< Volver a Finanças

Quanto rende a poupança?

Escrito por Larissa Ferreira

Já parou pra pensar se o rendimento da poupança vale a pena? Com a diminuição da taxa Selic e a queda da inflação, em 2017, especialistas voltam a ver com bons olhos a “boa e velha poupança”. Entenda quanto rende a poupança e quando ela é a melhor opção para as suas economias.

Como funciona a poupança?

A poupança é um investimento democrático que pode ser feito por qualquer pessoa, independente da classe social e idade. Abrir uma conta poupança tem custo zero, porque não há taxas administrativas. Outra vantagem deste investimento é que o rendimento da poupança não é taxado pelo Imposto de Renda. Para abrir uma conta poupança basta possuir um documento de identidade com foto, comprovante de endereço e CPF.

Mas é seguro investir na poupança? A poupança é considerada um investimento seguro porque seus investidores contam com o Fundo Garantidor de Crédito, FGC, que funciona como um “seguro indenizatório” no valor de até 120 mil reais caso o Banco da sua conta poupança decrete falência de um dia para o outro.

Para quem a rentabilidade da poupança é mais indicada? O rendimento da poupança é mais indicado para quem quer investir a longo prazo e ao mesmo quer ter liquidez, caso necessite do dinheiro para uma emergência. Outros fundos de investimento não te permitem resgatar o dinheiro antes do planejado.

Qual é o rendimento da poupança?

rentabilidade da poupança hoje funciona por meio de uma taxa pré-fixada de 0,5% ao mês. No entanto, a taxa de juros da poupança também sofre variações da Taxa Selic.

Leia: O que é Taxa Selic e como ela afeta sua vida financeira?

Como funciona a inflação?

Qual é a taxa de juros da poupança?

quanto rende a poupança

Rendimento da poupança com a taxa Selic igual ou acima de 8,5%  como falamos acima, gira em torno 0,5%.(6,17% a.a.), mais a variação da TR, Taxa Referencial.

Rendimento da poupança com a taxa Selic abaixo de 8,5%  sofre influência direta da taxa dos juros básicos da economia: a rentabilidade da poupança, aqui, passa a ser pós-fixada e os juros da poupança passam a ser referentes a 70% da Selic mais a Taxa Referencial.

Quando a rentabilidade da poupança é mais vantajosa?

Quanto menor a Selic mais vantajoso é investir na poupança. Isto acontece porque outros fundos de investimento também dependem das variações da Selic e com a queda na taxa básica de juros a rentabilidade do Tesouro e do Fundo de Renda Fixa, por exemplo,  ficam bem menos atrativas devido aos descontos provenientes de taxas administrativas e do imposto de renda.  Leia mais sobre: Rentabilidade da poupança: quando vale a pena investir

banner blog cartao (1)

Leia também:

Como proteger os seus investimentos da inflação?

7 sinais de que você está endividado

Você sabe quanto gasta com seu banco?

Compare antes de decidir! Conheça nosso comparador de produtos financeiro online!