Cartão de Crédito

Por |2018-11-12T10:48:39+00:0010 / abr / 2014|
Você conhece as principais siglas do extrato bancário?3 min read
5 (100%) 1 voto

Para identificar as transações, as instituições bancárias, assim como as operadoras de cartão de crédito, utilizam siglas específicas para cada uma das operações que, muitas vezes, não são de conhecimento de todos. Quer saber o que significa cada uma destas siglas?

Demonstração de saldo positivo e negativo

Os bancos geralmente seguem duas regrinhas básicas, para sinalizar saldos positivos e negativos. Por exemplo, incluir na frente do valor do saldo um sinal de (-) ou a letra (D), de devedor.

Consulta de conta corrente ou poupança

Na maioria das vezes, as duas contas estão vinculadas e, ao solicitar o extrato, dados de ambas podem ser fornecidos. Para não errar no momento da análise, mantenha-se atento às siglas C/C e C/I: C/C é utilizada para a conta corrente e C/I para conta investimento, ou conta poupança.

Recebimentos

As contas bancárias podem receber valores por meio de depósitos em cheque (Dep. Ch.), depósitos em dinheiro (Dep. Dinh.), transferências bancárias (TB), transferências bancárias via internet (TBI), TED´s ou DOC´s. Estes dois últimos são realizados entre bancos diferentes, ambos eletronicamente. As siglas são inseridas na identificação da operação, sendo apresentadas no extrato bancário juntamente ao valor creditado.

Pagamentos

Quando são realizados pagamentos por meio de depósitos ou transferências, os bancos utilizam as mesmas siglas citadas no tópico anterior, porém, acompanhados da letra (D), de débito.
Os pagamentos de boletos bancários (despesas pessoais, tarifas federais, faturas de cartão de crédito, etc) são lançados através das siglas PGTO, PAG, PAGTO ou PG COBRANÇA. Quando a conta é cobrada através de débito automático, a sigla utiliza é a DA.

Cobrança de tarifas

As taxas são descontadas automaticamente do saldo disponível (da mesma forma que a anuidade do cartão de crédito, a qual é descontada diretamente na fatura mensal). Para saber quais taxas foram pagas, basta ficar ligado nas seguintes siglas:

IOF: imposto sobre operações financeiras
TRF ou TAR: tarifa mensal de serviços
ENC: quando as tarifas são lançadas como encargos

Agora que você já sabe o significado das principais siglas do extrato bancário, que tal pesquisar as melhores opções em crédito e dar um “upgrade” na sua vida financeira? ComparaOnline te ajuda a cotar as melhores opções de cartões de crédito, confira!

Inscreva-se em nossa newsletter

Talvez você também goste