< Volver a Carros

Você sabe como funciona a película antivandalismo?

Escrito por Larissa Ferreira

Você já ouviu falar na película antivandalismo? Esse acessório pode aumentar a proteção dos vidros do seu carro em até 10 vezes. Leia nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

O uso da película antivandalismo vem se popularizando entre os motoristas, principalmente aqueles que moram em grandes centros urbanos. Isso porque o acessório é composto por lâminas de poliéster que podem aumentar a resistência dos vidros contra impactos, potencializando a proteção dos veículos em casos de assaltos.

Você está interessado em colocar a película antivandalismo no seu carro? Então, continue a leitura deste artigo para ver outros detalhes sobre o item e entender como ele funciona!

Como funciona a película antivandalismo?

A principal finalidade desse tipo de película, como o próprio nome já diz, é evitar que ladrões quebrem as janelas do carro para roubar pertences nos bancos dianteiros ou traseiros. O que acontece é que, mesmo que o vidro se rompa com a pancada, a película permanece e evita o estilhaçamento. Isso dificulta o acesso do ladrão ao interior do veículo.

Um benefício pouco comentado sobre esse acessório é a proteção em casos de acidentes de trânsito. Da mesma forma que a película protege o vidro e dificulta a quebra durante o roubo, ela impede que a janela se estilhace e machuque os passageiros em uma colisão.

Outras funções da película antivandalismo são: proteger contra 99% dos raios UV e rejeitar até 79% do calor do sol. Esse detalhe faz com o motorista tenha mais conforto visual ao volante, além de manter o ambiente mais fresco dentro do carro.

Qual espessura é recomendada e quais são as cores disponíveis?

A espessura dependerá do modelo do carro e do espaço disponível para a aplicação da película antivandalismo. O material pode ser mais fino, chamado de PS4 (com espessura de 0,1 mm), ou mais resistente — o PS10 (com 0,25 mm).

A cor pode ser transparente, espelhada ou escurecida (a mais comum). No entanto, para esta última, é preciso atentar à regulação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o limite mínimo de transparência nos vidros deve ser de 75% no para-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% nos traseiros.

Uma película muito escura, além de proibida por lei, pode dificultar a visão do motorista e o colocar em risco.

Quanto mais grossa for a película antivandalismo, mais difícil será a aplicação. A desmontagem do estofamento e a retirada da janela são passos importantes para garantir a eficiência do acessório, visto que ele deve ser colocado até o final do vidro — na parte interna da porta.

Esse detalhe garante que, caso a janela seja quebrada, não haja estilhaçamento e a película fique no lugar. O tempo para a secagem é de, pelo menos, 20 dias e a durabilidade desse acessório, desde que instalado por um profissional e da forma correta, pode chegar a 15 anos.

Quanto custa instalar a película antivandalismo?

O custo para a aplicação da película antivandalismo pode variar de acordo com a espessura do material e o tamanho do carro. Os preços oscilam entre R$ 600 e R$ 1.000, dependendo do tipo de película — quanto mais resistente, mais cara.

Como foi possível perceber acima, não há dúvidas de que a película antivandalismo é um investimento que ajuda a manter a segurança do carro, principalmente em assaltos nos semáforos, que costumam ser muito rápidos.

No entanto, é preciso considerar que esse acessório não blinda o automóvel e não é à prova de arma de fogo. Sendo assim, para garantir a segurança do veículo, o ideal é investir em um seguro que ofereça assistência sempre que for preciso.

Agora que você já tem informações sobre a película antivandalismo, que tal ver quais são as 4 coberturas de seguro auto que poucos sabem para que servem? Até a próxima!