Seguro viagem doença preexistente: como funciona a cobertura?

Quer saber como funciona o seguro viagem doença preexistente e utilizá-lo em seus próximos passeios? Leia o conteúdo!

Elisa Matos

Elisa Matos

02 de maio 20233 min de leitura

seguro viagem doença preexistente

Você já se perguntou se existe seguro viagem doença preexistente?  Essa é uma pergunta recorrente dos viajantes que estão iniciando o planejamento dos passeios nacionais ou no exterior. Afinal, é comum que os atendimentos médicos sejam necessários quando menos se espera.

Índice


    1. 1. O que o seguro viagem considera como doença preexistente?
    1. 2. O que o seguro cobre quando há doença preexistente?
    1. 3. Como contratar um seguro viagem com cobertura de doença preexistente?
    1. 4. Contrate um seguro viagem completo na ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Contrate seu seguro agora mesmo em poucos passos!

Cotar meu seguro

É provável que você já saiba por que é importante contratar um seguro viagem, mas há questões como esta que nem sempre estão claras. Dessa forma, é preciso esclarecer todos os pontos com atenção, para que a viagem não se torne uma enorme dor de cabeça. 

Para entender se o seguro viagem cobre doença preexistente e o que se enquadra neste quesito, a ComparaOnline preparou um artigo especial. Continue a leitura para saber como essa cobertura funciona!

O que o seguro viagem considera como doença preexistente?

Antes de saber como funciona o seguro viagem para essa finalidade, é importante atentar-se aos critérios da cobertura. As companhias consideram como preexistente toda e qualquer doença que começou antes da viagem, independentemente do conhecimento prévio do viajante, ou não, acerca da enfermidade. 

Por exemplo, se durante a viagem a pressão do viajante fica muito baixa e há o diagnóstico de anemia durante o atendimento, mesmo que o próprio paciente não saiba, a empresa ainda cobre os cuidados médicos. Isso porque a doença não foi desencadeada repentinamente durante os passeios, e sim desenvolvida anteriormente. 

No geral, doenças congênitas e hereditárias (contraídas desde o nascimento) se encaixam nesse quadro. Alguns exemplos que ilustram o que é uma doença preexistente são: alergias, câncer, AIDS, hérnia, diabetes, hipertensão, asma, bronquite, artrite etc. Tais condições costumam levar a crises que precisam de medicamentos para um tratamento seguro.

Como acionar a cobertura?

Como o seguro viagem cobre doença preexistente, o viajante pode acionar a seguradora em um dos canais de contato para utilizar o serviço. Para isso, há a opção de atendimento médico nas redes conveniadas ou reembolso das despesas em consultas de emergência. 

Em ambas as formas, o valor-limite a ser coberto pela companhia é definido durante a contratação do plano. As coberturas mais populares têm custos a partir de 10 mil dólares, e as mais completas, em 30 mil dólares. Alguns países, inclusive, possuem um valor predefinido como obrigatório, como 30 mil euros na Europa

O que o seguro cobre quando há doença preexistente?

A cobertura do seguro viagem para doenças preexistentes é de atendimento em episódios de crises que geram ao assegurado um quadro clínico de emergência ou urgência. Os planos são limitados às despesas necessárias, para que a pessoa se estabilize de forma que consiga prosseguir a viagem ou retornar ao país de residência. 

Tal assistência visa a garantir a prestação de serviços ou o reembolso de despesas médicas e hospitalares da pessoa segurada até o valor previsto na apólice (contrato). O tratamento precisa ter sido orientado e prescrito por um profissional médico habilitado. E, como já mencionado, o evento deve ter caráter emergencial, ocorrido exclusivamente durante o período da viagem. 

Entenda por casos emergenciais aqueles em que a pessoa necessita de atendimento imediato, pois corre risco de vida; e situações em que a pessoa não deve ficar sem receber atendimento, pois pode ter complicações, mas ainda não apresenta riscos letais.

Se, por exemplo, o viajante for diabético e tiver uma crise durante a viagem, ele será atendido e medicado a ponto de estar apto para continuar viajando ou voltar para casa, caso se trate de uma emergência e/ou urgência. Porém, se estiver se sentindo indisposto e quiser consultar um médico por precaução, este custo deverá ser arcado por conta própria. 

Além disso, o seguro viagem cobre doença preexistente, mas não prevê tratamento prolongado. Portanto, só pode ser utilizado até o momento em que o quadro clínico estiver estabilizado e o paciente esteja em condições de alta. Depois disso, não há mais obrigação da empresa de arcar com tratamentos eletivos ou medicamentos de uso contínuo. 

É preciso informar doença preexistente para contratar um seguro viagem?

É importante que você informe na hora de contratar o seguro que precisa de uma cobertura para doença preexistente e confira quais são as enfermidades cobertas pela companhia. Assim, caso já tenha um diagnóstico, pode se assegurar de atendimentos na viagem. 

Como contratar um seguro viagem com cobertura de doença preexistente?

Apesar de muitos viajantes saberem o que é o seguro viagem, nem todos sabem como contratá-lo. Na ComparaOnline, o processo é bem simples e rápido, iniciando com o preenchimento do formulário do comparador de seguros. Data de ida de volta da viagem, país de saída e destino, e quantidade de passageiros são algumas das informações solicitadas. 

Com esses dados, a lista de planos mais adequada é liberada. Os valores e as coberturas variam e a escolha pode ser feita respeitando o orçamento disponível e as melhores condições de uso. 

Após o pagamento, a apólice é encaminhada por e-mail e pode ser usada para consultar os canais de atendimento, que devem ser utilizados para acionar os serviços. 

Contrate um seguro viagem completo na ComparaOnline!

Faça a contratação de um seguro viagem doença preexistente na ComparaOnline de forma prática e rápida. Com o comparador do site, você seleciona o melhor plano para seus próximos passeios nacionais e internacionais, garantindo maior tranquilidade e segurança!


Elisa Matos

Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Contrate seu seguro agora mesmo em poucos passos!

Cotar meu seguro