< Volver a Finanças

Como organizar sua vida financeira antes dos 30 anos?

Escrito por Pedro Da Silva

Chegar aos 30 anos é algo simbólico e traz consigo a ideia de realização de alguns sonhos e decisões, ainda que as condições e conquistas não sejam as mesmas para todos.
cartão de crédito costuma fazer parte da vida bem antes dos 30 anos, por exemplo, e as práticas de bom uso são comuns para a maioria dos perfis.

Confira abaixo 7 decisões e objetivos que todos devem tentar atingir até os 30 anos para ter uma vida mais tranquila e financeiramente saudável.

Economizar 10% do salário

Uma meta medianamente atingível e que deve ser buscada é a prática de conseguir poupar a quantia de dinheiro mensal equivalente a de 10% da renda. Para saber se essa quantia está sendo poupada, basta calcular quantos anos já foram trabalhados de forma remunerada. Em seguida, calcula-se 10% do número de anos trabalhados, multiplica o resultado por 12 e, para finalizar, multiplica pelo valor do último salário líquido.

Caso o resultado seja próximo ao que você tem poupado, você está no caminho certo. Caso contrário, nunca é tarde para começar a economizar.

Reserva de emergência

É extremamente importante ter um valor em conta para ser usado em situações de emergência, como doenças ou perda do emprego. A vantagem é tornar desnecessário o uso de empréstimos, conhecidos por seus altos juros. O ideal é que essa reserva seja uma quantia suficiente para bancar entre 3 a 12 meses de todas as despesas comuns. E não é indicado que essa reserva de emergência seja usada com o crédito disponível no cartão de crédito, e sim com dinheiro poupado ao longo dos anos.

Outra boa ideia é considerar duas reservas, uma para eventuais emergências e, a partir do momento em que este montante é atingido, o que você conseguir poupar pode ser usado para projetos futuros, sejam aplicações financeiras, viagens ou aquisição de propriedades.

Aposentadoria

A Previdência Social costuma não ser suficiente, por isso é indicado poupar 10% da renda mensal para aposentadoria. Entretanto, quanto mais tarde começar a poupar, maior deverá ser esse valor percentual. Há vários simuladores disponíveis na internet que calculam automaticamente os valores segundo suas expectativas de economia e faturamento futuro.

Plano de saúde

O plano de saúde garante segurança e tranquilidade no dia a dia. Sem cobertura, os possíveis gastos em situações de emergência podem ser muito altos. E nem os mais jovens estão livres desses problemas. O SUS melhorou consideravelmente na última década, mas um plano privado pode marcar a diferença, principalmente no que se refere à agilidade dos processos.

Ter um imóvel

Acredita-se que todo jovem de 30 anos deve ter um imóvel em seu nome, ainda que não seja grande. Ter uma casa ou apartamento como propriedade garante que a fase da formação de uma nova família seja um pouco mais econômica.

Ter um carro

Esse item não é totalmente obrigatório, já que fatores de necessidade, localização da moradia e disponibilidade de outros meios de transporte podem pesar contra a compra do automóvel. O uso de meios alternativos também têm sido prestigiados e estimulados como novas escolhas, inclusive mais sustentáveis.

Fazer um seguro

Seguros de casa, vida e carro são importantes por adicionarem uma dose de tranquilidade à vida. Eles são a maneira mais prática para resolver problemas inesperados. Até mesmo seguros educacionais têm recebido mais atenção por famílias que buscam alternativas para garantir a continuidade da formação, seja de filhos ou entes sob sua responsabilidade.

Embora esses objetivos sejam os ideais a se atingir até chegar aos 30 anos, cada pessoa deve pesá-los de acordo com o seu estilo de vida e personalidade. Nenhuma resposta é definitiva. Um cartão de crédito pode ajudar em algumas destas situações, desde que usado com bom senso. Assim como pode não ser possível poupar os 10% recomendados todos os meses, enquanto em outros meses é possível economizar o dobro.

O melhor caminho para uma vida econômica saudável é planejamento e compras inteligentes. Por isso Compara é uma excelente ferramenta, aqui você encontra todas as ofertas do mercado para cartão de crédito e pode comparar qual opção é a mais indicada para a sua renda e perfil.