros gastarem menos no exterior

Escrito por Pedro Da Silva

As viagens internacionais feitas pelos brasileiros em 2015 tiveram de tudo, menos aquela tranquilidade na hora dos gastos.

Uma pesquisa do Banco Central mostra que os gastos dos brasileiros nas viagens internacionais de 2015 foram 32% menores que em 2014 e que isso se deve principalmente a alta do dólar que deixa as passagens aéreas e hospedagens muito mais caras, exigindo dos brasileiros apertar o cinto em todos os outros custos.

Em 5 anos, esse é o menor valor gasto em viagens internacionais feitas pelos brasileiros mas a alta do dólar também se refletiu nos gastos efetuados por estrangeiros que visitaram o Brasil.

Os turistas estrangeiros gastaram 14,6% menos que os que visitaram o Brasil em 2014, quando a Copa do Mundo ajudou a melhorar esse número.

Segundo o Banco Central, o Brasil fechou a conta das viagens internacionais em 2015 no vermelho, totalizando -11,51 bilhões de dólares, que ainda assim foi melhor que os resultados de 2014.

E com a estimativa de que o dólar este ano chegue a R$ 4,30, só será possível fazer viagens internacionais se abrirmos mão de alguns luxos e gastos que podem ser evitados. Só não é inteligente deixar o seguro viagem de lado pois qualquer problema em outro país sai muito mais caro do que ter um seguro, além de ser um dinheiro que você não recupera mas que com um seguro você pode recuperar.