< Volver a Finanças

Você sabe qual o melhor cartão de crédito para você? Descubra!

Escrito por Larissa Ferreira

O cartão de crédito é item fundamental da vida financeira de muitas famílias, graças às facilidades que oferece. Mas é importante entender como fazer o melhor uso desta ferramenta. Por isso, vale muito a pena ver um comparativo entre várias opções do mercado, que lhe mostre qual o melhor cartão de crédito de acordo com seu perfil.

Não aceite qualquer cartão que lhe seja oferecido por um banco ou instituição financeira. Antes de qualquer decisão, complemente seus conhecimentos com a leitura de nosso post. Você precisa saber um pouco mais sobre os modelos, bandeiras e dicas para não enfrentar nenhum impasse futuramente, certo? Então vamos lá!

Quais são os principais modelos de cartão de crédito?

Antes de firmar compromisso com uma instituição financeira, o primeiro passo é conhecer os modelos de cartão de crédito. Afinal, cada um deles possui especificações que se encaixam em um estilo de vida, com características facilitadoras que incentivam um consumo saudável. Veja quais são os principais!

Nacionais

Sem dúvidas, os cartões de crédito nacionais são os mais populares. Sua taxa de anuidade é muito mais econômica, mas em contrapartida possui um limite de crédito menor. É ideal para quem não planeja realizar compras fora do território nacional e deseja manter os gastos contidos. Em geral, esses cartões não disponibilizam muitos benefícios extras, mas alguns bancos podem apresentar diferenciais.

Internacionais

Os cartões de crédito internacionais possuem uma taxa de anuidade um pouco maior, mas são aceitos para pagamentos fora do Brasil. Eles são bastante úteis para quem planeja viagens para o exterior, pois também permitem que o usuário realize saques, caso a bandeira seja aceita no país em questão. Quem gosta de fazer compras online também tira um excelente proveito dessa opção e consegue até parcelar valores.

Gold

Para quem deseja ainda mais benefícios, o modelo gold de cartões de crédito é uma boa opção. Sua anuidade é ainda maior do que a de cartões internacionais, mas ele também é aceito em todo o mundo para várias operações. Seguros e descontos são vantagens comuns nesta modalidade, e os serviços de entretenimento, cultura e lazer ganham mais comodidade para pagamento e uso.

Platinum

Movimentações financeiras constantes e expressivas pedem cartões ainda mais especiais. O modelo Platinum é o mais indicado e, além de benefícios, oferece acesso exclusivo a eventos, locais e aeroportos. Seu limite de crédito é o maior entre todos e por este motivo é recomendado para pessoas com grande poder aquisitivo.

Outros modelos

Alguns bancos disponibilizam convites exclusivos para alguns clientes para o modelo de cartões Black, que está acima do Platinum em todos os quesitos. Em termos mais simples, existem ainda os cartões institucionais, cedidos pelo banco, em que o usuário abra uma conta corrente e ganha um cartão corporativo, fornecido por empresas para contemplar seus colaboradores.

Por fim, o cartão co-branded é aquele em que uma bandeira firma parceria com uma empresa específica, geralmente lojas de varejo, e disponibiliza vantagens exclusivas aos consumidores.

E as bandeiras mais conhecidas, quais são?

Enquanto a operadora é a responsável por emitir um cartão de crédito ao portador, sua bandeira é definida pela relação de instituições financeiras que administram o crédito disponibilizado. E aqui estão as mais conhecidas:

Visa

Hoje, quase um bilhão de cartões Visa são emitidos em centenas de localidades ao redor do mundo. A bandeira é aceita em mais de 24 milhões de estabelecimentos e é uma das mais usadas. A Visa oferece a seus portadores promoções especiais e milhas para viagem, e o próprio usuário é quem define seu limite junto ao banco emissor. Alguns cartões com essa bandeira nem mesmo possuem anuidade, mas quando este for o caso, algumas instituições financeiras negociam o valor de uma taxa representativa.

Mastercard

Ao lado da Visa, a bandeira Mastercard é outra muito desejada pelos consumidores devido a sua grande aceitação em estabelecimentos em todo o planeta. Ela possui um programa de pontos que traz benefícios para clientes a cada compra e um que acumula milhas aéreas. Seu limite também pode ser regulado de acordo com a solicitação feita ao banco emissor, e ela estampa um dos cartões mais prestigiados hoje em dia no Brasil: o Nubank.

American Express

Conhecida como Amex, a bandeira American Express conquista hoje cerca de 57 milhões de usuários. Mais de um milhão de estabelecimentos no país aceitam todos os cartões Amex e, no exterior, o número aumenta. São mais de 13 milhões de estabelecimentos internacionais que permitem compras com esta bandeira.

Elo

A Elo é uma bandeira brasileira que emerge agora neste disputado mercado. Ela é proveniente da associação do Banco do Brasil, do Bradesco e da Caixa Econômica Federal, os três maiores bancos do país. Seu crescimento tem sido rápido, ao passo que diversos estabelecimentos do Brasil adotam a bandeira para reter ainda mais clientes.

Afinal, como escolher qual o melhor cartão de crédito?

Após avaliar todos os quesitos de modelo e bandeira do cartão de crédito, é hora de tomar a decisão final. Para tanto, alguns fatores determinantes devem ser analisados. Estes são os mais importantes:

Conheça o banco emissor

Se você quer abrir conta corrente em um banco ou apenas solicitar o cartão de crédito, não deixe de conhecer as vantagens e desvantagens da instituição. Isso inclui taxas, programas de fidelidade, juros e anuidade, já que todos esses tópicos apresentam variações significativas de acordo com as instituições financeiras do país.

Informe-se sobre a anuidade e a taxa de juros

Esses valores costumam variar bastante. Por lei, os bancos podem cobrar tanto taxa de anuidade quanto de juros para que o portador mantenha seu cartão de crédito ativo. É importante esclarecer todos os pontos a respeito do assunto para não ser pego de surpresa com uma cobrança maior do que o esperado na fatura. Confira também se, periodicamente, existem alterações nesses números para permanecer prevenido.

Saiba o limite do seu cartão

Sua renda mensal e seu perfil econômico são fatores fundamentais para estabelecer o limite de seu cartão. Confirme com o banco quanto você tem em mãos para gastar e evite estourar esse valor — para não pagar multas, acréscimos e juros. Economizar é indispensável atualmente, já que a economia oscila a todo o momento.

Pronto! Agora você já pode escolher qual o melhor cartão de crédito para você sem medo. Se esse conteúdo contribuiu para uma boa conclusão, não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais para que ele ajude muitas outras pessoas.