< Volver a Finanças

5 lições financeiras (positivas) que a crise econômica nos ensinou

Escrito por Pedro Da Silva

Talvez a palavra que mais ouvimos – e falamos – em 2015 tenha sido crise econômica. De fato a crise mudou muita coisa na nossa rotina. Mudou a nossa forma de consumir, planejar e até pensar. Ficamos mais temerosos com o futuro e a tendência é ter um controle maior sobre o nosso dinheiro; o que é bom, já que muitos de nós brasileiros somos poucos organizados com as nossas finanças. Vamos olhar então para a crise econômica brasileira de forma positiva e ver algumas lições que ela nos ensinou:

1. Planejar é essencial

Ter e manter um planejamento financeiro em dia é uma das melhores ferramentas para se manter em pé durante uma crise econômica. Quando o orçamento aperta com contas mais altas e até mesmo com um salário mais baixo, é somente com bastante organização que a conta bancária não entra no vermelho e não acumula dívidas.

Cada um vai encontrar a melhor maneira de se organizar, seja por meios analógicos com anotações em cadernos, planilhas de excel ou aplicativos no celular; o que você não pode  é perder o domínio sobre as suas finanças e culpar a crise financeira por isso. Já falamos como é difícil manter o orçamento em dia, mas uma vez que isso vira rotina não será mais tão sofrido e você colherá os benefícios. Vale a pena!

2. Pesquisar sempre

Em tempos de orçamento mais folgado acabamos nos levando pela preguiça de comprar o primeiro item que vemos sem comparar os preços e buscar por ofertas melhores. A crise econômica nos obriga a pesquisar até encontrar a melhor alternativa. Com isso aprendemos o quanto um mesmo produto e de uma mesma marca pode ter variações grandes de valores. Essa é mais uma lição não apenas para momentos de crise econômica mas para ser incorporada pra sempre na rotina da família.

3. Se abrir para o novo

Muitas vezes temos um discurso pronto de que adoramos novidades mas é só mexer nas marcas e produtos que já estamos acostumados a consumir que vemos que o discurso não é lá muito verdadeiro.

Porém, em momentos de crise econômica nem sempre dá para manter o mesmo padrão e aí precisamos nos abrir para novas possibilidades. Se abrir para o novo vale para tudo, desde a troca da pasta de dentes que você tanto ama e está acostumado, até a diminuição das saídas para passar a convidar os amigos para programas caseiros. Mudar o estilo de vida para opções mais baratas mas que são igualmente prazerosas são bons exercícios para viver experiências novas e mais econômicas!

4. Pagar mais à vista

Com a crise econômica aprendemos a fazer mais compras à vista, afinal, ninguém quer ficar fazendo dívidas com um cenário tão incerto. Mas essa também é uma lição que devemos incorporar para sempre pois assim diminuiríamos a contração de dívidas – com itens nem sempre necessários – e consequentemente faríamos o nosso dinheiro render mais. Comprar parcelado faz parecer que o valor é menor, já que ele não vai ser todo pago agora e este é o grande vilão, achar que está sobrando por não contabilizar o valor total da fatura do cartão.

5. Ter uma poupança

A crise econômica faz a gente aprender com os erros e uma grande falha que cometemos é não pensar a médio e longo prazo e consequentemente não nos programar financeiramente para isso. Não temos o hábito de fazer poupança e menos ainda pensar no futuro, prova disso é que segundo estudos, nós brasileiros apenas começamos a nos preocupar com a nossa aposentadoria após os 40 anos, época em que metade do investimento para ela já deveria ter sido feito. Muitas vezes a poupança nem é tão a longo prazo assim mas para que possamos viver bem durante uma demissão inesperada, por exemplo. Por isso, essa também é uma lição que precisa ser mantida na nossa rotina para sempre: tenha uma poupança para situações de emergências e para um futuro melhor.

Quais outras lições você aprendeu com a crise econômica? Conta pra gente nos comentários!