Veja o passo a passo de como tirar visto americano

Aprender como tirar visto americano com antecedência pode evitar muitas dores de cabeça. Conheça os detalhes de cada etapa aqui, na ComparaOnline!

Elisa Matos

Elisa Matos

10 de outubro 20223 min de leitura

como tirar visto americano

O processo de como tirar o visto americano sofre alterações constantemente. Reformas políticas, mudanças no cenário global e muitos outros fatores podem ser determinantes nesta etapa tão importante nas viagens de brasileiros aos Estados Unidos.

Índice


    1. 1. Os tipos de vistos americanos
    1. 2. Passo a passo para tirar o visto americano
    1. 3. Aprovação ou recusa
    1. 4. Tenha uma viagem mais segura com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Se você quer saber como tirar visto americano, continue a leitura! Preparamos um passo a passo com tudo que é necessário durante esse processo. Assim, ele fica muito mais simples e você pode planejar a sua viagem para os EUA com mais segurança.

Os tipos de vistos americanos

O visto é como uma autorização do governo de um país para permitir a passagem e/ou a estadia de estrangeiros. Existem algumas nações, como é o caso das que pertencem ao Mercosul, que liberam a entrada de brasileiros sem a necessidade do documento. Contudo, isso não ocorre nos Estados Unidos.

Para entrar no país norte-americano, brasileiros têm que passar por um processo de aprovação da solicitação. Primeiro, é necessário escolher qual é o tipo de visto que você irá solicitar, pois o processo difere de um para outro. Dois deles são mais comuns: 

  • B1: para viagens a negócios;
  • B2: para viagens turísticas.

É importante lembrar que o processo não é gratuito em nenhuma das opções. O valor para tirar o visto americano da categoria B é de 185,00 dólares (não reembolsável e intransferível). Todas as pessoas que desejam viajar para o país devem pagar a taxa, até mesmo crianças. 

É importante reforçar que o período para a solicitação do visto, agendamento da entrevista e aprovação ou recusa do documento pode ser longo (até mais de 1 ano). Saiba como tirar o visto americano com o máximo de antecedência possível à sua viagem para evitar imprevistos.

Passo a passo para tirar o visto americano

Agora que você já sabe o tipo de visita que pretende fazer, é hora de aprender a como solicitar o visto americano. O processo é longo, porém, com atenção aos detalhes, é possível evitar problemas. 

1. Preencha o formulário

O primeiro passo é entrar no site do consulado dos Estados Unidos e preencher o formulário DS-160 para o visto americano. O documento está em inglês, mas é possível ver a tradução de cada pergunta ao passar o cursor do mouse sobre elas.

Salve ou anote as informações de acesso ao seu formulário, pois elas podem ser necessárias no futuro. Também fique atento ao preenchimento dos dados para não cometer nenhum erro de digitação. Você vai precisar ter alguns documentos em mãos para completar a ficha:

  • passaporte;
  • itinerário de viagem;
  • datas de visitas anteriores aos Estados Unidos, se aplicável;
  • currículo.

Finalizado o formulário para tirar visto americano, imprima a folha de confirmação junto ao código de barras. Você vai precisar desse comprovante para a entrevista no consulado americano.

2. Agendamento

Após o preenchimento do formulário, é hora de agendar o visto americano. Ele permite marcar a entrevista que todas as pessoas adultas precisam realizar para terem a autorização aprovada ou recusada. No caso de crianças e adolescentes, são os responsáveis que passam pelo processo. 

No site do CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), você encontra todas as informações necessárias para fazer o agendamento. Nesse momento, é realizada a escolha do tipo de visto e o pagamento da taxa mencionada anteriormente. 

No site, você pode visualizar o calendário com datas e horários disponíveis para a sua entrevista. Faça seu agendamento, selecione como deseja receber o visto após o processo e imprima a página de confirmação para apresentá-la na data marcada. 

3. Compareça à entrevista

Antes do dia da entrevista, separe um tempo para preparar a sua visita ao consulado e separar os documentos necessários. Lembre-se de que atrasos não são tolerados. Por isso, vá com antecedência ao local acompanhado de:

  • passaporte válido e versões anteriores com o visto dos EUA, se aplicável;
  • comprovante impresso do formulário DS-160;
  • comprovante impresso do agendamento no CASV;
  • fotografia colorida 5×5 ou 5×7 com fundo branco recente (máximo 6 meses);
  • certidão de casamento, se aplicável;
  • certidão de nascimento dos filhos menores de 21 anos, se aplicável.

Além desses, outros tipos de comprovantes podem ser solicitados, como o de residência, o custeamento da viagem etc. Todos eles são importantes para mostrar ao consulado que a sua visita é temporária e você vai voltar ao Brasil. 

Aprovação ou recusa

Após aprender a como tirar o visto americano, ainda é importante saber que, depois de todo esse processo, o consulado pode aceitar ou recusar a sua solicitação. Se ela for aprovada, você vai receber um e-mail de confirmação.

Anteriormente, caso você tenha solicitado que gostaria de retirar o documento no consulado, deve recolhê-lo no CASV. Por outro lado, ao escolher receber o visto por correspondência, ele é enviado para o endereço cadastrado. 

Se o seu visto americano for negado, você não tem direito de pedir uma revisão. A única opção é abrir uma nova solicitação e realizar o processo novamente, oferecendo mais evidências para a autorização ser aprovada. 

Tenha uma viagem mais segura com a ComparaOnline!

Agora, você já sabe tudo sobre como tirar o visto americano. Porém, já está 100% preparado para tirar férias no país norte-americano? Tenha um passeio mais tranquilo com um seguro viagem para te oferecer suporte em casos de imprevistos. Contrate aqui mesmo na ComparaOnline!


Elisa Matos

Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro