< Volver a Carros

O que atrai e o que afasta os ladrões de carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Um dos maiores medos ao se comprar um carro é o de que seja roubado. Por isso, as dúvidas sobre o que atrai e o que afasta os ladrões são grandes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, estima-se que mais de 380 mil carros sejam roubados por ano no Brasil. Mas, afinal, como afastar ladrões e evitar viver esse pesadelo?

O que atrai o ladrão:

– A revenda das peças do veículo é uma das principais razões para roubos no Brasil. Os carros preferidos dos ladrões são os mais populares, por serem mais fáceis de revender peças.

– Isso não quer dizer que carros mais caros estejam fora do alvo, claro. Nesse caso, eles são roubados como uma forma de encomenda. Nessa situação, o ladrão não se importa com os acessórios ou objetos que possam existir em seu interior, querem apenas o modelo do carro. Adquirir o seguro do veículo tem como a principal vantagem a possibilidade de comprar um modelo igual com o dinheiro dado pela seguradora.

– A facilidade também conta muito na hora de decisão de roubo. Se o ladrão visualiza que o motorista está distraído, é um alvo mais fácil. A desatenção, principalmente quando o motorista usa o celular enquanto dirige (quando, por exemplo, está parado num congestionamento) é o cenário perfeito para o ladrão. Cenários como andar com vidro aberto, demorar a sair do veículo após estacionar, esperar alguém sair de casa com carro ligado são os alvos mais fáceis para a ação de criminosos.

– Já que muitas vezes o veículo pode ser roubado para ser usado em outro crime (como assaltos a empresas, comércio ou residências), os ladrões também buscam veículos com porta-malas grandes.

– O horário também conta. Os ladrões preferem roubar durante a manhã, porque possuem mais tempo para dirigir e distanciar-se. Locais com fácil rota de fuga, como avenidas ou ruas próximas a rodovias são os locais preferidos.

– Os adesivos que o carro possui são uma boa pista sobre a profissão do motorista. Um adesivo sobre uma certa profissão ou com declarações como “I love Apple” podem dar uma pista da condição social do condutor do veículo.

O que afasta o ladrão:

– Carros com cores neutras são mais fáceis de vender e chamam menos atenção. Portanto, os criminosos raramente optam por roubar carros com cores fortes. Um carro com a cor laranja, por exemplo, é mais fácil de ser localizado após o roubo.

– Apesar de ser uma indicação controversa, há especialistas que acreditam que o uso de película afasta o ladrão. Isso aconteceria porque o ladrão não pode ver quantas pessoas e quem está dentro do carro, fazendo com que tema a reação das pessoas.

– Carros blindados ou com outros equipamentos de segurança também passam longe do radar do ladrão. São mais difíceis de desmontar e revender, além do risco de serem facilmente encontrados, no caso da utilização de rastreadores.

– Estacionar o veículo em locais movimentados e claros também inibe a ação de ladrões.

– Automóveis com menos acessórios também são menos roubados, porque não possuem peças que possam ser revendidas posteriormente.

Em qualquer um dos casos, um seguro do automóvel é extremamente recomendado para auxiliar em situações de emergência. Para uma pesquisa completa e mais ampla, o ideal é a pesquisa de seguros online.