< Volver a Finanças

Índice de inflação: o que significa e como afeta sua vida

Escrito por Larissa Ferreira

IPCA, IGP-M, afinal o que são cada uma destas siglas? Entenda quais são os índices de inflação como eles afetam a sua vida financeira.

A inflação está ligada diretamente a economia e ao seu bolso e é por isso que a gente está sempre falando sobre ela aqui no blog:

Tipos de inflação e como elas afetam o seu bolso

O que é inflação e como funciona?

Como proteger os seus investimentos da inflação?

O que são os índices de inflação?

Mas a inflação não é a mesma para todo mundo, isso porque ela é baseada na alteração de preços em produtos, insumos e serviços de diversos setores da economia. A medição dessas alterações é feita por meio dos índices de inflação.

Os índices de inflação são medidos constantemente e monitoram inflações pontuais como, por exemplo, o aumento no preço do arroz ou do feijão. Lembra daquela história do tomate a preço de “ouro”? Ou mesmo o aumento no valor do aluguel, da gasolina, do carro, todos estes itens são medidos pelos índices da inflação.

Para que servem os índices de inflação? Os índices verificam como a alteração dos preços afetam a sua vida e quanto passa a render o seu dinheiro diante destas variações. Por exemplo, se o preço da sexta básica aumenta sobra menos dinheiro no fim do mês para comprar outras coisas e se o aumento continua seu dinheiro passa a valer menos. A famosa bola de neve.

Os índices de inflação monitoram o preço de produtos, alimentos, bebidas, transporte, saúde, educação, habitação e despesas pessoais. Leia abaixo quais são os principais índices de inflação.

Principais índices da inflação

IPCA

O IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é o índice oficial da inflação e é usado oficialmente pelo Banco Central para definir metas do governo. O IPCA mede o custo de produtos e serviços consumidos pela população que ganha até 40 salários mínimos. Este índice de inflação analisa a variação no preço de alimentos, bebidas, transporte, saúde, educação e outros itens usados no cotidiano deste grupo.

IGP-M

IGP-M é o Índice Geral de Preços do Mercado. Como ele é medido? O IGP-M é calculado com base no preço da matéria prima agrícola e industrial e também com base no valor dos produtos finais e serviços. O Índice Geral de Preços do Mercado é medido pela FGV e é usado para reajustar o valor do aluguel, tarifas públicas e seguros de saúde.

IPCN

INPC é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor e diferente do IPCA este índice de inflação mede a variação no preço de produtos e serviços usados, no dia a dia, dos brasileiros que ganham até 5 salários mínimos. Aqui é medido, por exemplo, o preço da cesta básica, do gás, da passagem de ônibus e de outros itens muito consumidos por este grupo da população.  O INPC assim como o IPCA é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e serve de referência para reajustes de salário.