< Volver a Finanças

Como juntar dinheiro com 6 simples atitudes

Escrito por Pedro Da Silva

Como juntar dinheiro mesmo ganhando pouco é a dúvida de muita gente. Não existe uma fórmula mágica mas existem práticas que a maioria ignora. Mais do que um passo a passo, a Compara acredita que é preciso mudar o comportamento e forma de pensar para saber como juntar dinheiro.

Para isso, temos que nos espelhar na forma de pensar e agir das pessoas que já são estáveis economicamente. Várias pesquisas no mundo já mostraram que o sucesso econômico tem muita relação com a forma como encaramos e lidamos com o dinheiro.

Confira alguns hábitos dos bens sucedidos e aprenda como juntar dinheiro e fazer disso um estilo de vida:

1. Mude a forma de pensar em dinheiro

Sendo rico ou pobre, você vai precisar lidar com a instabilidade econômica e são nesses momentos que, ou seu cérebro aprende como juntar dinheiro ou o afasta. A melhor maneira é focar naquilo que gera resultados, é parar de pensar como um assalariado. Um assalariado deseja ser rico mas não assume o compromisso. Ele não vê oportunidades, apenas obstáculos. Os assalariados acreditam que na vida as coisas acontecem. Quem já aprendeu como juntar dinheiro acredita que pode ditar como a vida vai ser. Um assalariado crítica e tem aversão aos bem sucedidos economicamente quando poderia tentar entender o que fizeram para chegar lá. É andar na contramão do pensamento que dita a dificuldade de ter dinheiro porque isso interfere no seu estilo de vida.

2. Saiba em números de quanto o seu projeto precisa

Quem precisa juntar dinheiro para a compra de um carro não pode ter o mesmo planejamento e orçamento de quem precisa juntar dinheiro para a compra de uma casa, para financiar um casamento, uma viagem ou um curso. A mesma estratégia não funciona para todos os projetos. Além disso, é preciso saber quanto está custando as outras áreas da sua vida como aluguel, supermercado, seguros, estudos, água, luz… Para isso é fundamental ter um controle de gastos e aqui no blog tem muitas dicas que podem te ajudar.

3. Se torne valioso para o mercado

Se depois de fazer toda essa análise você constatar que para juntar dinheiro é preciso ganhar mais, então é hora de se tornar valioso ou relevante para o mercado. O mercado de trabalho não perdoa e não se sensibiliza. Esteja em constante especialização e sempre fazendo mais do que a sua obrigação. Se você assumir a postura de ir além da sua obrigação e com um diferencial, vai se destacar, vai se tornar aquela pessoa que já não se encontra no mercado, passará de commoditie a alguém essencial por quem as empresas pagam mais.

4. Elimine as dívidas

É impossível saber como juntar dinheiro se você está disputando ele com as muitas contas que tem para pagar. Veja aqui como você pode se organizar para pagar as dívidas e por qual dívida começar.

5. Fundo Reserva

Uma ótima alternativa para juntar dinheiro é ter um fundo reserva para emergências. Faça isso assim que quitar as dívidas pois você não pode prever quando passará por um imprevisto que exija um pouco mais das suas finanças. É importante definir bem o que é uma emergência para que esse fundo seja usado de forma correta evitando contrair novas dívidas.

6. Faça Investimentos

Esse é o momento em que você vai aprender realmente como juntar dinheiro. Comece a comprar ativos que vão passar a colocar dinheiro na sua carteira. Existem muitas opções no mercado como títulos públicos, imobiliários e outros. Você pode pedir a orientação de um consultor financeiro ou do seu banco para esta decisão. Independente da escolha, é dessa forma que você vai juntar dinheiro com a ajuda dos juros compostos e aos poucos vai fazer seu patrimônio, vai custear os seus sonhos e até mesmo conseguir a sua independência financeira.

Agora que você já sabe como juntar dinheiro, é só colocar essas dicas em prática.