< Volver a Finanças

O que é inflação e como funciona?

Escrito por Pedro Da Silva

Inflação é o assunto do momento. Todo mundo sabe que os preços tem subido mais a cada dia e que isso é consequência da inflação, mas será que você entende o que é a tal da inflação? Se pra você esse assunto ainda é um mistério, vamos desvendá-lo agora.

O que é inflação?

Segundo o “Economês”, é o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, ou seja, é a média do crescimento dos preços dos bens e serviços em um determinado período.

Como se calcula a inflação?

A inflação é medida através de uma pesquisa mensal que é feita pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, com o objetivo de medir como está o valor de determinado bem ou serviço neste mês, em relação ao mês e até aos anos anteriores.

O fluxo da pesquisa é feito dessa forma:

calculo da inflação

Quais são as consequências da inflação e como ela me afeta?

Se todos os preços dos bens, serviços, salários, lucros e outras coisas aumentassem de maneira equivalente, você não teria problemas, porém, as coisas não funcionam assim e como sabemos, onde alguns ganham, outros perdem. Seu salário pode ser o mesmo mas se os juros aumentaram, seu salário não será suficiente para cobrir as mesmas despesas de antes, essa é uma das consequências da inflação e que nos faz concluir que ela afeta o seu poder de compra.

Vamos outro exemplo prático de consequência da inflação e como ela pode afetar a sua vida: você já deve conhecer o Senhor Coruja. Ele adora fazer compras inteligentes e por isso sempre analisa os melhores preços do mercado e mostra no site para os clientes da Compara; assim todo mundo tem a chance incomparável de economizar.

O Sr. Coruja tem uma família que é composta pela Dona Coruja e seu filho, o Corujinha, que já estuda. Eles moram em São Paulo e mostraram pra gente alguns dos seus gastos mensais. Estes gastos estão separados por áreas, exemplo: onde diz Habitação, está a soma do aluguel, água, luz e condomínio. E o mesmo acontece com todos os outros valores. Veja como a inflação afetou o bolso da Família Coruja:

inflação afeta famílias

Como você percebeu, os reajustes de preços fizeram com que a Família Coruja passasse a gastar mais para consumir as mesmas coisas. O Salário do Sr. e da Dona Coruja não subiram, mas eles vão ter que fazer alguns ajustes no orçamento para conseguir pagar as contas que ficaram R$ 567,00 mais caras ao comparar com o mesmo período no ano anterior.

Como ocorre a inflação?

A maneira como ocorre a inflação é muito parecida a uma pessoa que está com dor de cabeça. A dor de cabeça é um sintoma que deixa claro que há um problema por trás dela. O mesmo acontece com a inflação, ela é um sintoma que precisa ser investigado para descobrir o que está causando esse aumento de preços. Os sintomas que causam a inflação são :  

– Gastos Públicos;

– Cartéis;

– Custos de Produção;

– Produção em Baixa;

– Indexação;

– Inércia.

Entenda como eles funcionam:


causas da inflação

E como controlar a inflação?

Existem várias políticas para isso, mas de uma forma simplificada, os governos podem tentar expandir a capacidade de produção de uma maneira que aumente a oferta de produtos e assim reduza os seus preços.

Dica:

O mais importante em tempos de inflação é fazer um bom uso do seu dinheiro, evitando compras por impulso e comparando os preços de cada um dos serviços que pretende contratar ou produtos que deseja comprar para escolher a oferta mais conveniente e assim manter o seu orçamento livre de dívidas.