< Volver a Finanças

10 dicas de como economizar dinheiro

Escrito por Pedro Da Silva

Como economizar dinheiro? Isso é possível diante do cenário atual? Para mim parece impraticável e certamente deve ser pra muita gente que ouve por aí que precisa guardar dinheiro. Mas saiba que é possível sim e com ações pequenas que fazem parte do nosso dia a dia.

Confira algumas dicas de como economizar dinheiro para colocar em prática já, antes mesmo de 2016 chegar:

1. Tenha um orçamento mensal: Esse seguramente é o 1º passo para aprender como economizar dinheiro e ter uma vida financeira saudável. Isto porque você consegue enxergar todo o cenário: quanto são as entradas, as contas fixas, as variáveis, aquelas que são possíveis serem ajustadas e por aí vai. Sem um controle, você fica refém do seu próprio dinheiro e não conseguirá usufruir dele como poderia. Se você não tem um modelo, no site do Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, você encontra um.

2. Pague todas as suas contas no início do mês: Aqui está um dos segredos de como economizar dinheiro e usá-lo sem fazer dívidas. Assim que o salário cair na sua conta trate de pagar todas as contas, desde as mais pesadas como aluguel ou a prestação da casa até aquelas com valores menores como a conta do celular. Pague todas as despesas fixas antes de se comprometer com qualquer outra coisa.

3. Prefira pagar a vista: Mesmo que você não seja um comprador compulsivo o pagamento a vista é uma boa forma para aprender como economizar dinheiro, isto porque os gastos são mais fáceis de serem controlados. Parece uma coisa de gente ultrapassada, afinal os cartões são uma facilidade e até segurança mas infelizmente nem todo mundo sabe utilizá-los de forma adequada. Se você é um desses, não tenha vergonha de assumir, é melhor mudar os hábitos e ter a vida financeira em dia do que perder o controle e se afogar em dívidas.

4. Pague suas compras, e dívidas, sempre em dia: O atraso em contas e dívidas podem render multas e juros altos que irão apertar ainda mais o seu orçamento. O ideal é que você não tenha que recorrer ao dinheiro do banco para complementar a sua renda, pois é isto que você faz ao pedir dinheiro emprestado. Mas se já o fez, se emprenhe para pagar tudo em dia e se livrar o quanto antes das dívidas. Zerando essa pendência você tem como economizar dinheiro.

5. Faça mais programas caseiros: Chame os amigos para um jantar em casa, proponha que cada um leve um prato, revezem as casas para não ficar pesado para ninguém. Essa é uma boa maneira para seguir o plano de como economizar dinheiro, já que sair, especialmente para comer fora, está cada dia mais caro. Não reduza os momentos de lazer, apenas faça-os com um custo mais baixo. Certamente a diversão será a mesma e o bolso agradece.

6. Envolva as crianças no hábito de poupar: Muitas vezes achamos que as crianças são muito pequenas ou imaturas para entenderem a importância de guardar ou o motivo de um coleguinha ter mais brinquedos do que ela, mas isto não é verdade. De maneira lúdica e sem trazer peso aos seus filhos,ensine-os desde pequenos a como economizar dinheiro e o seu valor.

7. Evite as tentações: Se você já sabe que naquele mês não tem dinheiro sobrando para gastos extras e ir ao shopping sem poder comprar nada é uma tortura, não vá. Não se coloque em situações em que não consegue controlar os seus impulsos ou que te fazem se sentir mal. Outra boa prática é cancelar todos os e-mails marketing de lojas com as promoções imperdíveis e que só duram “hoje”, afinal o que os olhos não veem o coração – e o bolso – não sentem.

8. Planeje o seu lazer: Se você gosta muito de uma banda e quer muito ir ao show que vai acontecer daqui a 2 meses, compre os ingressos já no 1º lote, assim garantirá valores mais baratos e tem um bom incentivo para maneirar nos gastos até lá. Outra boa forma de como economizar dinheiro é buscar atividades gratuitas em praças e locais públicos da cidade. Há programação para todas as idades, basta se informar.

9. Mude pequenos hábitos: Pequenas atitudes podem resultar em uma grande economia no final do mês. Se você come fora todos os dias, que tal começar a levar comida de casa? Se você pode ir a pé a um determinado local, para que gastar com transporte público ou estacionamento? Observe a rotina e dinâmica da sua família, às vezes reduzir ou aumentar o número de visitas ao supermercado pode significar uma boa economia no final do mês.

10. Tenha uma reserva: 

Reserve um valor todos os meses. Ao invés de manter um discurso de que gostaria de guardar R$100,00 todo mês, mas nunca faz; transfira R$25,00 a cada semana. Você terá a sensação de que é mais fácil e ficará estimulado ao ver que aos poucos está com uma soma significativa para o caso de qualquer emergência, que infelizmente não sabemos quando nos acontecerá.

Viu como economizar dinheiro não é tão difícil assim? Se você gostou dessas dicas não deixe de compartilhar com os seus amigos!