Cartão de Crédito

Afinal, quando é vantajoso comprar com cartão de crédito?

comprar com cartão de crédito
0

É comum que o consumidor tenha dúvidas a respeito da forma de pagamento das suas compras, especialmente em época de incertezas econômicas. Afinal, é melhor pagar à vista ou comprar com cartão de crédito?

É importante estudar e entender cada opção. Para aproveitar os benefícios do cartão, por exemplo, é preciso saber usá-lo corretamente.

Neste artigo, explicamos sobre quais fatores você deve considerar na hora de escolher a forma de pagamento das suas compras e quando é realmente vantajoso comprar com cartão de crédito. Vamos à leitura?

Você é disciplinado ao comprar com cartão de crédito?

A compra parcelada é bastante atraente, especialmente quando o consumidor não possui o valor total disponível naquele momento e as parcelas cabem no seu bolso.

Mas optar pelo parcelamento pode ser a porta para o endividamento, se o cliente não for disciplinado. Isso porque muitas compras parceladas podem ser acumuladas em seu cartão, e então provavelmente as parcelas já não vão caber no seu orçamento.

Quando pagar à vista é mais vantajoso?

De uma maneira geral, se você tiver o dinheiro em mãos, o pagamento à vista é indicado. Muitos estabelecimentos oferecem descontos e cobram preços diferenciados quando o consumidor escolhe pagar à vista.

Se você é o tipo de consumidor que costuma ter reservas (maiores do que vai desembolsar na compra), avalie sempre a porcentagem de desconto à vista.

Compare o desconto oferecido com o quanto aquele dinheiro renderia se aplicado durante o período das parcelas — se o desconto superar o rendimento, então o pagamento à vista é vantajoso.

Você precisa do dinheiro para outros fins?

Ter reservas é sempre importante. Mas é preciso pensar, por exemplo, a respeito da finalidade delas. Se existe algum pagamento fixo pendente, se elas são direcionadas às despesas ou pagamento de tributos, talvez seja melhor poupá-las e escolher o pagamento a prazo.

É importante ter recursos para ocasionais despesas inesperadas. Nesse caso, se a sua reserva for embora completamente em um pagamento à vista, você ficará sem recursos para uma emergência.

Portanto, pense bem sobre o que você pode fazer com o dinheiro guardado, em um cenário de pagamento parcelado. Pode ser mais vantajoso, em alguns casos, comprar com cartão de crédito.

O parcelamento é “sem juros”?

Nada mais atraente do que um belo anúncio de pagamento em “10 vezes sem juros”. Saiba que mesmo assim os juros poderão estar embutidos no pagamento daquele produto.

Ou seja, se você não conseguir um bom desconto no pagamento em dinheiro, do ponto de vista financeiro, pode ser mais interessante escolher a opção parcelada em mais vezes sem juros.

Porém, se as parcelas trouxerem juros, o valor total será aumentado em relação ao pagamento à vista. Nesse caso, você deve reavaliar a sua forma de pagamento.

Em algumas situações, comprar com cartão de crédito pode trazer economias incríveis. No entanto, em outras ocasiões, como quando o valor total das parcelas for maior que os rendimentos de suas aplicações, comprar à vista pode ser a melhor opção.

E você, como tem feito seus pagamentos? À vista ou com cartão de crédito? Se você deseja receber ajuda direcionada na compra de seguros e produtos financeiros, entre em contato com a Compara Online!

Talvez você também goste
Cuidados ao abrir e encerrar uma conta corrente
cartao sem anuidade
Como fazer para não pagar taxas de anuidade do cartão de crédito