Que um seguro viagem pode ajudar muito em situações inesperadas quando se está longe de casa, todos nós sabemos mas até que ponto ou como funciona necessariamente esta ajuda; ainda é a dúvida de muita gente. Nossa ideia hoje é esclarecer os pontos principais deste assunto. Vamos lá:

definição seguro viagem

Um serviço que garante a indenização de riscos cobertos no período da viagem, que envolve o embarque, permanência e retorno do destino; seja ele no Brasil ou no exterior.

coberturas seguro viagem

Isso vai depender do seguro escolhido, mas em geral, os seguros de viagem costumam oferecer as seguintes coberturas:

– Assistência médica-hospitalar: Cobre os gastos com saúde durante a viagem.

– Cancelamento da viagem: Quando previamente avisado à seguradora, essa cobertura indeniza o cliente caso ele precise cancelar a viagem.

– Interrupção da viagem: Esta cobertura reembolsa o cliente caso a viagem seja interrompida por emergências pessoais ou profissionais.

– Estadia prolongada: Se por algum inconveniente, como doença ou acidente, você precisar permanecer no destino.

– Assistência jurídica: Cobre gastos efetuados com algum problema em que você precisou da ajuda de advogados durante a viagem.

– Atraso de Voos: Caso o seu voo atrase mais do que o comum, fazendo com que você precise gastar com alimentação e estadia enquanto espera ou ocasionando a perda de uma conexão, a seguradora pode te ressarcir.

– Bagagem: Cobertura para aquele inconveniente chato de ter a bagagem extraviada, perdida ou que sofreu danos.

– Perda de documentos: Cobre os gastos efetuados para refazer os documentos perdidos durante a viagem.

Vale lembrar que cada uma destas e de outras coberturas possuem suas características previstas em contrato, por isso é muito importante saber os prazos e exigências do seu seguro em cada uma das coberturas oferecidas.

acionando o seguro viagem

–       Tenha anotado o telefone da Central de Atendimento. O que ajuda muito nesses imprevistos é que muitas seguradoras possibilitam que você ligue à cobrar.

–       Seja claro ao ligar para que a seguradora possa te auxiliar corretamente.

–       Independente do seu problema ter sido no embarque, com doença ou qualquer outro inconveniente, apresente o número da sua apólice (contrato do seguro) a quem te atender durante a viagem porque para ter o reembolso da seguradora você precisa comprovar cada serviço utilizado.

reembolso seguro viagem

30 dias após a apresentação de todos os documentos solicitados pela seguradora. Algumas coberturas podem ter prazos diferentes mas em geral, 30 dias é o tempo que leva. Quanto antes você enviar a documentação solicitada, melhor.

preço seguro viagem

O preço varia de acordo com a quantidade de dias da sua viagem e do tipo de cobertura escolhida, mas é mais barato do que se imagina. Para ter uma noção de valores, você pode comparar os serviços de várias seguradoras, clicando aqui. Assim já vai ter uma ideia de quanto ficaria para a quantidade de dias que pretende viajar.

seguro assistencia viagem

Seguro Viagem: Permite que você possa escolher o hospital aonde deseja ser atendido e que seja reembolsado depois, mas atenção: o valor de atendimento nesse local não pode ser maior que o valor designado na sua cobertura.

– Assistência Viagem: Só permite que você seja atendido nos estabelecimentos da rede credenciada.

seguro viagem obrigatório

– Nos 27 países europeus que integram o Tratado de Schengen. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça;

– Cuba também exige um seguro viagem.

– Austrália exige o seguro Overseas Students Health Cover (OSHC) para todos os estudantes de intercâmbio.

contratar seguro viagem

Através de agências de viagem, de alguns cartões de crédito que oferecem esse benefício e de bancos. Além disso, na Compara você pode comparar todas estas ofertas em nosso site e escolher a mais conveniente.