< Volver a Finanças

Como não “passar aperto” morando sozinho?

Escrito por Pedro Da Silva

Morar com os pais pode ser cômodo, mas chega um momento em que passamos a desejar ter o nosso canto próprio, com maior liberdade e independência no dia a dia. E o momento de mudança pode chegar tanto pela necessidade de estudar, trabalhar ou  morar sozinho em outra cidade, como pela decisão de ter o seu próprio espaço, após ter juntado dinheiro suficiente para isso.

Mas morar sozinho envolve diversos aspectos e é necessário calma, amadurecimento e planejamento para não passar por apertos. Contas de cartão de crédito, luz e água ficarão sob seu total controle e novos hábitos devem ser criados para que dívidas não sejam adquiridas.

Leia também:

Como organizar sua vida financeira antes dos 30 anos?

Como juntar dinheiro com 6 simples atitudes

Educação Financeira para Jovens: 10 erros que eles devem evitar

O primeiro passo para morar sozinho é ter um maior controle das finanças e fazer um orçamento para quantificar o seu padrão de vida. Veja abaixo quais são os gastos fixos e variáveis de morar sozinho e como organizar as finanças para não adquirir dívidas.

Quanto custa morar sozinho

1. Aluguel ou parcela: identifique se o seu salário comporta um aluguel ou o pagamento de parcelas na aquisição de algum imóvel. Após decidir qual das duas opções é a mais adequada, não deixe de ler todos os tópicos do contrato antes de assinar. Uma dica para quem vai morar sozinho: peça ao arrendatário que inclua no contrato de aluguel uma cláusula de rescisão caso você perca o emprego. Isso vai te ajudar a não se endividar caso você seja despedido e precise sair do apartamento.

2. Condomínio: vai morar sozinho em apartamento? Lembre-se que a taxa do condomínio também deve ser adicionada no orçamento fixo. Edifícios novos costumam ter mais unidades de apartamentos, por isso o condomínio é mais baixo.

3. Gastos básicos: quem vai morar sozinho precisa levar em conta que há gastos imprescindíveis como água, luz, gás e internet. Programe-se para nunca atrasar esse tipo de conta.

4. Gastos secundários: gastos secundários englobam cartão de crédito, TV a cabo,faxineira, Netflix, etc.

5. Supermercado: Expectativa versus realidade de quem vai morar sozinho: nada de chegar em casa e encontrar toda a refeição pronta. Agora, a área de alimentação está em suas mãos! Para não faltar comida, ou comprar a mais e perder tudo, porque estragou, é importante conhecer os seus hábitos e comprar de acordo com a quantidade que você consome normalmente. Vá à feira sempre com uma lista em mãos.

6. Manutenção do lar: além da alimentação, itens como produtos de limpeza também são importantes. Para que todos esses gastos sejam anotados de forma automática, a compra com cartão de crédito é uma boa opção, pois a fatura fica disponível online.

Para que sua experiência morando sozinho seja a melhor anote e tenha controle sobre todos esses gastos. Criar uma poupança é muito importante para não passar aperto. Com os gastos sob controle, você pode morar sozinho e ainda poupar uma quantia mensal – o ideal é pelo menos 10% do salário. Com esse hábito, você consegue eliminar praticamente qualquer possibilidade de passar aperto morando sozinho!